Quais as melhores praias fluviais no Alentejo?

Certamente a região do Alentejo é uma das mais privilegiadas de Portugal. O lugar possui paisagens impressionantes, diversas belezas naturais, praias de areia dourada e lagos magníficos, um verdadeiro paraíso para quem deseja fugir da agitação das cidades e aproveitar a vida em contacto com a natureza.

No Alentejo estão também localizadas algumas das melhores praias fluviais do país, onde é possível desfrutar de banhos relaxantes em águas cristalinas e límpidas, muitas galardoadas com os prémios Bandeira Azul ou Praia de Ouro, que atestam a elevada qualidade destes recantos quase idílicos.

Uma grande parte das praias fluviais no Alentejo surgiram graças à construções de albufeiras e barragens, mas existem também aquelas que foram forjadas pelas mãos caprichosas da própria natureza. Facto é que cada vez mais famílias optam pelas praias fluviais no Alentejo, uma alternativa válida para aqueles que não desejam visitar praias de águas salgadas.

Se deseja organizar um bom roteiro turístico para conhecer o maior número possível de praias fluviais no Alentejo, aproveite esta lista que preparamos especialmente para si. Encontrará as peculiaridades de cada uma das praias selecionadas, a sua localização e detalhes como a qualidade da água e das infraestruturas de apoio. Depois da leitura, bastará fazer as malas e seguir em direção ao seu recanto favorito. Boa viagem!

Quais as melhores praias fluviais no Alentejo?

A costa alentejana tem algumas das melhores praias de Portugal de água salgada, não obstante, esta região “alberga” excelente praias fluviais. Perante a impossibilidade de as listarmos a todas, selecionamos aquelas que consideramos serem as melhores praias fluviais no Alentejo:

1. Praia Fluvial Pego das Pias

Praia Fluvial Pego das Pias, Odemira

Esta é uma praia fluvial selvagem que fica a cerca 5 km de Odemira, ideal para jovens que não dispensam uma boa aventura! Localizada num local isolado, entre rochas e escarpas, a praia Pego das Pias possui arcadas e espelhos de água num maciço rochoso, formados pela erosão causada pela água. As piscinas fluviais naturais são emolduradas pelo verde da natureza, dando a este local um aspeto quase mágico. Além disso, a água da praia do Pego das Pias tem temperatura bastante agradável, que propicia banhos e saltos – para os mais corajosos.

Todavia, se deseja conhecer esta zona, normalmente sossegada, é importante que saiba que não existe qualquer infraestrutura de apoio, ou seja, não é o lugar mais indicado para levar a família. Não obstante, é um passeio interessante para aqueles que não se importam com grandes comodidades, todavia não abrem mão de estar em comunhão com a natureza alentejana. Certamente não poderia faltar, sobretudo pela sua singularidade, na nossa lista de melhores praias fluviais no Alentejo.

2. Praia Fluvial de Amieira

Praia Fluvial de Amieira, Portel

Localizada ao lado da aldeia no concelho de Portel, a praia fluvial de Amieira é, em termos de área de areal e relvado, a maior das praias fluviais do Alqueva (freguesia do município de Portel) e consequentemente do Alentejo. O extenso areal, com cerca de 600m de comprimento, não possui largura definida, visto que ao longo desta se encontram várias curvas que dão mais beleza e charme ao local. As suas águas são tranquilas, quase não há formação de ondas e a profundidade é pouca, o que garante a diversão para os mais pequenos e tranquilidade aos pais.

A infraestrutura da praia de Amieira é bastante complexa, permitindo ao visitante usufruir de casas de banhos, duches, fraldários, estacionamento, posto de primeiros-socorros, visitas guiados, além da oferta de desportos aquáticos como canoagem, paddle, entre outros. A praia fluvial de Amieira é um daqueles lugares para quem procura sossego e contato com a natureza, além de lazer de qualidade para si e para a família. São estes os principais motivos que fazem desta uma das melhores praias fluviais no Alentejo.

3. Praia Fluvial de Monsaraz

Praia Fluvial de Monsaraz, Alqueva

Localizada no Centro Náutico de Monsaraz, inserida na albufeira de Alqueva, a praia fluvial de Monsaraz é uma das melhores praias fluviais do Alentejo, devidamente galardoada com a Bandeira Azul, que atesta a excelência das suas águas, areias e infraestrutura. Ademais, ostenta ainda a classificação de Praia Acessível, visto oferecer acesso facilitado a pessoas com mobilidade reduzida.

O espelho de água proporciona uma piscina de 100 metros quadrados, integrada numa estrutura flutuante, com solário, dividida em piscina infantil e adulta, que faz do local uma ótima opção de lazer para pais e filhos. A praia fluvial de Monsaraz oferece ainda um centro de lazer e desporto náuticos, constituído por bar/restaurante, rampa de varadouro, ancoradouro, casas de banho públicas, duches públicos, parque infantil, parque de merendas e ilha ecológica. Ou seja, diversão não vai faltar!

4. Praia Fluvial de Avis

Praia Fluvial de Avis, Albufeira do Maranhão

Localizada a cerca de 5 minutos do centro da freguesia de Avis, a praia fluvial de Avis, na Albufeira do Maranhão, possui uma particularidade que a diferencia das demais praias: por estar situada numa barragem, está sujeita à altura que se encontra a água da referida barragem. Por isso, é possível que fique submersa em épocas chuvosas, como no inverno e na primavera. Desta forma, é durante o verão que os visitantes correm para o local para aproveitar as suas belezas, momento em que água desce e a zona da praia fluvial fica acessível.

O local não é considerado uma das melhores praias fluviais no Alentejo por acaso: dispõe de um complexo com uma infraestrutura privilegiada, que oferece aos turistas um parque infantil, parque de merendas, zonas verdes e sombra, bar/restaurante, estacionamento, zona acessível a pessoas com deficiência, entre outras comodidades.

5. Praia Fluvial da Tapada Grande

Praia Fluvial da Tapada Grande, Mértola

Situada no interior do Alentejo, mais precisamente na Mina de São Domingos, concelho de Mértola, a praia fluvial da Tapada Grande está certamente entre as melhores praias no Alentejo, o que se confirma com o galardão da Bandeira Azul atribuído a esta praia fluvial.

Além das águas calmas e límpidas, que permitem banhos refrescantes, a praia dispõe de um conjunto de infraestruturas que são um convite ao lazer. Entre os atrativos estão um bar/restaurante com esplanada, onde é possível fazer refeições com tranquilidade, mesas de picnic, nadador salvador, parque de estacionamento, casas de banho, parque infantil, anfiteatro, cinema ao ar livre e muitas outras opções que fazem da praia fluvial da Tapada Grande o lugar ideal para famílias que desejam desfrutar de bons momentos de descanso em contato com a natureza.

6. Praia Fluvial do Alamal

Praia Fluvial do Alamal, Gavião

A Praia Fluvial do Alamal é a pérola do Tejo! Isto porque a zona balnear é a única em pleno Tejo, cujas águas frias não afugentam aqueles que desejam desfrutar de bons momentos e apreciar a vista deslumbrante do Castelo de Belver. Situada próximo à aldeia de Belver, no concelho de Gavião, está a poucos quilómetros da barragem de Belver, característica que favorece a prática de desportos náuticos. Ademais, é possível contar com uma infraestrutura bastante convidativa, visto que dispõe de casa de banho, posto de primeiros-socorros, snack-bar, parque de estacionamento, área de campismo, entre outras comodidades.

É importante referir que a praia fluvial do Alamal recebeu as classificações Bandeira Azul e Praia Acessível, por isso poderá frequentá-la tranquilamente. Uma praia acessível, com bom ambiente e segurança não poderia faltar nesta lista de melhores praias fluviais no Alentejo!

7. Praia Fluvial de Cardigos

Praia Fluvial de Cardigos, Mação

Localizada a 5 minutos da freguesia de Cardigos, na estrada que liga Cardigos ao lugar dos Vales no concelho de Mação, a praia fluvial de Cardigos está situada junto à Barragem do Vergancinho, e a sua principal característica é a transparência das águas, cuja beleza atrai muitos turistas, sobretudo durante o verão.

Trata-se de um local encantador, com zona relvada dotada de sombra natural e espaço com areia e chapéus de palha, além de uma infraestrutura que oferece chuveiros, casas de banho, piscinas para adultos e crianças, rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida, parque de merendas, nadador salvador entre outras facilidades. Tantos predicados fazem da praia fluvial de Cardigos uma referência nos destinos de lazer em comunhão com a natureza e uma das melhores praias fluviais do Alentejo.

8. Praia Fluvial de Mourão

Praia Fluvial de Mourão, Alqueva

Outra praia que merece entrar para na lista das melhores praias fluviais no Alentejo é a praia fluvial de Mourão. Situada junto à Vila de Mourão, na Barragem do Alqueva, Alentejo, possui 320 metros de areal, dos quais uma centena são vigiados. Conta também com uma piscina flutuante para crianças, com zona de solário, balaustrada de segurança, torre de vigilância e um posto para nadadores salvadores, características que fazem deste lugar um recanto ideal para toda a família, onde os pequenos podem brincar tranquilamente.

Além disso, oferece acesso facilitado a pessoas com deficiência, que podem contar com cadeira anfíbia, estacionamento para automóveis e autocarros, rampas, entre outras comodidades. Não deixe de conhecer essa zona envolvente, onde é possível andar à vontade e mergulhar nas águas quentes da Barragem do Alqueva.

Gostou da nossa lista das melhores praias fluviais do Alentejo? Então recomendamos que partilhe as informações que trouxemos para si com os seus familiares e amigos, para que todos possam, em breve, visitar estes recantos tão especiais da encantadora região do Alentejo. Divirta-se!

Luana Castro Alves

Graduada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)