Secador de cabelo: como escolher o modelo ideal para si?

O secador de cabelo é um dos “aparelhos de beleza” mais usados por mulheres e homens de todo o mundo, em grande medida por permitir uma secagem mais rápida do cabelo após o banho, como também o seu embelezamento.

Face à popularidade deste aparelho, são comercializados muitas opções e modelos diferentes, o que torna a tarefa de escolher um secador de cabelo um tanto ao quanto complicada, principalmente para quem não sabe quais as características mais importantes que um secador de cabelo deve ter.

Qualquer diferença no formato, tamanho, peso ou tipo de bico pode influenciar o resultado de um penteado. A título de exemplo referir que, se pretende usar um secador para penteados mais morosos, um dos fatores que deve ter em consideração é o peso do secador.

Neste artigo, destacamos alguns dos pontos que consideramos essenciais serem considerados na hora de escolher um secador de cabelo. Confira!

Que tipos de secadores de cabelo existem?

Genericamente, são três tipos de secadores: os convencionais, os profissionais e os de viagem

Existem muitos tipos de tecnologias e modelos de secador de cabelo disponíveis no mercado. Não obstante, podemos agrupar todos em três tipos de secadores de cabelo:

  • Secadores de cabelo convencionais/standard;
  • Secadores de cabelo profissionais;
  • Secadores de cabelo de viagem.

Em grande medida, a diferença entre os diferentes tipos de secadores de cabelo reside na sua dimensão, na tecnologia utilizada e até no próprio material de que são feitos (cerâmica, metal, etc.). Em seguida, abordamos com maior detalhe a utilização indicada para cada tipo de secador.

Secador de cabelo convencional/standard

Este modelo é mais indicado para quem não faz uso frequente do secador de cabelo, por se tratar de um modelo mais simples e, em geral, de menor qualidade que os secadores profissionais. No entanto, regra geral, são os modelos mais baratos.

Se pretende utilizar o secador de cabelo apenas para secar o cabelo (sem necessidade de o modelar), ou para situações bem específicas, os secadores de cabelo convencionais chegam para as suas necessidades.

Secador de cabelo profissional

Este é o modelo mais utilizado e também o mais caro entre os vários disponíveis no mercado. Por se tratar de um equipamento profissional, são os que garantem melhores resultados, sendo bastante superior aos secadores de cabelo convencionais.

O secador de cabelo profissional permite realizar vários penteados, destacando-se dos restantes modelos por permitirem manter uma temperatura estável ao longo da sua utilização, e dispor de funções que, regra geral, só encontramos nesta gama, como é exemplo o jato de ar frio como anti-frizz.

Secador de cabelo de viagem

Entre outros, os secadores de cabelo de viagem distinguem-se dos demais pelo seu tamanho, muito compacto, justamente para que possa ser transportado com facilidade.

Por ser tratar de um aparelho de pequena dimensão e com uma função específica (ser utilizado em viagens), o secador de cabelo de viagem não é muito potente e serve apenas para situações muito pontuais.

Dicas para escolher um secador de cabelo

Temperatura, potência e peso são três fatores importantes na escolha de um secador

É normal que ao escolher um secador de cabelo possa ficar confuso e indeciso quanto ao modelo indicado para si. Embora não exista um modelo ideal, há um conjunto de fatores que devem ser pondederados antes da avançar para a compra, nomeadamente a temperatura, a potência, a função iónica, o peso e tamanho e os acessórios.

Em seguida, abordamos cada um deles mais detalhadamente.

1. Temperatura

O calor pode danificar os cabelos se utilizado de forma incorreta. Por isso, é importante escolher um secador de cabelo que permita ajustar a temperatura.

Embora a generalidade dos secadores já o permitam, regra geral, os modelos convencionais dispõem apenas de dois ou três níveis e os de viagem apenas um, ao contrário dos profissionais, com mais opções.

O ajuste de temperatura permite-lhe adaptar a adaptar o secador ao estado do cabelo. Se acabou de sair do banho, provavelmente terá de colocar a temperatura mais elevada, no entanto, se têm o cabelo mais seco, então uma temperatura mais amena deverá ser suficiente.

Esta função é ainda mais importante para as pessoas com cabelo frágil ou muito fino, dado que, como já referido, as altas temperaturas podem danificar os fios de cabelo.

2. Potência

Este é um dos pontos mais importantes na hora de se escolher um secador de cabelo, pois é pela potência que podemos avaliar o tempo que será usado para secar o cabelo. A generalidade dos secadores disponíveis no mercado português têm potências entre os 1500 e os 2200 watts.

Par ao ajudar a perceber melhor os níveis de potência, criamos a tabela infra:

Tipo de secadorPotência (watts)Tempo de secagem
ConvencionalAté 1800Mais lento
Avançado1800 watts a 2000Normal
ProfissionalMais de 2000Mais rápido

3. Função iónica

A função iónica elimina com mais facilidade a água presente nas fibras dos fios de cabelo, forma saudável, mantendo a saúde dos fios. Os íons negativos libertados pelo secador de cabelo “intercalam-se” com os íons positivos presentes nos cabelos, gerando energia estática que dá uma melhor finalização à secagem do cabelo. Além disso, ao eliminar a água presente nos fios de cabelo, os íons permitem uma secagem mais rápida do cabelo.

4. Peso

No que concerne a secadores de cabelo a norma é que quanto mais leves melhor. Isto é ainda mais importante se tiver uma grande quantidade de cabelo, dado que precisará de mais tempo para o secar. Os secadores mais leves do mercado chegam a ter menos de 400g, já os mais pesados podem ultrapassar 1kg.

5. Acessórios

Outro aspeto a considerar prende-se com os acessórios. Na compra de um secador profisisonal, regra geral, estão incluidos alguns acessórios. Em seguida, abordamos alguns dos mais importantes:

  • Bico concentrador – Esse acessório liberta o ar do secador de cabelo de forma mais concentrada e uniforme, sendo mais eficaz no alisamento e modelação do cabelo.
  • Difusor – Ideal para pessoas que querem dar volume ao cabelo, principalmente aos carácois. O difusor liberta o ar de maneira mais difusa, secando os fios em todas as direções.
  • Silenciador – Para quem utiliza o secador de cabelo com frequência, ou durante o período noturno, este acessório pode ser importante. O silenciador reduz o ruído causado pelo motor do aparelho, e pode ser colocado na parte de trás do secador.

Como limpar o secador de cabelo?

Ao fim de algum tempo de utilização é importante proceder à limpeza do secador

Particularmente se investiu num modelo de secador caro, é importante garantir não se estraga precocemente. Além de ser recomendado armazenar o aparelho num local seco e arejado, é importante que ao fim de algum tempo de utilização proceda à sua limpeza.

Esta pode ser realizada de forma simples. Segue o passo a passo:

  1. Desligue o secador da tomada e, em caso de ter sido usado recentemente, espere até arrefecer;
  2. Comece por limpar a parte externa, utilizando apenas um pano húmido (em nenhuma circunstância deve aplicar água diretamente no secador);
  3. Após passar o pano húmido na parte externa do secador, certifique que o aparelho está seco;
  4. Verifique se o seu secador possui um filtro de ar;
  5. Em caso afimartivo, retire o filtro de ar e limpe-o com a ajuda de uma escova macia. Alguns modelos são feitos de telas que podem ser lavada, basta lavar e esperar que seque completamente antes de voltar a colocar;
  6. Se o seu secador não possuir um filtro de ar, basta que, com uma escova de dentes seca, remova a sujidade da parte traseira do aparelho, aos poucos;

Esperamos que este artigo tenha tornado a escolha de um secador de cabelo um pouco mais fácil. Agora é consigo, boas compras!

A redação do trabalhador.pt