Regras do UNO: aprenda a jogar

Provavelmente já ouviu falar no jogo de cartas UNO, um dos mais vendidos do mundo, não é mesmo? Criado em 1960 por Merle Roberts, um barbeiro de Cincinnati, no Ohio, Estados Unidos da América, este jogo começou por ser vendido na barbearia do seu criador e rapidamente se tornou uma febre na cidade.

Mas, foi na década seguinte, mais propriamente em 1970, que o UNO ganhou projeção nacional e internacional, quando os seus direitos foram vendidos a uma grande empresa. Começava então a saga vitoriosa deste jogo que deu um novo significado às cartas do baralho e conquistou milhares de pessoas, de todas as idades e em diversos recantos do globo.

Embora seja bastante famoso, muitas pessoas ainda não conhecem as regras do UNO. Resumidamente, o vencedor é o primeiro jogador a ficar sem cartas, empregando para isso vários métodos para conseguir evitar que os outros participantes terminem primeiro. Apesar de parecer simples, é fundamental jogar bem e praticar bastante para atingir a vitória.

Se quer aprender a jogar, então não deixe de ler este tutorial com as regras do UNO, nele encontrará todas as dicas e métodos para se tornar um bom jogador.

Quantas pessoas podem jogar?

De acordo com as regras do UNO, o jogo pode ser jogado por um mínimo de duas e um máximo de 10 pessoas, individualmente ou em duplas. Idealmente deve ser jogado por pessoas com, pelo menos, 7 anos de idade, existindo no mercado versões próprias para os mais novos – UNO Júnior.

Qual a composição do baralho?

O baralho é composto por 108 cartas, distribuídas da seguinte forma:

  • 19 cartas azuis, numeradas de 0 a 9;
  • 19 cartas verdes, numeradas de 0 a 9;
  • 19 cartas amarelas, numeradas de 0 a 9;
  • 19 cartas vermelhas, numeradas de 0 a 9;
  • 8 cartas de inversão de sentido (duas de cada cor);
  • 8 cartas de +2 (duas de cada cor);
  • 8 cartas de pular (duas de cada cor);
  • 4 cartas de joker para troca de cor;
  • 4 cartas de joker troca de cor e +4.

Qual o significado das cartas especiais?

Conheça agora o que determinam as cartas de ação e cartas especiais:

  • Carta +2: quando jogada na mesa, o próximo jogador deve tirar duas cartas do baralho.
  • Carta inverter: esta carta, que é representada por duas setas, faz com que o sentido horário seja invertido.
  • Carta pular: esta carta, que tem o sinal de “proibido”, determina que o jogador seguinte não jogue na rodada em curso.
  • Carta joker: representada por uma carta preta na qual se vê um círculo com 4 cores. Ao jogar esta carta o jogador determina qual a cor que o próximo jogador terá que jogar.
  • Carta joker +4: esta carta assemelha-se à carta joker, mas a sua função é diferente, pois permite determinar a próxima cor a ser jogada além de obrigar o próximo jogador a retirar 4 cartas do baralho. Não obstante, só pode ser jogada se o jogador não tiver na sua possa outras cartas apropriadas para jogador, sujeito a um desafio sobre o qual falaremos adiante.
  • Carta trocar as mãos: ao jogar essa carta, o jogador adquire o direito de trocar todas as suas cartas com as de outro jogador da mesa. Ademais, também é permitido escolher a cor da próxima carta a ser jogada.
  • Carta em branco: são cartas reservas, criadas para substituir qualquer carta perdida, todavia, os participantes podem-nas utilizar para criar as suas próprias regras.

Como tem início um jogo de UNO?

Os jogadores sentam-se em círculo e, após devidamente baralhadas as cartas, recebem sete cartas cada um – de face voltada para baixo para que os outros jogadores não consigam ver. Em função da preferência dos jogadores, o número de cartas atribuídas a cada jogador poderá ser diferente.

Para definir quem começa o jogo, todos os jogadores retiram uma carta do baralho (numerada de 0 a 9), aquele que retirar a carta de maior número será o primeiro a jogar. Em caso de empate, os jogadores com as cartas de igual valor deverão repetir o processo, até haver apenas um vencedor.

No caso de um jogador retirar uma carta especial, o jogador à esquerda deverá seguir as regras indicada na carta. Exceção feita para a carta joker +4, que terá de ser reposta no baralho e retirada uma nova.

Como é determinado o vencedor?

Dando continuidade às regras do UNO,  primeira carta do baralho é colocada na mesa e, a partir daí, cada jogador deverá jogar cada uma das suas cartas assim que chegar a sua vez.

As cartas jogadas devem combinar com a carta na mesa, seja em número ou em cor. Ou seja, se houver uma carta 5 na mesa, deverão ser jogadas outras cartas 5, independentemente da cor. Caso a carta seja vermelha, deverão ser colocadas na mesa outras cartas vermelhas, de qualquer número.

No entanto, de acordo com as regras do UNO, caso um jogador não tenha cartas que correspondam (em número ou cor) às cartas em jogo, então será necessário tirar uma nova carta do baralho. Caso esta combine com a carta no centro da mesa, terá de ser colocada em jogo; em sentido contrário, o jogador guarda a nova carta e a rodada passa para o próximo participante, caso a nova carta não combine com as cartas em jogo.

Como mencionado previamente, o vencedor é o primeiro jogador a ficar sem cartas.

Declarar UNO e desafiar

Respeitando as regras do UNO, antes de jogar a sua penúltima carta, o participante deve exclamar “UNO!” para avisar que só lhe resta mais uma carta. Para uma boa jogada, recomendamos que guarde uma carta especial para o final, desta forma, a sua vitória não estará condicionada às ações dos outros jogadores.

Se um adversário tentar fazer “batota” e fora apanhado com apenas uma carta em mãos, sem ter declarado “UNO”, então será obrigado a retirar do baralho duas cartas; todavia, se der conta do seu erro e disser “UNO”, então fica livre de tirar as cartas, visto haver janela de um turno para que o faça.

Ao jogar a carta joker +4, que só deve ser jogada quando o adversário não tiver outras cartas jogáveis de acordo com a mesa, o jogador que terá de tirar as quatro cartas do baralho pode desafiar aquele que a jogou. Assim, o adversário que jogou a carta joker +4 deve mostrar a sua mão para o outro jogador. Se na mão houver outra carta que pudesse ter sido jogada, então sofrerá uma punição e deverá tirar quatro cartas. Mas se confirmada a ausência de outras cartas, o jogador que o desafiou retira as 4 cartas do baralho e mais 2 como forma punição.

Sistema de pontos do UNO

Ainda sobre as regras do UNO, importa referir que existem várias maneiras de contabilizar as vitórias no jogo. Muitos jogadores apenas contam quem conseguiu ser o primeiro a ver-se livre de todas as cartas o maior número de vezes; no entanto, há também um sistema de pontuação, em que os pontos podem ser utilizados como sinal de vitória ou sinal de derrota.

Num dos métodos, quando o jogador fica sem cartas e vence a rodada, todas as cartas dos outros jogadores são automaticamente convertidas em pontos para o vencedor, ganhando a partida quem primeiro atingir o total de 500 pontos.

Não obstante, há um outro método em que, ao descartar todas as cartas, os outros participantes que ainda possuem cartas contabilizam-nas como “encargo” e, no fim de várias rodadas, vence quem tiver acumulado menos pontos. Observe o valor de pontuação de cada carta:

  • Cartas numeradas: valor da carta (ex.: 5 = 5 pontos)
  • Carta +2: 20 pontos
  • Carta inverter: 20 pontos
  • Carta pular: 20 pontos
  • Carta joker: 50 pontos
  • Carta joker trocar as mãos:
  • Carta joker +4: 50 pontos

Embora seja uma prática comum entre os jogadores, empilhar cartas não faz parte das regras do UNO. Inclusive, a Mattel, empresa norte-americana responsável pelo jogo, já se pronunciou acerca desse método, afirmando que é “proibido”; todavia, caso os jogadores prefiram, podem usar a “regra”, desde que combinem previamente com os demais participantes. Ou seja, não importa a forma como joga, o que interessa é mesmo reunir a família e/ou os amigos e aproveitar o momento!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)