Vai falar em público? 7 dicas essenciais para ter sucesso

8 dicas para falar em público

Vai discursar em público e está a entrar em pânico porque odeia subir a um palco e ter dezenas de olhos em si enquanto tenta falar sobre um assunto sem se engasgar ou esquecer as palavras? Então este artigo é para si.

Os pontos essenciais para falar em público

Preparámos um pequeno guia para o ajudar a preparar a sua apresentação e para, melhor ainda, conseguir a atenção do público de forma a conseguir passar a transmitir a mensagem.

Preparar, preparar, preparar

Antes de tudo, se quisermos dar um discurso coerente, informativo e cativante temos de treinar, e muito! Deve começar por aprofundar o seu conhecimento no assunto que pretende abordar, de forma a estar completamente à vontade para falar sobre o mesmo, e para eventualmente conseguir responder devidamente a questões que lhe poderão ser colocadas. Por outras palavras, se vai arriscar, ao menos faça boa figura!

De seguida, aconselhamos a gravar um vídeo onde aparece a praticar o seu discurso. O objetivo é estudar a sua postura, o tom de voz, a velocidade com que fala, entre outros pontos importantes. Repare nas vezes em que usa as bengalas linguísticas como “umm” e faça um esforço para evitá-las da próxima vez. Quantos mais vídeos gravar, mais noção terá das suas fraquezas e forças, e melhor se poderá preparar.

Conhecer a audiência

conhecer a audiência para que vai falar
Adequar o que diz e a forma como o diz é crucial

Agora que já conhece melhor o assunto que vai abordar e os detalhes que terá de ter em conta, o próximo passo é saber para quem vai falar. Encontre formas de conhecer os seus ouvintes e estratégias para chegar até eles. Deve-se estar a perguntar como é que é possível conhecer os interesses de cada uma das pessoas que o estarão a ouvir, e a resposta é simples – não é possível.

Contudo, há certos dados aos quais pode ter acesso e que lhe poderão elucidar um pouco, como por exemplo, a faixa etária ou sexo predominante do público. Porque é que estes dados são importantes? Bem, o discurso que utiliza quando fala com um grupo de crianças é certamente diferente do que o que utiliza quando se dirige a adultos, por exemplo.

Também poderá tentar “quebrar o gelo” no início do discurso e falar um pouco com alguns dos presentes para perceber o tipo de ambiente em que se encontra – se as pessoas são sorridentes e divertidas, ou se está perante um cenário mais formal com indivíduos mais sérios e que gostam de ir diretos ao assunto.

Apelar a todos os sentidos

Tal como o biologista molecular, John Medina, diria “o cérebro não presta atenção a coisas aborrecidas”. A questão chave é, como podemos prevenir o aborrecimento? Bem, é importante lembrar que todos interpretamos o que se passa no mundo através dos nossos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Vários estudos indicam que as pessoas tendem a lembrar-se melhor de informação que agregue vários sentidos e, por isso, deve explorar as maneiras de contar a sua história através deles.

Por exemplo, em vez de falar sobre um senhor que ia correr todas as manhãs no mesmo parque, mostre uma imagem que ilustre esse mesmo cenário, vários estudos dizem que a visão é o sentido mais apurado da maioria das pessoas, portanto tire proveito disso mesmo.

Se o objetivo do seu discurso for puramente comercial, pode levar os produtos que pretende vender e fazê-los passar por cada membro do público para que estes possam senti-los e cheirá-los. Por outro lado, se pretende dar um discurso motivacional, tente aproximar-se do público. Tony Robbins, um famoso palestrante, frequentemente toca nos ombros das pessoas, ou abraça-as, criando assim um contacto mais próximo, o que pode facilitar a transmissão da sua mensagem.

Introduzir conflito na história

introduzir conflito na história
Ao falar em público deve envolver emocionalmente o público

Mais uma vez, evite contar os factos crus e duros tal como são, isso é aborrecido e com certeza fará com que o público disperse os seus pensamentos para longe. O ideal é contar uma história e passar por cada ponto que pretende abordar de forma apelativa. Para tal, o ideal seria criar um conflito no meio da narração.

Ninguém gosta de ouvir histórias com fins expectáveis, ou cujo conteúdo é demasiado “perfeito”, onde tudo corre bem e todos são felizes para sempre. O público gosta de se assustar, chorar e rir com os filmes que veem ou livros que leem, por isso tente trazer esta montanha-russa de emoções para o seu discurso e verá que o público prestará atenção do início ao fim.

Utilizar analogias e metáforas

As metáforas e analogias conseguem tornar uma apresentação memorável. Por exemplo, é possível, e até recomendável, começar um discurso com uma história que incorpore uma metáfora apropriada para o resto da mensagem que se pretende passar. Mais tarde, pode-se concluir a apresentação com a mesma história que dependia dessa mesma metáfora, ou seja, pode-se acabar o discurso conectando as pontas soltas verificadas no início, através de uma metáfora.

Também as analogias ajudam o público a compreender melhor a sua mensagem, se usadas corretamente. Tente colocar-se no lugar do público antes de decidir quanto ao uso de uma analogia, isto porque ninguém vai perceber tão bem o assunto como você, ou seja, tente recorrer a referências que qualquer pessoa possa facilmente compreender.

Estabeleça contacto visual e partilhe algo

fazer uso do contacto visual
É importante estabelecer contacto ocular com o seu público

Esta é uma técnica mais difícil de implementar do que parece. Pode ser intimidante olhar diretamente nos olhos do público, principalmente se já estiver nervoso. Contudo, a verdade é que o contacto visual entre um orador e um ouvinte é importante para que este se sinta pessoalmente envolvido com a sua história, e ouvintes envolvidos são mais facilmente persuadidos.

Outra excelente forma de envolver o público é contando algo pessoal sobre si. As pessoas gostam de ter alguém com quem se relacionar e histórias que as inspirem, principalmente se vierem diretamente de alguém que estas admiram ou que alcançaram algo que também elas pretendem alcançar. 

Quebrar o padrão esperado

Uma tática testada para evitar que as pessoas se distraiam com os seus telemóveis durante uma apresentação é mudar o ritmo e tom de voz, “O público vai desconectar-se do que está a dizer porque o padrão é previsível: o ponto A vem antes do ponto B, e o ponto B antes do C, etc”, diz Diane DiResta, uma famosa autora e palestrante. Tente variar o volume, tom e velocidade da sua voz, quebre o padrão previsível e diga uma ou outra piada a meio do discurso.

Poderá ainda levantar uma pergunta ao público, mas só divulgar a resposta no final, de forma a que as pessoas estejam atentas ao longo da apresentação para tentarem encontrar a solução.

O medo de falar em público está relacionado com o medo de ser alvo de críticas, e este relacionado com o medo da não aceitação e com a preocupação do que os outros pensam de si. Este medo é totalmente legítimo, até compreensível, e acreditamos que só após alguns contactos com a “fera” é que se vai começar a sentir mais confortável com a situação. Até lá, recomendamos que siga as nossas dicas. Boa sorte!

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.

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