Ração para cão: como poupar na hora de comprar?

Ter animais de estimação e cuidar bem deles acarreta alguns custos, muitos dos quais pontuais como as idas ao veterinários ou com os banhos e tosquias, mas também com necessidades correntes, como é exemplo a alimentação.

Facto é que os gastos com banhos e tosquias podem ser reduzidos, designadamente através da fidelização a um estabelecimento em particular ou através da sua realização em casa – embora neste caso seja preciso ter a certeza do que está a fazer de forma a não prejudicar o seu animal de estimação.

No entanto, no que toca à alimentação, é provável que esteja a gastar mais do que o desejado. Felizmente existem muitas formas de economizar dinheiro em ração para cão e aproveitar as alegrias de ter um animal de estimação sem que isso lhe cause “stress financeiro”.

Poupar na hora de comprar ração para cão

Os principais fatores que vão determinar quanto vai gastar em comida para cão são a raça, a idade e possíveis restrições alimentares do seu companheiro de quatro patas. Regra geral, quanto maior o cão, mais dispendiosa será a alimentação. Outro fator que pode aumentar os gastos são a existência de patologias, nomeadamente diabetes ou doenças de pele, situações em que se torna necessário dar particular à alimentação.

A boa notícia é que independentemente das necessidades do seu pet, é possível evitar pagar o preço total da ração se implementar um ou mais truques para economizar dinheiro, dos quais destacamos:

1. Recorrer a aplicações de recompensa ou reembolso

As grandes marcas de alimentação para cães estão dispostas a dar recompensas ou mesmo reembolsos para incentivar os consumidores a adquirirem os seus produtos. Uma das aplicações mais populares é a My Royal Canin.

Pra usufruir das vantagens desta aplicação basta executar os seguintes passos:

  • Depois de descarregar a aplicação e fazer o registo, deverá fazer o upload da fatura de compra (válido apenas para embalagens da marca Royal Canin) e introduz o código EAN – que poderá ser encontrado na embalagem da ração.
  • Assim que é verificada a fatura pela marca, são colocados na sua conta os pontos correspondentes, de acordo com o programa.
  • Poderá trocar todos ou parte dos seus pontos acumulados por cupões de desconto, de acordo com a relação de troca que visualiza no programa.
  • Ao fazer isso, o utilizador recebe um código QR que imprime ou guarda no seu dispositivo (telemóvel, tablet, etc.). Este código tem de ser enviado para a sua petshop favorita (estabelecimento que selecionou na aplicação) de forma a beneficiar do desconto na embalagem de ração Royal Canin que pretende adquirir.

2. Adquirir ração numa loja de animais online

Comprar comida para cães numa petshop online economiza tempo e dinheiro. Existem vários descontos que são exclusivos das lojas online, não se verificando nas lojas físicas. Por norma é possível encontrar todas as semanas campanhas de desconto que cobrem diferentes marcas e produtos. Neste âmbito, o ideal será inscrever-se nas newsletters que as várias lojas de animais online disponibilizam, de forma a acompanhar as campanhas e tirar proveito das mesmas.

Além disso, uma grande vantagem de comprar ração para cão online prende-se com o facto de que atingindo um determinado valor (manifestamente fácil de alcançar) os portes de envio são gratuitos, evitando assim o inconveniente com a deslocação e, consequentemente, os gastos com combustível.

3. Usar cupões de desconto

Existem várias plataformas online que disponibilizam cupões de desconto para serem usados nas lojas de animais, em especial nas lojas online. Um exemplo de uma plataforma com vários cupões em diferentes áreas é o folhetosedescontos.pt. Os cupões costumam oferecer entre 5 a 10% de desconto em determinadas marcas e/ou na primeira encomenda. Normalmente existe um código que é disponibilizado pelo portal, que deve ser introduzido ao finalizar a compra no carrinho de compras da loja online em questão.

4. Usar o programa de fidelização Telecão

A generalidade dos programas de fidelização programa oferecer aos seus clientes recorrentes descontos ou outras vantagens. No caso das lojas online para animais, sempre que adquire algum produto para o seu pet são acumulados pontos que ficam guardados na sua área de cliente.

Um exemplo é a loja online Telecão, onde por cada 9€ em compras, recebe 1 ponto de fidelização. Quando atingir 10€ no seu programa de pontos, poderá usar esse valor para abater à sua encomenda.

Ter um animal de estimação implica um conjunto de gastos, alguns dos quais se podem refletir no seu orçamento mensal, no entanto, existem formas práticas para de poder poupar. Embora nem tudo seja um mar, os benefícios de ter um amiguinho de quatro patas são imensos.

A redação do trabalhador.pt