Qual o melhor café do mundo?

melhor cafe do mundo

O seu dia só começa depois de beber uma chávena de café? Então é certamente um amante desta bebida que é apreciada em vários recantos do globo. E como qualquer bom apreciador, provavelmente já se questionou sobre qual o melhor café do mundo, não é mesmo? Para lhe ajudar nesta jornada na procura do café perfeito, preparamos este artigo com uma lista dos melhores cafés do mundo.

Contudo, antes de avançarmos para o ranking, é fundamental esclarecer sobre os critérios que são tidos em conta na avaliação do melhor café do mundo. Desta forma, será capaz de saborear os diferenciais de um bom café e fazer a sua própria avaliação. Boa leitura!

Melhor café do mundo: como é avaliado?

A qualidade dos grãos é avaliada, no mundo inteiro, através da Metodologia de Avaliação Sensorial da Specialty Coffee Association (SCA), uma associação que se dedica, entre outros, ao desenvolvimento do setor do café. Depois de avaliados, são classificados em três grupos (tradicional, superior e especial), diferenciação que define o valor de compra e venda no mercado. É designado de café especial aquele que na escala de 0 a 100 atinge, um mínimo, de 80 pontos.

Conheça agora as características que são tidas em consideração durante a avaliação:

  • Fragrância / aroma;
  • Uniformidade;
  • Ausência de defeitos;
  • Doçura;
  • Sabor;
  • Acidez;
  • Corpo;
  • Finalização;
  • Harmonia.

O café só é recomendado se atingir a nota mínima, que é 45. A partir de 45 até 59, é considerado café tradicional. Já o café superior varia de 60 a 70 pontos. Entre 70 e 100 pontos, é considerado café especial.

O melhor café do mundo

Além de ser o maior produtor de café do mundo, o Brasil também detém o título de melhor café do planeta. O grande vencedor do último Cup of Excellence, principal concurso internacional da qualidade dos cafés, foi Sebastião Afonso da Silva, um produtor que conseguiu a proeza de alcançar a maior nota já obtida em concursos em todo o mundo: 95,18, numa escala que vai até 100.

O café gourmet da Serra da Mantiqueira é produzido numa fazenda da cidade de Cristina, no estado de Minas Gerais, no Brasil, e os seus principais atributos são a acidez, a doçura e o corpo. Além de ser o melhor café do mundo, o café produzido no Brasil também é considerado o café natural mais caro do mundo.

Além deste, existem outros cafés que merecem destaque. São eles:

Café Blue Mountain – Jamaica

Um dos cafés mais caros do mundo, o Blue Mountain é cultivado numa montanha com o mesmo nome desde 1728, ano em que o café foi introduzido pela primeira vez na ilha. Este café Arábico suave é doce, não contém aditivos, é naturalmente alcalino e rico em vitaminas e nutrientes, características que o tornam benéfico para o consumo diário.

Café de Santa Helena – Santa Helena

Produzido na ilha de Santa Helena, a 1200 km da costa da África, o café Santa Helena é considerado um dos melhores cafés do mundo, e isso dá-se em razão das condições de cultivo únicas: devido ao afastamento do continente, regime de chuvas, ventos e salinização das águas, é gerado um varietal raro de arábica, de sabor suave com notas de caramelo.

Kopi Luwak – Indonésia

Entre os melhores cafés do mundo – e também entre os mais caros – o Kopi Luwak tem uma origem um tanto curiosa: a bebida é produzida a partir dos grãos ingeridos e expelidos pela civeta, um mamífero carnívoro. Não, não está errado, são justamente as bactérias e enzimas do intestino do animal as responsáveis por deixar a bebida com um sabor peculiar, com notas que remetem ao sabor da uva e do chocolate.

Hacienda La Esmeralda – Panamá

A Hacienda La Esmeralda, localizada no oeste do Panamá, é uma produtora de café com especialidade familiar, com uma história de produção de café de alta qualidade. É lá que é produzido o café Geisha, um dos melhores cafés do mundo, cujas características peculiares conquistaram o paladar exigente dos apreciadores da bebida. A bebida é delicada como um chá, e famosa pela sua doçura, acidez e aromas florais. Na chávena, notas de jasmim, bergamota e frutas, tropicais e silvestres, compõem o sabor do café.

Café Marfim Preto – Tailândia

Assim como o Kopi Luwak, o café Marfim Preto, considerado um dos melhores cafés do mundo, também é produzido a partir das fezes de um mamífero – neste caso, dos elefantes. O animal é alimentado com grãos de café, que passam por um processo de fermentação dentro do intestino. Depois de expelidos, os grãos são submetidos a um rigoroso processo de higienização. O resultado desse curioso fabrico é um café suave, com notas de frutas e nem um pouco amargo. Além disso, o café Marfim Preto também é considerado um dos cafés mais caros do mundo.

Concursos para avaliar o melhor café do mundo

Todos os dias surgem novas opções de cafés em todo o mundo, em grande medida devido à crescente procura por melhores produtos e, é claro, ao aumento do número de consumidores cada vez mais exigentes, que olham para o simples ato de beber um café como uma verdadeira experiência sensorial.

Anualmente acontecem diversas premiações que revelam ao mundo novos tipos de café, e são nestes concursos que produtores e colheitas são consagrados, atingindo fama e relevância no mercado internacional. Entre estas premiações estão o Cup of Excellence, mencionado no tópico anterior, e o BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association – Associação Brasileira de Cafés Especiais), importante concurso internacional que premia os produtores de cafés especiais.

Quais os maiores consumidores de café?

Conheça agora a lista dos 20 maiores consumidores de café do mundo:

  1. Finlândia – 12 kg per capita por ano;
  2. Noruega – 9,9 kg;
  3. Islândia – 9 kg;
  4. Dinamarca – 8,7;
  5. Holanda – 8,4 kg;
  6. Suécia – 8,2 kg;
  7. Suíça – 7,9 kg;
  8. Bélgica – 6,8 kg;
  9. Luxemburgo – 6,8 kg;
  10. Canadá – 6,5 kg;
  11. Bósnia e Herzegovina – 6,2 kg;
  12. Áustria – 6,1 kg;
  13. Itália – 5,9 kg;
  14. Eslovênia – 5,8 kg;
  15. Brasil – 5,8 kg;
  16. Alemanha – 5,5 kg;
  17. Grécia – 5,5 kg;
  18. França – 5.4 kg;
  19. Croácia – 5,1 kg;
  20. Chipre – 4,9 kg.

Agora que já sabe qual o melhor café do mundo, que tal experimentá-lo? Partilhe o artigo com os seus amigos e convide-os para lhe acompanhar nesta deliciosa jornada na busca do café perfeito!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)