Depiladora a cera: o que é, vantagens e como escolher?

A depilação é uma tarefa um pouco complicada, principalmente para quem não tem muita experiência. Existem inúmeros métodos de depilação, sendo um dos mais conhecidos a depilação a cera.

Genericamente, a depilação a cera pode acontecer de duas formas: aquecendo a cera manualmente ou recorrendo a uma máquina depiladora. Pelo trabalho que aquecer a cera manualmente acarreta, muitas optam por comprar uma depiladora a cera.

Uma das grandes vantagens da depilação através de uma máquina depiladora, prende-se com a eficácia deste método de depilação e com o facto de ser menos desconfortável que o metódo de depilação a cera tradicional (manual). Além disso, é consideravelmente mais acessível que outros métodos de depilação, nomeadamente a laser.

Neste artigo, abordamos alguns pontos que consideramos importantes relativamente à máquina depiladora a cera, destacando as suas vantagens e alguns pontos que devem ser considerados na aquisição de uma depiladora a cera.

Porquê escolher uma depiladora a cera?

Há vários motivos para optar por uma depiladora a cera

A depilação feita com uma máquina depiladora a cera é muito mais prática, rápida e higiénica. Esta técnica pode ser utilizada tanto por pessoas sem nenhuma experiência e que realizam habitualmente a depilação em casa, como também por profissinais (esteticista e centros de beleza).

Além disso, a depiladora a cera é muito menos propensa a causar alergias comparativamente a outros métodos de depilação, podendo ser aplicada em pele mais sensiveís.

Outro ponto a ter em conta é o facto de as máquinas depiladoras a cera serem aparelhos acessíveis (€), sendo comercializados em vários modelos e por várias marcas.

Como funciona uma depiladora a cera?

A máquina depiladora a cera funciona de maneira diferente as tiras de cera

Diferente das populares tiras de cera que são aquecidas de forma manual (com a fricção das mãos), ou da cera quente utilizada em centros de beleza, a depiladora a cera funciona de forma diferente.

Através de um aplicador elétrico, a cera é aquecida na depiladora e, em seguida, aplicada na pele. Este aparelho evita com que a cera respingue do aparelho, mas ao mesmo tempo, é muito menos dolorosa do que utilizar a cera fria das tiras.

As recargas que acompanham a depiladora de cera são encontrados em cartuchos, e apesar do seu contéudo (a cera) estar derretido, são muito menos quentes que a cera comum (que é aplicada com espátulas).

Quais as vantagens da depiladora a cera?

Uma das vantagens das máquina de depilação a cera é o facto de serem muito práticas
  • Zonas em que pode ser utilizada: a máquina depiladora a cera pode ser utilizada tanto em regiões mais firmes e grandes do corpo, como são exemplo as pernas e os braços, ou em regiões mais sensíveis, como as axilas e o buço.
  • Temperatura: por estar menos quente que a cera depilatória comum, a depiladora a cera evita queimaduras, sendo indicada para peles sensíveis.
  • Aplicação: a depiladora a cera possui um formato que facilita a aplicação da cera na pele, não necessitando de outros utensílios para realizar a aplicação (como espátulas, por exemplo). Além disso, a depiladora faz com que seja só aplicada na pele a quantidade estritamente necessária de cera, evitando o desperdício.
  • Praticidade: assim como as depiladoras elétricas, a depiladora a cera é geralmente de pequena dimensão e pode ser usada com apenas uma mão, podendo ser facilmente transportada.
  • Limpeza: por causa da sua forma de aplicação, a limpeza da depiladora a cera é muito simples, pois não respinga a cera nela contida contida.
  • Método: o método utilizado pela depiladora de cera, permite a extração de pelos muito curtos, porque a depiladora de cera é mais precisa que a cera utilizada com espátulas. Por essa razão, não precisará de se depilar novamente por um bom tempo.
  • Modelos: os modelos a depiladora de cera são quase sempre muito parecidos, permitindo que os cartuchos de cera sejam compatíveis com quase todas as máquinas.

Como se depilar com uma depiladora a cera?

É muito fácil utilizar uma depiladora a cera, basta seguir o passo a passo infra

O facto de ser prático utilizar uma máquina depiladora a cera é uma das maiores vantagens para se investir neste aparelho. Em apenas alguns passos é possível realizar a depilação.

Passo a passo:

  1. Coloque a recarga de cera na depiladora – pode optar por uma recarga nova ou utilizar uma que já tenha sido utilizada, desde que ainda tenha cera no seu interior;
  2. Ligue a máquina depiladora a cera à corrente eletrica – existem modelos de tomada ou de plataforma de carga;
  3. Espere até a cera aquecer e preencher toda a ponta do aparelho;
  4. Passe a ponta da depiladora sobre a pele, de maneira a deixar derramar a cera sobre a pele;
  5. Com uma tira de papel, pressione a cera que está na pele;
  6. Puxe a cera no sentido contrário ao crescimento dos pelos;
  7. Caso reste algum resíduo de cera, remova-o com água;
  8. Aplique creme hidratante ou creme pós-depilatório para acalmar a pele.

Antes de comprar uma depiladora a cera

Antes de comprar uma máquina depiladora a cera, deve considerar algumas fatores

Se faz intenções de adquirir uma máquina depiladora a cera então deve saber que há alguns fatores que deve considerar, nomeadamente a sua potência, as recargas, o tamanho e inclusão (ou não de termostato). Em seguida, falaremos um pouco mais sobre cada um.

1. Potência

Apesar da depiladora a cera não ser um aparelho muito potente, vale a pena observar este ponto mesmo que a única função do aparelho seja aquecer a cera. Lembre-se que aparelhos mais potentes, acabam por aquecer a cera mais rapidamente, e dependendo da situação, isso pode facilitar bastante a sua vida.

2. Recargas

Como já referimos, a generalidade das recargas para as depiladoras de cera são universais, diferenciando-se apenas de acordo com cada tipo de pele ou função, como as com propriedades calmantes ou hidratantes.

No entanto, algumas marcas possuem cartuchos próprios, com tamanhos específicos para certas máquinas depiladoras, não podendo ser usadas em modelos de marcas concorrentes.

Por essa razão, não se esqueça de verificar se o modelo de depiladora de cera que escolher é compatível com os modelos de cartuchos que pretende adqurir.

3. Tamanho

Grande parte das depiladoras de cera possuem o mesmo tamanho e cartuchos também. A depiladora a cera pode ter um peso aproximado de 500 gramas, e o cartucho um peso de cerca de 100 gramas.

4. Termostato

Este é um ponto muito interessante a ser observado, dado que alguns modelos de depiladora a cera contam com uma termostato que permite regular a temperatura a que a cera é aquecida. Isto influencia diretamente a textura e viscosidade da cera. Outros modelos podem até indicar quando a cera atingiu a temperatura correta para aplicação.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas e torne a tarefa de comprar de uma máquina depiladora a cera bastante mais fácil.

A redação do trabalhador.pt