O débito direto autoriza a realização de pagamentos rotineiros através da retirada automática de dinheiro das nossas contas, pelo que não precisamos de nos preocupar com deslocações ou prazos de entrega.
A sua utilidade é evidente, mas certamente já quis cancelar um débito direto. Perante essa situação, sabe como pode proceder ao cancelamento deste pagamento? Neste artigo, explicamos como fazê-lo mantendo sempre a segurança dos seus dados bancários.
O que é um débito direto?
O débito direto é uma forma de pagamento através da qual um valor é diretamente retirado de uma conta à ordem perante a compra de determinado produto ou serviço.
Este método é bastante conveniente, pois permite que um determinado pagamento seja realizado de forma automática, sem implicar deslocações ou stresse relacionando com datas ou prazos a cumprir. Portanto, da sua parte, nada é exigido além de saldo suficiente na sua conta para a concretização do débito.
Por exemplo, as mensalidades do ginásio são pagas através do débito direto. Todos os meses, normalmente no mesmo dia, o mesmo valor é retirado da sua conta. É comum optar-se pelo débito direto quando se trata de pagamentos de produtos mais caros feitos às prestações, como é o caso de uma televisão ou smartphone, ou então no pagamento de serviços cobrados mensalmente como a eletricidade, gás, água, etc.
Como cancelar um débito direto?
Apesar das vantagens associadas a este método de pagamento, a verdade é que este pode, por vezes, ser inconveniente e gerar alguns problemas, desde pagamentos não autorizados ou a erros nos montantes cobrados.
Assim, se estiver sujeito a débitos diretos, é importante saber como cancelá-los quando necessário. Existem três formas diferentes de cancelar um débito direto, são elas: o multibanco, através da internet ou no balcão do seu banco.
De seguida, abordaremos detalhadamente cada uma delas, de forma a perceber qual a mais conveniente para si:
Cancelar um débito direto no multibanco
O multibanco é normalmente a opção mais comum para cancelar um débito direto. Para tal, precisa apenas de ir até ao multibanco mais próximo e seguir as seguintes indicações:
- Inserir o cartão de débito, ao qual está associado o débito direto e colocar o PIN;
- Clicar na opção “débitos diretos”, presente no menu do lado direito;
- Conseguirá ter acesso a uma lista com as suas autorizações de débito direto ativas, que estão devidamente identificadas por um número e nome da entidade credora.
- Clique em “cancelamento de autorização” para cancelar o débito direto.
- Confirme a operação e espere o talão que a confirme.
Cancelar um débito direto na internet
Se preferir evitar deslocações, pode optar por um método mais cómodo: cancelar um débito direto via internet, mais concretamente, através do seu serviço de homebanking:
- Inicie sessão para entrar na página do seu homebanking;
- No menu, selecione a opção “transferências e pagamentos”;
- Selecione “débitos diretos”;
- Terá acesso a uma lista de todos os seus débitos diretos autorizados;
- Selecione o débito direito que quer cancelar e escolha “inativar” ou “cancelar”.
Poderá encontrar instruções específicas para cada banco:
Cancelar um débito direto no balcão do banco
Se quiser cancelar um débito direto presencialmente, pode fazê-lo diretamente num balcão do seu banco. Basta dirigir-se a alguém que trabalhe no local e manifestar a sua intenção de cancelar o débito direto. O processo é muito rápido e simples.
Que cuidados ter com os débitos diretos?
Como já mencionado, o pagamento via débito direto é muito útil, mas existem alguns cuidados que não deve ignorar, entre os quais:
- Consultar as autorizações de débito direto – Consultar regularmente a lista de autorizações de débito direto que tem ativas, de modo a gerir com segurança os seus débitos diretos.
- Verificar o extrato bancário com regularidade – Ao optar pelo débito direto, arrisca-se a enfrentar uma cobrança indevida por parte do banco, que é um problema bastante comum. Assim, deve verificar o seu extrato bancário para ver se os débitos mensais estão a ser devidamente realizados.
- Limitar os débitos diretos – Além de cancelar um débito direto, através do multibanco ou homebanking pode também estabelecer limites nos seus débitos diretos. Esta abordagem pode ser útil em casos de engano nos débitos. Por exemplo, se lhe retirarem mais dinheiro do que é suposto, ao estabelecer limites, certifica-se de que só lhe será retirado, no máximo, o valor que estipulou, evitando assim perdas mais significativas.
- Inativar as autorizações de débitos diretos antigos – Por exemplo, se continua a pagar por um ginásio que já não frequenta, deve inativar tal autorização de pagamento, pois já não usufrui do serviço em questão. Para realizar as alterações, precisa apenas de consultar as suas autorizações de débito direto e se detetar alguma que já não lhe interessa, cancele-a de imediato, de acordo com os passos anteriormente indicados.
O que fazer se um débito não for autorizado?
Caso tenha detetado que foi efetuado um débito direto na sua conta que não autorizou, deverá contactar rapidamente a sua entidade bancária e comunicar o sucedido. Dispõe de 13 meses para o fazer.
O que fazer se for debitado um valor incorreto?
Se lhe for debitado um valor que exceda o autorizado deve contactar a entidade responsável pelo débito e efetuar uma reclamação. Tem até 8 semanas depois da cobrança para reclamar acerca do sucedido.
Cancelar um débito direto é algo relativamente fácil de fazer e esperamos que as explicações dispostas neste artigo o ajudem a realizar a operação sempre que necessário.