Preciso de adiar uma entrevista de emprego: e agora?

Procurar emprego não é uma tarefa fácil. Selecionar ofertas de emprego, construir um currículo e adaptá-lo em função da vaga em concreto é um processo trabalhoso e que, muito raramente, dá frutos no imediato.

Por regra, os processos de recrutamento são divididos em várias etapas, sendo a entrevista de emprego a primeira depois de avaliada a potencial aptidão do candidato à vaga em questão. Sendo o primeiro contato direto com o recrutador, a entrevista assume particular importância.

No entanto, os imprevistos acontecem e, por vezes, podemos ver-nos forçados, por motivos de vária ordem, a ter de desmarcar a entrevista e a reagendá-la para uma outra data – em função da nossa e da disponibilidade do recrutador.

Mas afinal quais serão as consequências de adiar uma entrevista de emprego? Poderei ser excluído do processo de recrutamento? Como o devo fazer? São precisamente a estas perguntas que procuramos responder neste artigo.

Motivos por detrás do adiamento de entrevistas

Antes de mais é preciso levar em consideração que a necessidade de adiar uma entrevista de emprego pode vir também do próprio recrutador. Excetuando motivos inadiáveis, é mais comum serem as empresas a adiar entrevista do que propriamente os candidatos à vaga de emprego.

Não obstante, um dos motivos que mais leva os candidatos a solicitarem um adiamento da entrevista prende-se com a receção de uma proposta de emprego (porventura mais vantajosa do que aquela que teria nessa empresa) ou ter sido convocado para outra entrevista numa empresa e/ou para um cargo mais atrativo.

Outro motivo muito comum prende-se com o facto do candidato perceber que as funções da vaga à qual se candidatou, e para a qual foi convocado para uma entrevista, poderem não ser propriamente aquilo que pretende, sem no entanto querer colocar essa oportunidade logo de parte. O mesmo pode acontecer com o recrutador que, tendo detetado um candidato mais adequado para a vaga, poderá tentar adiar a sua entrevista, enquanto aguarda por uma resposta do “candidato principal”.

Como adiar uma entrevista de emprego?

Para adiar ou cancelar uma entrevista de emprego, é necessário que siga algumas etapas para que o processo corra bem e passe a melhor impressão possível. Mas afinal, qual a razão de todo este cuidado?

Em parte, porque a forma como o fazemos poderá contribuir muito para a boa (ou má) impressão que passamos ao recrutador. A partir do momento em que mostramos preocupação em informar a empresa da nossa impossibilidade de comparecer à entrevista de emprego na data e hora indicada, podendo propor uma nova data, é expetável que o recrutador fique com boa impressão do candidato.

O ideal é que o pedido de adiamento seja transmitido ao recrutador/empresa o mais antecipadamente possível. Esta antecedência é particularmente importante se quiser reagendar a entrevista de emprego. Excetuando situações completamente imprevisíveis, o aviso deve ser feito, no mínimo, 48 horas antes da data da entrevista.

Uma boa forma de causar boa impressão é tentar chegar ao contato telefónico com o recrutador, antes de formalizar o pedido de adiamento da entrevista por email. Para além de demonstrar bastante profissionalismo, terá a oportunidade de falar diretamente com o recrutador, algo certamente mais benéfico do que um mero contato por email (altamente impessoal). Lembre-se que é sempre mais fácil dizer não por email do que por telefone.

Neste telefone deverá referir os detalhes da vaga em concreto, dado que alguns recrutadores (sobretudo nas grandes empresas) poderão não se recordar imediatamente da vaga em concreto.

Dicas de como o fazer corretamente

Se a intenção for adiar para reagendar depois, é fundamental que demonstre entusiasmo, seja por chamada telefónica ou por email. Muito provavelmente o recrutador entenderá o seu entusiasmo como vontade de trabalhar naquela empresa.

Importante também mencionar o motivo do adiamento ou do cancelamento, já que isso economizará tempo, e ainda permitirá que o recrutador encontre na sua agenda um horário com mais facilidade. Lembre-se que poderá sempre sugerir um horário alternativo de forma a agilizar as coisas.

Não se esqueça de pedir desculpa por qualquer transtorno causado pela sua impossibilidade de comparecer na data agendada, podendo agradecer antecipadamente a oportunidade da entrevista ser realizada num outro momento – até como forma de persuadir o recrutador. Certifique-se que estará disponível na data e hora da nova entrevista, um segundo pedido de adiamento é significativamente mais difícil de conseguir e pode ser a “gota de água que fará transbordar o copo”.

Boa sorte!

A redação do trabalhador.pt