Terapia holística: o que é e como funciona?

O stress e ansiedade são sintomas comuns em quase todos os adultos. A correria diária entre trabalho e casa pode criar sensações indesejadas e uma qualidade de vida longe do ideal. É aqui que a terapia holística pode surgir como uma útil ferramenta, já que permite a cada indivíduo melhorar o seu estado físico e mental, contribuindo assim para uma vida mais equilibrada e feliz.

Neste artigo, iremos explicar no que consiste a terapia holística e como poderá usá-la para seu benefício.

O que é a terapia holística?

A terapia holística é uma abordagem terapêutica que olha para o ser humano como um todo, tendo em conta o seu estado físico, mental, emocional e energético. Esta terapia considera que os elementos emocionais, físicos, mentais e espirituais de cada pessoa formam um sistema, que pode ou não sofrer desequilíbrios (o que normalmente causa o aparecimento de doenças).

Assim, o objetivo da terapia holística passa por tratar o paciente a todos estes níveis, estabelecendo o equilíbrio, e não optando por um tratamento fragmentado ou localizado numa única área, como é costume acontecer com as terapias convencionais.

Como funciona a terapia holística?

É importante compreender desde logo que a terapia holística permite tratar problemas como dores físicas, mas também questões relacionadas com crenças e bloqueios emocionais. Por exemplo, uma pessoa pode recorrer a esta terapia para mudar a sua perspetiva em relação à vida, passando de um estado de stress, medo e ansiedade para um estado calmo, positivo e consciente.

Portanto, não estamos aqui a falar de algo capaz de proporcionar apenas melhorias a nível físico, mas sim em todas as vertentes que contribuem para o bem-estar do ser humano.

Existem inúmeras terapias que se baseiam nos princípios holísticos, tendo todas elas os seus próprios benefícios e formas de atuar. Entre as mais conhecidas estão:

Algumas das terapias mencionadas focam-se mais no sistema energético da pessoa, procurando o equilíbrio vibracional, enquanto outras se focam mais em procurar o equilíbrio emocional, como é o caso do yoga. No entanto, apesar de diferentes, todas estas terapias têm um objetivo em comum: tratar o ser humano como um todo e restabelecer o equilíbrio em cada um.

Quais os benefícios da terapia holística?

Como já mencionado, a terapia holística pretende sempre encontrar o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual em cada um, o que pode ajudar a eliminar padrões negativos e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Em seguida, apresentamos alguns dos benefícios mais comuns oferecidos por esta terapia:

  • Ajuda a curar dores físicas;
  • Promove o equilíbrio energético;
  • Estimula uma harmonia a nível emocional, espiritual, mental e físico;
  • Proporciona qualidade de vida;
  • É eficaz no tratamento de algumas doenças/problemas;
  • Promove mudanças recomendadas e necessárias na vida dos pacientes;
  • Permite elevar a confiança e autoestima.

Que problemas pode tratar a terapia holística?

As pessoas que mais recorrem à terapia holística são aquelas que têm dificuldade em lidar com altos níveis de ansiedade e stresse nas suas vidas, dois problemas que segundo a perspetiva holística, são causados pela desarmonia entre o corpo e a mente. Assim, a terapia holística incentiva a uma mudança de hábitos e crenças, permitindo ao paciente se curar e prevenir diferentes doenças e problemas emocionais.

As terapias holísticas permitem tratar problemas como:

  • Ansiedade;
  • Stress;
  • Distúrbios alimentares;
  • Dores físicas;
  • Depressão;
  • Transtorno bipolar;
  • Tensão excessiva;
  • Insónias;
  • Medos;
  • Bloqueios emocionais;
  • Traumas.

Uma grande parte da terapia holística consiste em auxiliar no processo de desenvolvimento pessoal do paciente. Portanto, após determinados tratamentos, o indivíduo pode sentir-se mais confiante, positivo e capaz de ultrapassar estados negativos e bloqueios emocionais com os quais anteriormente não conseguia lidar.

Ao eliminar estes estados mentais indesejados, a pessoa em questão passa a ver a sua energia vital fluir de forma livre, o que permite o restabelecimento do equilíbrio no corpo humano.

Quem pode recorrer à terapia holística?

Qualquer pessoa pode recorrer à terapia holística. Aliás, inúmeros terapeutas, psicólogos e psiquiatras recomendam que todas as pessoas façam algum tipo de terapia holística, pois os seus efeitos podem ser realmente revolucionários na vida dos pacientes. Por exemplo, a meditação e yoga têm, indiscutivelmente, efeitos positivos na vida dos seus praticantes, que aprendem a viver no presente, a ser conscientes das suas emoções e ambições, a identificar bloqueios emocionais negativos, e no fundo, a viver de forma positiva e equilibrada. Afinal, quem não gostaria de experienciar tudo isto?

A verdade é que muitas pessoas afastam ainda a ideia de recorrer a algum tipo de ajuda como esta, precisamente por acharem que este tipo de terapias só se aplica a pessoas que não conseguem lidar com as suas emoções. Infelizmente, existe ainda algum ceticismo por parte de certas pessoas relativamente à eficácia destas terapias, o que não faz qualquer sentido pois já várias investigações comprovaram o efeito positivo das mesmas na vida das pessoas, além de todos os testemunhos que colaboram essa mesma ideia.

Portanto, se estiver interessado em experimentar algum tipo de terapia holística, consulte um terapeuta especializado e avalie os resultados por si mesmo, através da sua experiência individual. 

A terapia holística ajuda a estimular o autoconhecimento e a expandir a consciência de cada um, o que permite resolver conflitos internos e encontrar o equilíbrio desejado. Se quiser experimentar esta terapia, consulte um profissional especializado e verifique os resultados por si.

A redação do trabalhador.pt