Semi-reboque basculante: qual o ideal para a sua empresa?

semi-reboque basculante

Os semi-reboques são usados para transportar cargas pesadas em segurança e existem diferentes tipologias no mercado. O tipo basculante tem uma parte de carga vertical com sistema de elevação e é ideal para o transporte de grãos e produtos semelhantes.

Há muitas outras informações sobre os semi-reboques basculantes que iremos partilhar ao longo do conteúdo.

Antes de continuar a leitura, se está à procura de um semi-reboque de qualidade, faça a sua pesquisa na Truck1. No website, escolha o país onde quer fazer a sua procura, quanto tenciona gastar, que tipo de materiais irá transportar e qual a carga média em KG e obtenha os resultados.

Na Truck1.pt também pode optar por alugar os semi-reboques basculantes por um período à escolha.

Reboque ou semi-reboque: qual a melhor opção?

Sabe qual a diferença entre os reboques e os semi-reboques? O semi-reboque é mesmo necessário ou um reboque é a opção mais vantajosa para a sua empresa?

Tudo depende das cargas a transportar. Os reboques suportam menos peso e os semi-reboques suportam cargas mais pesadas, portanto terá de escolher o reboque que se adequa às necessidades da sua empresa.

O semi-reboque também deve ser apoiado a um veículo, embora não possa fazê-lo com qualquer tipo de veículo. Este só mantém o equilíbrio se tiver apoiado, ao contrário do reboque, com algumas limitações ao nível de transporte, embora seja usado em viagens longas.

Saber que camiões são compatíveis com os semi-reboques também é importante. Se não escolher corretamente, o camião pode precisar de mais manutenção a longo prazo e mesmo as cargas podem não ser transportadas em segurança.

Já os semi-reboques são habitualmente usados em camiões destinados a cargas pesadas.

Que tipos de semi-reboques existem?

Se o objetivo é transportar cargas mais pesadas, existem muitos tipos de semi-reboques à disposição. A escolha depende da tipologia de produtos a transportar.

Os semi-reboques abertos, por exemplo, são usados para transportar cargas que não precisam de proteção e os fechados para transportar cargas que precisam de estar protegidas (das condições meteorológicas, por exemplo).

Já o semi-reboque em tanque é ideal para transportar líquidos, o frigorífico para produtos que precisam de ser transportados a determinadas temperaturas e o basculante para transporte a granel.

Já para o transporte de veículos pesados ou peças pesadas, o semi-reboque zorra é a escolha mais indicada.

É necessária alguma documentação?

Sim, o uso de semi-reboques implica que a empresa de transportes tenha a documentação necessária. Os documentos devem incluir a informação relativa à carga transportada e o seguro associado que nem sempre está incluído no do veículo.

Ao procurar um seguro, avalie muito bem as condições gerais da apólice para garantir que tem cobertura caso aconteça algum acidente com o semi-reboque e carga transportada. Se possível, contrate um seguro que garanta assistência 24 horas.

Escolher o veículo para o transporte com semi-reboque

O semi-reboque precisa de um veículo onde se possa apoiar, ao contrário de um reboque simples, portanto é essencial que escolha um camião adequado para que o transporte seja feito em total segurança.

Os camiões para cargas mais pesadas são os mais indicados. Nestes, uma parte do camião tem a força do motor e a cabine do motorista, e a outra parte recebe a carga (o semi-reboque).

Estes camiões costumam ser usados em viagens longas e a sua capacidade de tração aumenta à medida que se adicionam eixos ao conjunto.

Como escolher um semi-reboque basculante?

Os semi-reboques basculantes de fabricantes líderes servem para transportar grãos, areia, terra, entre outros, em total segurança, mesmo a longas distâncias. Mas como escolher o modelo ideal para a sua empresa?

Terá, apenas, de ter em consideração o tamanho do semi-reboque basculante, se é possível usá-lo com o seu camião e se se encontra num bom estado quando o comprar. Se sim, não deverá ter quaisquer problemas.

No entanto, não se esqueça que caso precise de transportar outro tipo de materiais, deve investir num semi-reboque adequado. Se tem uma empresa de transportes, é provável que precise de diferentes tipos.

Evite usar tipologias que não sejam compatíveis com os produtos transportados ou transportar carga superior à recomendada, caso contrário pode ser multado.

Antes de qualquer compra, certifique-se de que o semi-reboque basculante é o mais indicado para si e, se não for o caso, avalie as outras opções disponíveis.

A redação do trabalhador.pt