As palavras-chave são conceitos e tópicos que definem o assunto dos seus conteúdos na internet. No contexto do SEO, são palavras e frases que os utilizadores de motores de busca digitam na procura do que lhes interessa. Se conseguir resumir todo o conteúdo do seu website num conjunto de palavras e frases simples, estas serão as suas palavras-chave principais.
Como proprietário da página web da sua empresa, decerto quer que as palavras-chave na sua página sejam relevantes, por referência ao que os clientes procuram. Essa relevância fará com que a sua empresa seja mais facilmente encontrada do que as empresas concorrentes. Uma reputada agência de SEO Portugal saberá explicar-lhe a importância das palavras-chave para qualquer empresa.
Porque são importantes as palavras-chave?
A importância de ter boas palavras-chave reside no facto de que estas são as pontes entre o que os clientes procuram nos motores de busca e os produtos ou serviços que a sua empresa tem para lhes proporcionar.
O seu maior objetivo deverá ser que a sua página de internet receba tráfego “orgânico”, ou seja, o movimento de acessos à sua página a partir de origens não pagas, como é o caso dos motores de busca.
As palavras-chave dizem tanto respeito à sua clientela como ao conteúdo da sua página. Se descrever aquilo que vende de uma forma ligeiramente distinta de quem procura, poderá estar a passar ao lado das atenções de dezenas de pessoas por dia. Será como ter uma loja de cortinados com cortinados a tapar as montras.
Deverá por isso compreender as necessidades das pessoas para mais eficazmente lhes mostrar o que procuram. Deverá também ter em conta o modo como procuram – a linguagem que utilizam e o tipo de conteúdos que pretendem ver.
O que são palavras-chave long tail?
As palavras-chave de “cauda longa” (long tail) são combinações de termos que aumentam a especificidade da pesquisa. Por exemplo, se procura substituir o escape do seu automóvel, será muito mais proveitoso procurar por “substituição de escapes em Lisboa” do que por “mecânico”.
As palavras-chave de “cauda longa” serão sempre de enorme utilidade na sua estratégia de SEO. A sua principal vantagem relativamente a palavras-chave curtas é que estas são muito mais concorridas e geralmente levam os clientes para páginas mais bem cotadas ou das maiores empresas.
Acresce ainda o facto de que as palavras-chave curtas são muito vagas, pelo que originam resultados de busca díspares. Estes podem não ter nada que ver com o conteúdo da sua página da internet.
As palavras-chave de “cauda longa” têm uma intenção claramente mais bem definida e uma competição muito menor, já que remetem para uma dimensão muito específica da pesquisa em motores de busca. Esta característica permite que empresas de menor dimensão consigam maior preponderância em pesquisas que vão ao encontro dos seus produtos ou serviços.
As palavras-chave na página da sua empresa
Desengane-se quem pensar que basta “despejar” um arrazoado de palavras-chave numa página web e começar a fazer lucros. A criação de conteúdos cativantes depende de criar valor real para as pessoas e não apenas de atrair a atenção dos automatismos da Google. Aliás, ainda que a sua escolha de palavras-chave seja a melhor possível, a escrita cuidada dos seus conteúdos na web continua a ser de fundamental importância.
Há algumas regras elementares a seguir: as palavras-chave devem ter lugar em todas as páginas do seu website e em lugares onde sejam procuradas pelos bots e pelos utilizadores humanos. Isto inclui os títulos e o corpo de texto. Mas atenção: não caia na armadilha do clickbait, transformando os títulos em chamadas de atenção enganadoras.
Deverá também introduzir algumas das palavras-chave no endereço url da sua página, na etiqueta HTML h1, na meta-descrição ou nos atributos alt das suas imagens. Todas estas localizações vão ajudar os motores de busca a ajuizar sobre do que se trata a sua página e o respetivo conteúdo.
A utilização das palavras-chave nestas áreas é a maneira mais básica de direcionar o seu conteúdo para as pesquisas. Não irá traduzir-se num crescimento imediato das suas métricas, mas será essencial em qualquer estratégia de SEO que ambicione resultados sustentados.
Conclusões
O sucesso da estratégia de SEO depende em grande medida da adequada utilização das palavras-chave. Todavia, nenhuma estratégia vencedora se faz com recurso a técnicas de ética duvidosa.
Valorize o modo como os seus potenciais clientes são conduzidos para a página da sua empresa e o modo como esta verdadeira porta de entrada se lhes apresenta num oceano de muitas e diversas opções.