Qual o significado de sonhar com dentes?

Os sonhos que temos durante a noite muitas vezes parecem não fazer sentido. Mas a verdade é que os sonhos podem não ser assim tão aleatórios e até ter algum significado. Se é uma pessoa que sonha com frequência, certamente já se terá questionado quanto ao significado dos sonhos.

Sonhar com dentes, por exemplo, é habitualmente relatado como um sonho comum. Mas parece não haver propriamente um padrão e as possibilidades são muitas: existem que sonhe que partiu um dente e até quem sonhe que, de um momento para o outro ficou, totalmente desdentado. Cada um destes sonhos, poderá ter uma representação própria.

Isto significa que os sonhos possuem um simbolismo muito amplo e que isso vai depender, também, do contexto de vida de cada pessoa e do momento que cada um está a passar. A interpretação psicológica quanto a sonhar com dentes, assim como a de qualquer outro sonho, irá variar de acordo com todos esses fatores.

Ao contrário do que se acredita comummente, para a psicologia os sonhos não são prenúncios de que algo irá necessariamente acontecer, isto é, os sonhos não são uma previsão do futuro.

Se está curioso para saber quais as associações / significados mais comuns relacionados com sonhar com dentes, então, muito provavelmente, este artigo é para si. Boa leitura!

O que significa sonhar com dentes?

Não existe propriamente uma única resposta para esta questão. Tentamos encontrar respostas em alguns sites de psicologia e, da pesquisa que fizemos, parece existe alguns psicólogos defendem que sonhar com dentes poderá estar relacionado com alguma insegurança e com o medo da mudança.

Poderá ser um sinal de que se está a sentir frágil ou desprotegido face a algo, como por exemplo, em relação à sua imagem física. Poderá também relacionado com um evento marcante, no qual eventualmente se tenha sentido desprotegido, pelo qual tenha passado na sua vida

Em seguida, listamos alguns dos significados possíveis de sonhar com dentes:

Sonhar com a perda de dentes

Sonhar com a perda de dentes está associado a uma sensação de perda. Pode ser por ter perdido uma pessoa importante ou por estar numa situação de risco de perder o emprego ou outra situação de instabilidade.

No entanto, não tem a ver com morte, como muita gente pensa. Mas sim com perdas no sentido de “rompimento”. É um momento de tentar entender o momento atual e procurar novas formas de enfrentar a instabilidade que as perdas causam em todas as pessoas.

Sonhar que tem um dente a cair

Se sonhar com um dente estiver a cair, novamente aqui poderá ser sinal de fragilidade e insegurança. Os dentes são uma das partes mais resistentes do corpo, sinónimo de estabilidade.

Este tipo de sonho pode indicar que há alguma situação que lhe causa preocupações, seja em relação à sua vida profissional ou até à sua vida amorosa. Novamente aqui é importante perceber se haverá alguma coisa que o esteja a incomodar e que, portanto, mereça ser atendida.

Sonhar que lhe estão a extrair os dentes

Ter os “dentes arrancados” é também um sonho relativamente comum e poderá indicar uma situação de insatisfação com a sua vida pessoal. Mesmo que aparentemente lhe possa parecer estar tudo bem, poderá haver algum assunto mal resolvido, uma sensação de arrependimento ou uma discussão.

Por isso, é como se fosse necessário haver um “castigo”. E esse castigo viria por meio do sono com o dente a ser-lhe arrancado. A solução é tentar saber qual é o problema que o está a incomodar e procurar resolver.

Sonhar com dentes partidos

Sonhar com dentes partidos ou em que objetos estejam a ser quebrados pode causar alguma ansiedade. Este tipo de sonho pode indicar nervosismo excessivo e uma necessidade de levar a vida de forma mais tranquila. Procure atividades que o ajudem a relaxar.

Sonhar com pessoas sem dentes

A falta de dentes é outro sonho que acontece com frequência. Se a pessoa em questão é alguém que conhece, o sonho pode indicar que simplesmente está preocupado com ela, como se receio que algo de mal lhe aconteça. Uma boa sugestão é fazer um telefonema ou enviar uma mensagem.

Sonhar que não tem dentes

Se a falta de dentes é em si mesmo, o sonho significa que poderá haver alguma questão ligada à autoestima. O sorriso é algo que depende totalmente dos dentes e ver-se sem estes poderá indicar que não está ser estar a sentir bem com a sua própria aparência, ainda que não seja uma situação específica com o sorriso. Poderá também indicar uma dificuldade de lidar com relações sociais e a necessidade de aprovação. É importante procurar resgatar este amor próprio e a autoconfiança.

Mas, como já referimos, há diversas formas diferentes de ter este tipo de sonho. Por isso, ao acordar, é importante tentar-se lembrar de mais elementos presentes no sonho que farão a diferença no possível significado, como o local, as pessoas, a época, entre outros.

Como ter certeza do significado dos sonhos?

Mesmo dentro da psicologia, que poderá atribuir algum significado aos sonhos, não há como determinar o que cada sonho representa sem que seja realizada uma análise individual de cada pessoa. Regra geral, todos os significados são possíveis, mas, como já mencionados, há diversas particularidades que fazem a diferença. Cada experiência é única.

Muitas vezes um sonho pode ter apenas uma ligação com algo que se passou recentemente ou algum acontecimento que envolva algo relacionado aos dentes.

Se o sonho for persistente, poderá sempre consultar um psicólogo para tentar encontrar a sua razão de ser. Este profissional estará, melhor que ninguém, apto a reconhecer possíveis mensagens implícitas em cada sonho.

É importante referir também que não existe uma ciência que comprove o significado dos sonhos e que, portanto, sonhar com dentes pode não indicar exatamente que alguma das situações descritas acima estejam a acontecer.

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.