Significado dos sonhos: o que é que nos querem mostrar?

Já alguma vez sonhou com algo invulgar e ficou curioso? Já recorreu a pesquisas na internet para saber o significado dos sonhos ou pesadelos que teve? Se a resposta é sim, então acreditamos que este artigo é para si.

Os sonhos foram sempre um grande mistério para a ciência e para a psicologia. Entender o funcionamento do nosso cérebro, desta misteriosa “máquina” que está na base dos nossos sonhos, é algo complexo e ainda pouco claro.

Não obstante, existe uma grande simbologia nas imagens e nas sensações experienciadas durante os nossos sonhos. Cada ação, objeto, pessoas e lugares que surgem nos nossos sonhos podem ter interpretações diferentes.

Se é daqueles que fica curioso e intrigado para saber qual o significado dos sonhos, continue a leitura e acompanhe o nosso artigo!

Afinal de contas, porque sonhamos?

Os sonhos acontecem no estágio REM do sono, onde a atividade cerebral é mais ativa. Tratam-se de fenómenos psíquicos que ocorrem involuntariamente enquanto dormimos. De acordo com alguns estudos, regra geral, têm uma duração que pode ir dos cinco aos vinte minutos.

Durante o sono, o nosso cérebro faz uma espécie de resumo de todas as nossas atividades durante o dia. Através disso, é feita uma espécie de “limpeza da memória”, sendo selecionadas as memórias mais importantes e excluídas as restantes.

O ato de sonhar é necessário para a manutenção do equilíbrio mental e também para nos conhecermos melhor.

Como saber qual o significado dos sonhos?

Entender o significado dos sonhos pode ser útil para nos conhecermos melhor. Do ponto de vista científico (isto é, de acordo com a psicanálise), o indivíduo procura satisfazer um desejo reprimido, implícito durante os sonhos.

Não obstante, para algumas pessoas, os sonhos são vistos como algo supersticioso, místico, uma premonição ou algo que nos poderá ajudar e orientar em alguma situação ao longo da vida. Exemplo disso são pessoas que sonham com números. Muitas, acabam por apostar nas combinações com que sonharam nos jogos de sorte e azar (totoloto, totobola, euromilhões, lotaria, etc). Isto acontece por acreditarem que esses números são uma espécie de “adivinhação”, algo que lhe vai trazer sorte.

Já para outras pessoas, os sonhos podem não significar muita coisa, sendo algo sem importância ou mesmo irrelevante. Portanto, a importância que é atribuída ao significado dos sonhos poderá variar de pessoa para pessoa.

Qual a relação entre os sonhos e a psicanálise?

Existe uma grande simbologia por detrás de cada sonho. Segundo Sigmund Freud (1856-1939), apelidado de “pai da psicanálise”, o sonho tem um sentido explícito, manifesto e um outro mais implícito, mais secreto, reprimido, associado ao desejo latente de quem sonha.

Segundo Freud, no seu livro Interpretação dos Sonhos, publicado em 1900, os sonhos são chaves importantes para desvendar os segredos e mistérios de uma pessoa, fazendo com que esta entenda os seus desejos, se conheça melhor e resolva as suas questões pessoais.

Já para o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), os sonhos têm uma outra finalidade: são uma tentativa da consciência de regular e compensar situações já vividas. Para Carl Jung, os sonhos não escondem, apenas revelam.

A verdade é que não existem limites para quem sonha. Podemos sonhar com mundos imaginários, com situações que nunca experienciámos ou lugares que nunca visitamos. Não há limite de espaço, de tempo e de cores.

Qual o significado dos sonhos antes de Freud?

No que concerne ao significado dos sonhos, há um antes e um depois de Freud. Podemos falar em dois tipos de interpretação antes da psicanálise:

  • Interpretação por decifração: É encontrada nos dicionários dos sonhos em geral. Por exemplo, se eu sonho com cobras, preciso ter cuidado com traições. Se eu sonho com peixes, significa que vou ter momentos de alegria e de abundância. Mais em frente abordaremos o significado dos sonhos mais comuns.
  • Interpretação simbólica: trata-se de uma “profecia”, algo místico ou espiritual, um desenrolar de acontecimentos que estão por vir. Como exemplo, podemos citar interpretações de sonhos em passagens bíblicas.

Com o surgimento da psicanálise, Sigmund Freud introduz outros elementos para a interpretação dos sonhos, levando em consideração o conteúdo manifesto do sonho (o que nos recordamos ao acordar, por exemplo) e o conteúdo latente (conteúdo escondido).

Para Freud, os sonhos precisam de ser analisados de forma compartimentada e não como um todo. Por essa razão, e segundo a psicanálise, apenas o conteúdo manifesto dos sonhos não é suficiente para compreender o significado subjacente do sonho.

Qual o significado dos sonhos mais comuns?

Basicamente, todas as culturas possuem uma interpretação própria dos sonhos. Muitos acreditam que os sonhos carregam visões e conteúdos premonitórios sobre o futuro, para outros algo totalmente diferente.

Embora tenhamos uma científica no que ao significado dos sonhos, reconhecemos haver muita curiosidade quanto à simbologia popular atribuída a alguns dos sonhos mais comuns. Assim, abordamos o significado dos sonhos mais comuns.

Nota: Alertamos para o facto de não ter qualquer base científica.

O que significa sonhar com água?

Sonhar com água é algo bastante comum. Poderá significar momentos de tranquilidade, harmonia ou futuros desafios a vencer.

O que significa sonhar com passa´ros?

Se o pássaro estiver a cantar ou a voar é um bom presságio! Significa que terá alegria, momentos de harmonia e de equilíbrio espiritual.

O que significa sonhar com o mar?

Se as águas forem calmas, poderá significar alegria e viagens futuras. Se forem agitadas, poderá significar futuros problemas no seio da família.

O que significa sonhar com casamentos?

Na generalidade das vezes, poderá significar que bons acontecimentos poderão estar para vir. Se sonhou com o casamento de pessoas desconhecidas, a cultura popular associa ao nascimento de uma criança na família.

5. O que significa sonhar com fezes?

Embora possa não ser algo propriamente agradável, o seu significado popular é francamente positivo. A simbologia atribuída relaciona-se com abundância, com dinheiro, fortuna e lucros nos negócios.

O que significa sonhar com sapos?

Poderá significar que se está a preparar para novas “batalhas”, seja nos negócios ou mesmo no amor.

O que significa sonhar com dentes?

Se forem dentes brancos e saudáveis significa que poderá estar a passar por um bom momento na sua vida. Caso se trate de um dente a nascer, significa que a sua família receberá passará a contar com uma nova pessoa, seja de um casamento ou o nascimento de uma criança.

O que significa sonhar com traição?

Poderá significar aquilo que está à espera ainda não aconteceu, não obstante poderá estar para vir.

O que significa sonhar com o meu cão?

Significa que você será amparado por um grande amigo em uma determinada situação. Sonhar com cachorro indica laços de amizade. Se o cachorro do sonho for de grande porte, significa que terá sucesso; se for de pequeno porte significa que você precisará de esforço para alcançar seu maior objetivo.

O que significa sonhar que estou a voar?

É um bom significado. Indica que irá aproveitar as oportunidades que lhe aparecerão pela frente. Caso esteja a cair, o significado do sonho poderá estar associado à necessidade de confiar mais em si (autoconfiança).

O que significa sonhar com carros?

Caso se trate de um carro novo significa que poderá estar próxima uma viagem. Caso se trate de um carro velho, poderá passar por algumas dificuldades. Ver carros parados, significa que terá que adiar algum projeto pessoal.

O que significa sonhar com bebés?

Caso o bebé esteja a dormir, significa harmonia e tranquilidade na sua vida profissional. Se o bebé estiver a ser amamentado, poderá indicar uma nova conquista amorosa.

A redação do trabalhador.pt