7 cursos online para quem quer começar a programar

As profissões ligadas às TI (Tecnologias da Informação) estão em alta. A grande procura, nacional e internacional, por profissionais especializados nesta área acaba por refletir-se nos salários praticados, levando cada vez mais pessoas a procurarem formação neste setor.

Por exemplo, um programador de interfaces gráficos (front-end) com apenas dois anos de experiência pode ganhar a partir de 30 mil euros brutos por ano no mercado português, mas se subirmos até às posições de chefia, o valor do salário bruto anual pode ultrapassar os 120 mil euros.

O apelo é forte, por isso, se quer entrar neste mundo e começar a programar, fique atento aos cursos online que temos para si.

7 Cursos online para quer começar a programar

1. Curso de Programação online da Wild Code School

Com quase uma década de experiência, a Wild Code School oferece a quem queira aprender a programar em Lisboa (de forma presencial) ou no resto do país (através de remote learning) uma extensa oferta formativa na área que os prepara para integrarem empresas e projetos na área do digital.

Em relação à Programação propriamente dita, esta escola tem um curso de programação intensivo que lhe dá a oportunidade de aprender a programar e se tornar um Front-end ou um Full-Stack Developer em 5 meses, fazendo parte do curso, Javascript ou PHP, dois tipos de linguagens de programação muito populares e dos mais usados no mercado de trabalho.

Este curso de formação profissional intensivo é focado numa pedagogia baseada em projetos onde os alunos podem trabalhar em desafios reais durante os hackathons com os parceiros da escola ou durante projetos com os clientes.

A frequência deste curso não exige pré-requisitos ou diplomas e é feito em full-time.

Uma das grandes vantagens deste curso em relação aos demais é a sua orientação para o mercado de trabalho, uma vez que após a conclusão do curso, a Wild Code School não só vai ajudá-lo, se for essa a sua vontade, a conseguir um emprego como programador, como lhe dá acesso a um Gestor exclusivo que o vai ajudar a encontrar oportunidades profissionais na indústria tecnológica por toda a Europa.

2. CS50’s Introduction to Computer Science da Universidade Harvard

Se sempre sonhou estudar em Harvard, este curso online de programação é sua hipótese. Dirigido a principiantes, o programa deste curso inclui, entre outros temas, a estrutura de dados, a engenharia de software, o desenvolvimento para Web e linguagens de programação como C, PHP, JavaScript.

Pode iniciar o curso em qualquer altura do ano e decidir o ritmo que lhe é mais conveniente.

3. Intro to Computer Science da Udacity

Sem necessitar de qualquer conhecimento prévio em Python, uma das linguagens de programação mais utilizadas atualmente, com este curso online da Udacity vai aprender a construir um motor de busca e uma rede social através de exercícios práticos.

O curso centra-se em 7 lições da autoria de David Evans, atualmente professor de Ciências da Computação na Universidade da Virgínia.

4. Udemy

Não especificamos um curso online porque a oferta da Udemy é bastante extensa e vai desde os Cursos de Javascript às Linguagens de Programação e ao Desenvolvimento Web.

Os cursos são pagos e exigem que, antes de escolher a formação que mais lhe interessa, se registe na plataforma.

5. Programming Basics do Instituto Tecnológico de Bombaim

Tal como o nome indica, este curso dinamizado pelo Instituto Tecnológico de Bombaim (Índia) é uma introdução ao universo da Programação que se focará, especialmente, na linguagem C/C++.

O Programming Basics tem a duração de seis semanas e ainda que não seja necessário programar de antemão, é recomendado que tenha alguns conhecimentos em cálculo ou matemáticas para que a matéria sobre os conceitos de algoritmia lhe seja mais fácil de acompanhar.

6. Introdução ao Teste de Softwares da Cousera

De modo a fazer frente à escassez de profissionais na área de Teste de Softwares, a Universidade de São Paulo desenvolveu um curso online de Introdução ao Teste de Softwares a que os iniciantes na arte da programação podem ter acesso através da Coursera.

Entre outras temáticas, do programa do curso fazem parte um módulo de introdução à atividade de Teste de Software, em que se explicam os seus conceitos e o contexto no qual está inserida, um módulo de Testes Funcionais e um outro de Testes Estruturais.

Ao completar a formação, os estudantes serão capazes de aplicar as principais técnicas, critérios e ferramentas de teste em variados domínios e tipos de software.

7. Codecademy

Nascido há sete anos, o centro de formação online Codecademy é especialista em tudo o que diga respeito à programação. Da construção de sites à análise de dados, os cursos estão abertos a todos, independentemente do seu grau de experiência e há várias modalidades de inscrição, da gratuita (com aulas interativas e exercícios práticos) às profissionais que implicam uma assinatura mensal de 13,99€.

A redação do trabalhador.pt