Sonoterapia: o que é e quais os seus benefícios?

Se tem problemas em adormecer ou em disfrutar de uma boa noite de sono, sabia que pode melhorar a sua situação, evitando recorrer a calmantes ou outros medicamentos? É verdade, existe uma forma mais saudável de ajudá-lo a passar uma noite bem dormida, sem interrupções ou agitações – a sonoterapia.

Neste artigo, iremos explicar no que consiste a sonoterapia e de que forma poderá tirar proveito desta terapia.

O que é a sonoterapia?

A sonoterapia, ou terapia do sono, consiste num tratamento que permite ao paciente atingir o estágio de sono profundo, de forma a poder dormir melhor. Atualmente, esta terapia recorre a várias técnicas para tornar este tratamento eficaz, entre as quais, a hipnose, psicoterapia, terapia ocupacional, meditação, yoga, e em casos mais severos, medicamentos.

Como os distúrbios do sono são muitas vezes causados por problemas emocionais, como ansiedade, stresse ou depressão, esta terapia ajuda o paciente a alterar os seus hábitos e forma de pensar, ensinando técnicas de relaxamento, o que acabará por afetar positivamente os padrões de sono da pessoa. A sonoterapia poderá ser a solução.

Como se realiza a sonoterapia?

A sonoterapia é composta por quatro técnicas

Os terapeutas podem recorrer a quatro técnicas diferentes de sonoterapia, que são aplicadas de acordo com as necessidades do paciente.

Terapia cognitivo-comportamental

Trata-se de uma das terapias,que compõem a sonoterapia mais utilizadas pelos terapeutas do sono. Consiste num conjunto de técnicas utilizadas para corrigir comportamentos que podem levar ao surgimento de insónias. Uma das táticas mais comuns é pedir ao paciente para fazer um diário do seu sono, onde se aponta as horas de dormir e acordar, bem como ocorrências como quantas vezes a pessoa acordou ou quais os pensamentos que teve enquanto estava a sofrer de insónia.

Outro método utilizado consiste em pedir ao paciente para permanecer na cama apenas durante o período de sono, ou seja, se a pessoa não conseguir adormecer dentro de 30 minutos após se deitar, o terapeuta recomenda o paciente a levantar-se, realizar outras atividades para se distrair um pouco, e depois voltar para a cama. 

Com base nos resultados observados, o terapeuta irá tentar compreender a situação do paciente, principalmente as razões que levam a padrões de sono tão incertos e indesejados.

Terapia de relaxamento

Tal como o nome indica, esta técnica de sonoterapia consiste na realização de atividades que permitem deixar o paciente mais calmo e relaxado, entre as quais, meditação, yoga, exercícios de respiração e reflexologia. O objetivo destas atividades é deixar o paciente tranquilo e de mente limpa para poder adormecer mais facilmente.

Tratamentos alternativos à sonoterapia

Se o terapeuta achar necessário, podem ser realizados tratamentos alternativos realizados à base de plantas em pó, cápsulas, chás e outros métodos naturais. O objetivo é estimular o relaxamento do paciente e evitar as insónias e outras perturbações do sono.

Indução de sono profundo

Existe ainda a possibilidade de induzir o paciente num estágio de sono profundo, que este não consegue alcançar normalmente. Durante este período, o paciente é avaliado e monitorizado por um profissional, normalmente um psiquiatra ou neurologista.

Para obter o efeito de sono prolongado, o profissional pode utilizar técnicas como a hipnose e alguns medicamentos.

Para quem é indicada a sonoterapia?

A sonoterapia é recomendada a pessoas que experienciam problemas associados ao sono de forma recorrente. Há quem não consiga adormecer, quem sofra de várias insónias ao longo da noite e quem não consiga manter uma boa rotina de sono durante dias seguidos.

Assim, a sonoterapia pode ser útil para quem sofre com os seguintes problemas:

  • Apneia do sono;
  • Ansiedade;
  • Stresse;
  • Insónias;
  • Depressão;
  • Sonambulismo;
  • Esquizofrenia.

Quais os benefícios da sonoterapia?

São várias as vantagens da sonoterapia

A sonoterapia pode oferecer vários benefícios aos pacientes, que podem persistir no curto ou longo prazo, dependendo do caso de cada pessoa. No geral, estas são as vantagens oferecidas por esta terapia:

1. Melhoria do sono

Como seria de esperar, a sonoterapia proporciona melhorias na qualidade do sono dos pacientes. Quem não consegue atingir o sono profundo, demorar a adormecer ou sofrer várias interrupções no sono ao longo da noite, poderá usufruir bastante desta terapia eficaz.

2. Relaxamento físico e mental

Um bom ciclo de sono diário proporciona uma melhor qualidade de vida às pessoas, pois um padrão de sono saudável permite diminuir os níveis de stress e ansiedade, melhorar o humor de cada um e proporcionar um maior relaxamento e descanso que todos merecem após um longo dia de trabalho. A sonoterapia pode ser uma das “ferramentas” para o atingir.

3. Maior energia

Todos sabemos por experiência própria que uma noite bem dormida pode fazer a diferença na nossa rotina diária. Por exemplo, por que razão nos deitamos cedo e nos certificamos de que dormimos um bom sono na noite anterior a uma entrevista de trabalho ou a um exame decisivo? Todos sabemos a resposta.

Uma noite de sono saudável permite-nos acordar com energia, motivados e preparados para o que o dia tem para oferecer, influenciando frequentemente a forma como lidamos com diversas situações e pessoas.

4. Melhoria da qualidade de saúde

Engana-se se pensa que a melhoria dos padrões de sono ajuda apenas a permitir um melhor descanso e a estimular os níveis de energia. A verdade é que uma rotina diária marcada por hábitos de sono saudáveis permite alcançar muitos outros benefícios a longo-prazo, entre os quais, o rejuvenescimento da pele, aumento da imunidade, prevenção de doenças, de stress e de ansiedade, controlo do apetite, entre outros.

Portanto, pense que ao melhorar os seus padrões de sono, apostando em soluções como a sonoterapia, por exemplo, estará também a proporcionar outros benefícios para a sua saúde, e no geral, a criar uma melhor qualidade de vida para si mesmo.

A sonoterapia proporciona ótimos resultados, mas só se for realizada por um profissional especializado na área, que consiga avaliar os seus problemas, conhecer a sua rotina, e a partir dessas informações sugerir as melhores técnicas a aplicar.

Esperamos ter ajudado a compreender melhor a sonoterapia e os seus inúmeros benefícios. Agora é consigo!

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.