Trabalha em casa? Descubra como conciliar o trabalho e a família

conciliar o trabalho e a família em teletrabalho

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas colocaram os seus trabalhadores em teletrabalho, o que para algumas pessoas foi uma mudança e tanto, dado que muitas famílias tiveram que se adaptar a esse “novo normal”. Trabalhar remotamente tem as suas vantagens, por exemplo é possível usufruir da liberdade de se trabalhar em casa ao mesmo tempo que se passa a ter mais tempo com a família.

Dicas para conseguir “separar as águas”

Não obstante, trabalhar em casa não é um mar de rosas, em parte porque muitas vezes é difícil separar os momentos de trabalho e os momentos com a família. Assim, seguindo algumas dicas como as que serão sugeridas abaixo, poderá aprender a balancear da melhor forma o trabalho em home office e a vida familiar.

1. Defina um horário para iniciar o dia de trabalho

Para começar, é importante que estabeleça um horário para iniciar o seu dia de trabalho, não deixando de cumprir com as rotinas que tinha anteriormente, designadamente a higiene pessoal e vestir-se adequadamente (q.b.). É muito comum que, quando se trabalha em casa, rapidamente se caía na tentação de trabalhar de pijama e se possível trocar o horário das refeições – algo que a nosso ver é um erro.

2. Reserve tempo para descanso e família

Caso a sua entidade empregadora não o faça, deverá definir o seu horário de trabalho em home-office. Findo o dia de trabalho ou durante o intervalo para almoço, por exemplo, poderá (aliás, deverá…) aproveitar para descansar e ou dedicar a atenção à família. Estes momentos de “fuga” são importantes, em grande medida por lhe permitirem desligar um pouco do trabalho. Tente manter este hábito diariamente, a não ser em casos excepcionais como quando for necessária uma reunião importante com algum cliente.

3. Tem clientes internacionais? Organize-se por turnos

Algumas empresas, sobretudo as de grande dimensão, têm clientes internacionais em diferentes pontos do globo. Caso seja o seu caso, deverá procurar organizar o seu tempo por turnos e em conformidade com o fuso horário do país em que seu cliente está inserido.

4. Tempo para responder a e-mails e marcar reuniões

Separe na sua agenda de trabalho diária um momento para responder a e-mails dos seus clientes e marcar reuniões, de modo que nesse horário não seja interrompido por por possíveis distrações, como por exemplo barulhos domésticos ou de pessoas a conversar, o barulho da televisão ou o choro das crianças.

5. Ambiente confortável e arejado para trabalhar

Mesmo que esteja a trabalhar em casa, é necessário ter o mínimo de conforto para que se consiga ter bons níveis de produtividade. Para isso, deverá optar por escolher um ambiente mais confortável para se acomodar, podendo ser uma parte da sala ou mesmo um quarto que possa converter num escritório.

Para se sentar deverá escolher uma boa cadeira ergométrica de modo que a sua postura fique ereta e procure manter o monitor do seu computador ajustado à altura de seus olhos, o que a longo prazo o vai ajudar a evitar problemas de visão.

6. Organize o seu espaço de trabalho adequadamente

Para um melhor desempenho no trabalho, é importante dar atenção à organização do seu local de trabalho. Neste quesito, poderá escolher decorar de forma singela o seu ambiente, propiciando assim um dia a dia potencialmente mais leve.

Como item de organização poderá optar por decorar seu espaço com fotos dos seus familiares ou de viagens e um mural de avisos, colocando ainda um vaso com uma planta de forma a dar um toque de alguma proximidade com a natureza, criando assim um local que o inspire a trabalhar de forma mais motivada.

Worker.pt editorial team

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