Quais os melhores filmes de terror de sempre?

Filmes de terror: ou se ama ou se odeia! Este gênero, tão antigo quanto o próprio cinema, procura sempre uma reação emocional negativa dos espetadores, brincando com os seus medos e fobias primários. Controverso, não hesita em abordar temas medonhos e fantásticos, capazes de provocar ansiedade e um mal estar generalizado nas salas de cinema (e de estar) de todo o mundo!

E por falar em terror, que tal conhecer os melhores filmes do gênero? São muitas as obras que merecem a nossa homenagem, contudo, aqui contemplaremos dez títulos de indiscutível qualidade de acordo com a crítica e com o público. Não é uma tarefa fácil, e talvez não concorde com as nossas escolhas, mas lembramos que os filmes incluídos nesta lista possuem uma enorme relevância histórica, reconhecimento e, claro, entretenimento aterrorizante! Boa leitura!

1. O Exorcista

Nada mais justo do que incluir nesta lista dos melhores filmes de terror um dos grandes exemplares do gênero! O Exorcista, filme de 1973 dirigido por William Friedkin, é uma adaptação do livro homónimo de William Peter Blatty, e marcou a história do cinema não apenas pelas suas cenas icónicas, mas também por ter sido o primeiro filme de terror a ser indicado para um Óscar do gênero.

O Exorcista conta a história de uma menina de 12 anos que passa a apresentar um comportamento absolutamente assustador. A sua mãe pede ajuda a um padre, que chega à conclusão de que a menina está possuída pelo demónio. O enredo para lá de sombrio causou um grande rebuliço no público, fazendo de O Exorcista um dos maiores sucessos de bilheteira de todos os tempos. Se ainda não viu, está na hora de conferir este clássico do terror que ainda hoje provoca calafrios nos espectadores.

2. Psicose

Filme do mestre do suspense Alfred Hitchcock, Psicose (1960) é presença cativa em qualquer lista de melhores filmes de terror de sempre. A trama acompanha Marion Crane, vivida magistralmente pela atriz Janet Leigh, uma secretaria que aplica um golpe no seu patrão e foge com o dinheiro. Durante a sua fuga, decide parar num motel de estrada, cujo proprietário é Norman Bates (Anthony Perkins), a verdadeira personificação de um psicopata! Daí em diante o enredo fica sombrio e violento, garantindo uma experiência intensa para os espetadores, que não se conseguem livrar da tensão e do interesse por este que certamente está entre os melhores filmes de terror de sempre.

3. The Shining

Clássico de Stanley Kubrick, The Shining foi lançado em 1980, mas certamente é um daqueles filmes de terror intemporais. Baseado no livro de Stephen King, o filme é protagonizado por Jack Nicholson, naquela que é considerada uma das melhores performances da sua pródiga carreira. O filme revolucionou o gênero, tanto em clima quanto em técnica, estabelecendo novos padrões de direção para o terror.

O enredo acompanha a vida da família de Jack, que se isola da sociedade no monumental e assustador Hotel Overlook, cujos corredores vazios abrigaram histórias de um passado terrível. São estes os elementos que garantem ao filme uma energia sinistra, potencializados pelo comportamento de personagens insanos e uma trilha musical irrepreensível. Não poderia faltar em nossa lista de melhores filmes de terror de sempre!

4. Rosemary’s Baby

Dirigido por Roman Polanski, Rosemary’s Baby, uma produção de 1968, não integra esta lista de melhores filmes de terror por acaso: com atuações marcantes, uma trilha sonora infantil pra lá de sinistra e uma capacidade de construir tensão até mesmo ao retratar atividades aparentemente rotineiras, o filme ainda hoje serve como padrão para qualquer obra que ouse lidar com o oculto e com ideias de satanismo.

Embora não apresente elementos sobrenaturais, impressiona o público com a fraqueza e desamparo da jovem protagonista, vivida pela brilhante Mia Farrow. Enquanto tenta lidar com a mudança para um novo apartamento, vizinhos estranhos e uma gravidez que a torna cada vez mais fraca, Rosemary vai perdendo o controlo das suas próprias decisões. Um clássico que merece ser visto!

5. Suspiria

Um dos mestres do horror, o italiano Dario Argento deu ao gênero horror um dos seus melhores exemplares! Um filme de 1977, Suspiria merece estar na lista de melhores filmes de terror de sempre e nós podemos atestar!

A trama acompanha Suzy (Jessica Harper), uma dançarina americana que se junta a uma renomada academia de dança alemã. Todavia, começa a notar ocorrências estranhas que apontam que a escola e as suas diretoras escondem um segredo macabro. Mas como um enredo aparentemente simples faz de Suspiria um dos melhores exemplares do gênero terror de todos os tempos? Porque a narrativa fica em segundo plano, o que dá espaço a uma verdadeira exploração sensorial, conferindo a sensação de que o espectador está preso a um pesadelo em neon, cheio de ruídos desagradáveis e uma trilha sonora impecável! A ideia de Argento era provocar medo e desconforto, e quem já assistiu pode afirmar que estes elementos podem ser mais eficientes em causar calafrios do que cenas gráficas sanguinolentas.

6. The Texas Chainsaw Massacre

Filme independente de baixo orçamento dirigido por Tobe Hooper, The Texas Chainsaw Massacre, também conhecido por O Massacre da Serra Elétrica (1974) é tão violento que chegou a ser banido em vários países. Apesar da proibição, arrecadou a impressionante bilheteria de 30 milhões de dólares, e ganhou reputação como um dos melhores filmes de terror da história do cinema.

A trama acompanha um grupo de jovens durante uma viagem, cuja desgraça é cair nas garras de uma família do Texas com problemas psicopatológicos. Não bastasse isso, passam a ser perseguidos por um maníaco – Leatherface – que usa uma máscara de pele humana e carrega uma motosserra, elementos que causam tensão e entregam ao espetador momentos recheados de violência e insanidade. O que faz deste filme um clássico intemporal é justamente o facto do seu diretor trabalhar a brutalidade do assassino com uma certa sutileza, o que faz com que o espetador imagine detalhes mais grotescos.

7. Carrie

Carrie, filme de 1976 dirigido por Brian De Palma, é uma adaptação do primeiro conto de Stephen King, cujo principal elemento é fazer o público relacionar-se com a protagonista, vivida pela atriz Sissy Spacek. Rapariga tímida protegida do mundo por uma mãe extremamente religiosa (Piper Laurie), Carrie é vítima de bullying na escola, mas através dos seus poderes telecinéticos impõe a sua vingança aos colegas durante a célebre cena da sua formatura.

E porque este é considerado um dos melhores filmes de terror de sempre? Por causa das performances memoráveis de Spacek e Laurie, nomeadas ao Óscar pelas suas representações, pelo seu humor sombrio e pelo terror psicológico que habita cada canto da casa das personagens, onde tudo é escuro e decorado por símbolos religiosos assustadores. Vale a pena assistir!

8. Friday The 13th

Como falar sobre os melhores filmes de terror de sempre sem mencionar um dos clássicos do gênero, o aterrorizante Friday The 13th? Impossível! Dirigido por Sean S. Cunningham e lançado em 1980, este clássico do gênero conta a história de um grupo de adolescentes no acampamento Crystal Lake, um lugar sombrio que foi abandonado depois da morte por afogamento de um rapaz. O cenário é ideal para as cenas aterrorizantes que amedrontam o público, que anos depois viria a conhecer, no terceiro filme da franquia, o assassino impiedoso Jason Voorhees e sua icónica máscara de hóquei.

O primeiro capítulo merece destaque por conta de uma reviravolta marcante do cinema, sem falar da câmara bem trabalhada que coloca o público no ponto de vista do assassino. Um filme que certamente é um exemplar essencial do terror!

9. Halloween

Clássico de John Carpenter, o filme Halloween (1982) não poderia ficar de fora desta lista dos melhores filmes de terror de sempre. A obra é importante por ter definido os rumos do gênero nos seguintes, mudando as suas regras e elevando o padrão das obras que seriam produzidas posteriormente. O enredo acompanha o impiedoso e insano Michael Myers, que foge de um hospital psiquiátrico e dá início a uma noite de matança.

Contudo, não se dá por satisfeito, e passa a perseguir uma vítima em particular, Laurie Strode, personagem interpretada por Jamie Lee Curtis. O filme é marcante porque foi o primeiro a popularizar aspetos como o assassinato de adolescentes promíscuos, telefonemas assustadores e uma música tema para o antagonista. Graças a Carpenter foi inaugurada uma nova era do terror, que atraiu novamente o interesse do público para histórias recheadas de tensão, sangue e muito suspense.

10. The Witch

Estreia de Robert Eggers na direção, The Witch (ou A Bruxa), filme de 2015, conta a história de uma família cristã da Nova Inglaterra que vive completamente isolada da sua comunidade e atormentada por forças malignas. Ambientada em 1630, a obra chama atenção pelos detalhes, que vão desde uma ambientação de época minuciosa a um vocabulário arcaico, elementos que entregam um realismo imediato e o comprometimento da equipa em elevar a obra a um outro patamar.

Em The Witch, o suspense é construído com poucos sustos, visto que o foco está na tensão crescente entre os membros da família, impactada pelo fundamentalismo religioso. O filme foge dos clichês do gênero e provoca uma identificação com o espetador, elementos que fazem deste um dos melhores filmes de terror de sempre.

Gostou desta lista? Então escolha agora mesmo o seu título preferido, prepare as pipocas e entre no universo fantástico e aterrorizante dos filmes de terror. Não se esqueça de partilhar este artigo com os seus amigos!

Luana Castro Alves

Graduada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)