Quais os carros mais seguros do mundo?

Poucas coisas na vida são mais prazerosas do que conduzir um carro de alta performance. Melhor ainda se for uma referência nos quesitos de design e tecnologia, afinal de contas, beleza e modernidade são pontos que pesam bastante no momento da decisão de compra.

Mas, e a segurança? Este é um aspeto que costuma avaliar quando se interessa por um modelo automóvel? Em caso negativo, então está na hora de o colocar no topo da lista das prioridades, pois não existe nada melhor do que estar efetivamente protegido em caso de acidente grave.

E por falar em segurança, que tal conhecer os carros mais seguros do mundo? Confira agora a lista que preparamos, baseada nos rigorosos testes promovidos pelo Euro NCAP, entidade sobre a qual falaremos a seguir. Acompanhe!

O que é o Euro NCAP?

O Euro NCAP (European New Car Assessment Programme – Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros) é um programa de segurança automóvel fundado em 1997 pelo Transport Research Laboratory para o Ministério dos Transportes do Reino Unido.

A entidade foi a responsável por desenvolver um sistema de classificação de segurança  com base em estrelas (uma a cinco), cujo objetivo é ajudar os consumidores a comparar os veículos no que diz respeito à segurança e, desta forma, possibilitar uma compra mais informada.

A classificação de segurança, conferida aos modelos à venda na Europa, é determinada a partir de uma série de testes concebidos e executados pelo Euro NCAP. Estes testes simulam situações reais de acidentes, que podem resultar em ferimentos ou morte dos ocupantes do automóvel, ocupantes de eventuais carros envolvidos nas colisões, bem como dos pedestres na via. Quanto melhor for o desempenho do carro testado, maior será o número de estrelas que receberá, o que significa que o equipamento de segurança do modelo é eficiente.

É importante referir que nem todos os veículos novos são submetidos aos testes Euro NCAP, uma vez que são excluídos dessa avaliação modelos que não atendem às exigências legais mínimas para circular na União Europeia, facto que tornaria esses modelos inelegíveis para a obtenção de estrelas.

Classificações atribuídas pela Euro NCAP

É possível que alguns carros recebam duas classificações distintas. A primeira, baseada em critérios de segurança standard (leia-se mínimos). Esta demonstra o nível mínimo de segurança que se espera de qualquer carro vendido  na União Europeia, daí todos os carros avaliados pelo Euro NCAP terem esta classificação mínima de segurança.

A segunda classificação tem por base especificações de segurança adicionais que poderão ser opcionais e oferecidas aos consumidores pelas marcas como um “extra”. Queremos com isto dizer que nem todos os automóveis apresentarão esta segunda classificação.

Conheça as classificações de segurança em função do número de estrelas:

  • Classificação de cinco estrelas: Excelente desempenho no que diz respeito à proteção em colisões. Equipado com tecnologia abrangente e robusta, capaz de evitar acidentes.
  • Classificação de quatro estrelas: Bom desempenho geral na proteção contra choques e em todos os aspetos; tecnologia adicional para evitar colisões pode estar presente.
  • Classificação de três estrelas: Oferece um nível de proteção médio aos ocupantes do automóvel, e nem sempre está equipado com as últimas tecnologias de prevenção de acidentes.
  • Classificação de duas estrelas: oferece proteção efetiva contra colisões, no entanto sem tecnologia de prevenção de colisões.
  • Classificação de uma estrela: nível de proteção de colisão aceitável; pouca tecnologia de prevenção de colisão.
  • Classificação de zero estrelas: atende aos padrões de aprovação, portanto, pode ser vendido legalmente. Contudo, não possui tecnologia moderna de segurança.

Lista dos carros mais seguros do mundo

Conheça agora os carros mais seguros do mundo de acordo com a Euro NCAP:

1. Skoda Enyaq iV

Avaliação:

  • Ocupante adulto – 94%
  • Ocupante infantil – 89%
  • Segurança de pedestres ​​- 71%;
  • Assistência de segurança – 82%

O Skoda Enyaq iV recebeu a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de segurança promovidos pela Euro NCAP (Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros), tendo atingindo um total de 86% dos pontos possíveis. A avaliação coloca este SUV elétrico entre os carros mais seguros do mundo, referência de segurança em colisões mesmo quando colocado à prova em testes de qualidade cada vez mais rigorosos. Além disso, o Skoda Enyaq iV também obteve o melhor resultado no quesito proteção dos ocupantes, com 94% para passageiros adultos e 89% para crianças.

O Skoda Enyaq iV possui até nove airbags (em função da versão escolhida) e inúmeros sistemas de assistência de última geração que avisam o condutor de potenciais colisões em diferentes circunstâncias; estes alertas são eficazes na prevenção de acidentes, podendo evitá-los ou minimizá-los. Um carro para quem aprecia beleza, sofisticação e design, sem jamais abrir mão do principal: a segurança.

2. CUPRA Formentor

Avaliação:

  • Ocupante adulto – 93%
  • Ocupante infantil – 88%
  • Segurança de pedestres ​​- 68%
  • Assistência de segurança – 80%

Outro modelo a atingir a classificação de 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP foi o CUPRA Formentor – logo na estreia nos testes desta prestigiada entidade. O carro, um dos mais seguros disponíveis atualmente, atingiu excelentes resultados: 93% de conformidade no quesito segurança de passageiros adultos e 88% em segurança para crianças.

O resultado deve-se a um conjunto de tecnologias de segurança e conveniência, nomeadamente, os sete airbags disponíveis, Front Assist para veículos, peões e deteção de ciclistas, Assistências de Direção de Emergência e Assistente de Cruzamento, Assistência de Faixa de Rodagem e E-Call de Emergência. O CUPRA Formentor é o SUV ideal para aqueles que apreciam o alto desempenho de um motor poderoso aliado a aspetos de segurança que tornam a experiência de condução mais segura e prazerosa.

3. Polestar 2

Avaliação:

  • Ocupante adulto – 93%
  • Ocupante infantil – 89%
  • Segurança de pedestres ​​- 80%
  • Assistência de segurança – 86%

O Polestar 2, primeiro modelo 100% da marca de performance da Volvo, está também na lista de carros mais seguros do mundo, de acordo com o Euro NCAP. Depois de ser submetido a rigorosos testes, o Polestar 2 atingiu a pontuação máxima de cinco estrelas, além de ter sido considerado um dos veículos elétricos mais seguros testados pela referida entidade.

No quesito segurança para passageiros adultos, o modelo conquistou 93% dos pontos possíveis; quanto à segurança de passageiros crianças, atingiu a pontuação de 89%. O ótimo resultado deve-se a diversos aspetos que maximizam a sua segurança, tais como os seus airbags laterais internos instalados nos bancos dianteiros, que proporcionam maior proteção para aos ocupantes; Pilot Assist, tecnologia de assistência à condução, que controla a aceleração, travagem e direção.

4. Volkswagen ID.4

Avaliação:

  • Ocupante adulto – 93%
  • Ocupante infantil – 89%
  • Segurança de pedestres ​​- 76%
  • Assistência de segurança – 85%

Mais um carro que passou com louvor nos exigentes testes de segurança do Euro NCAP. O VW ID.4 foi avaliado como um dos carros mais seguros do mundo depois de receber a classificação máxima de cinco estrelas, especialmente no que diz respeito à proteção de adultos (pontuação de 93%) e crianças (89%).

O primeiro SUV elétrico da Volkswagen está equipado com seis airbags de série, e com um pacote adicional (opcional) com um sistema de alertas de colisão frontal e de tráfego traseiro, monitorização de “pontos cegos”, controlador de velocidade adaptativo, assistente de permanência em faixas/faróis altos entre outras características que fazem do VW ID.4 um carro perfeito para quem privilegia a segurança acima de tudo.

5. Genesis GV80

Avaliação:

  • Ocupante adulto – 91%
  • Ocupante infantil – 87%
  • Segurança de pedestres ​​- 66%
  • Assistência de segurança – 88%

O Genesis GV80 é um modelo da marca de veículos de luxo Genesis, fabricante sul-coreana subsidiária da Hyundai. Apesar de ter sido fundada há muito pouco tempo, em 2015, este fabricante automóvel já conseguiu colocar o Genesis GV80 entre os carros mais seguros do mundo, título que recebeu após a bateria de testes da Euro NCAP.

Entre os aspetos de segurança, destacam-se os seus 10 airbags, um sistema de alerta de colisão frontal, tecnologia de direção evasiva e uma câmara interna que alerta o condutor caso adormeça. Tanta preocupação como o bem-estar do condutor revela que, de exótico tem apenas o design arrojado de um SUV. No que diz respeito a segurança, o GV80 é um carro bastante rigoroso.

Ficou curioso e quer conferir a lista completa dos carros mais seguros do mundo? Então aceda ao site do Euro NCAP e conheça todas as avaliações disponíveis dos modelos lançados em 2021. Aproveite e partilhe este artigo com os seus conhecidos!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)