Como desembaciar vidros?

Em algum momento certamente já precisou lidar com vidros embaciados. Seja em casa ou mesmo no carro, a situação é comum principalmente durante o período de inverno, devido às geadas, chuvas e mesmo ao próprio vento e frio.

Por isso é importante saber como desembaciar vidros. Afinal, ninguém gosta de estar com os vidros com um aspeto “sujo”, além de impedirem que haja uma boa visibilidade. O problema é mais sério nos carros, já que a falta de visibilidade é muito perigosa durante a condução.

A solução parece simples: limpar! Mas será que sabe como desembaciar os vidros corretamente? A tarefa não é fácil como a maioria das pessoas imagina. Afinal de contas, não basta passar um pano, dado que isso até pode por deixar os vidros ainda mais embaciados e com manchas.

Para o ajudar nesta tarefa, redigimos este artigo onde partilhamos dicas de como desembaciar vidros, explicando algumas das diferentes formas de o fazer e manter as janelas de sua casa ou do seu veículo sempre limpos.

Qual a causa dos vidros embaciados?

Antes de saber como desembaciar vidros, é importante perceber qual a razão porque estes ficaram embaciados. Como já referimos, é algo mais comum durante as estações mais frias do ano.

Com as janelas e vidros fechados, a água que se transforma em vapor dentro do carro – ou mesmo em casa – entra em contato com os vidros que estão frios. Em virtude do “choque térmico” o vapor de água transforma-se novamente em água no estado líquido, ficando esta “agarrada” aos vidros.

De forma simples e simplicista, podemos dizer que os vidros embaciados são resultado do excesso de humidade. A mistura de massas de ar quente e frio que circulam à superfície do vidro favorece a formação de gotículas. E como este processo de vaporização da água é constante, a quantidade presente nos vidros da casa e do carro vai aumentando, o que leva à necessidade de desembaciar os vidros.

Outro fator que agrava os vidros embaciados é a própria sujidade acumulada, seja da poluição, da humidade ou até das marcas de dedos. Quanto mais sujo um vidro estiver, maior será a concentração da água ao ter contato com a superfície. E isso irá fazer com que se embacie mais rápido.

Muitas vezes, a sujidade é quase impercetível ao olho humano, não obstante, é recomendável limpar os vidros com alguma regularidade.

Como limpar vidros embaciados?

Não existe uma fórmula definitiva de como desembaciar vidros e não tem como dizer qual é a melhor opção. O ideal é sempre testar e ver qual tipo de limpeza para vidros embaciados funciona melhor para você. Veja algumas sugestões:

1. Produtos específicos para vidros

No mercado existem vários produtos próprios para a limpeza de vidros embaciados. Estes devem ser usados com frequência e são, regra geral, o melhor método.

Outra opção é adquirir os chamados “líquidos repelentes de água”. Estes criam uma espécie de película antiaderente da humidade, evitando que a sujidade se acumule nos vidros.

2. Vinagre

O vinagre, misturado com água, é uma boa opção para limpar vidros embaciados. Por ser um produto caseiro, está presente na maioria das casas, sendo também uma opção mais económica para desembaciar vidros.

A forma de usar é simples: basta pegar um jornal velho e esfregar a mistura no vidro. Em seguida, é só secar com um pano limpo.

3. Sabão, champô ou espuma de barbear

O sabão em barra também pode ser utilizado. Basta passar bastante em toda a superfície do vidro, em seguida, passar um pano limpo e seco para retirar o sabão. O mesmo processo pode ser feito com espuma de barbear ou com o champô, passando no vidro e retirando com um pano.

4. Álcool

Desembaciar os vidros do carro com álcool é muito fácil. A dica é misturar 1 litro de álcool com 60 gramas de glicerina líquida e passar com um pano na superfície dos vidros.

5. Batata

Pode até parecer um pouco estranho, mas se quiser uma alternativa diferente e ainda mais natural, há quem diga que as batatas são boas para desembaciar vidros. A batata deve deve ser cortada ao meio e passada em toda a superfície do vidro. Depois é só finalizar com um pano limpo.

O amido da batata cria uma espécie de película que ajuda a impedir que a humidade fique grudada nos vidros, sendo uma boa solução para desembaciar vidros.

6. Areia de sílica

A areia de sílica ou “areia para gatos” é um produto com uma boa capacidade de absorção da humidade e, por isso, afigura-se como uma forma eficaz de prevenir que os vidros fiquem embaciados. A dica é colocar uma boa quantidade desta areia até encher um par de meias, fechar com um nó e deixar durante a noite dentro do carro, em cima do tablier.

A areia de sílica irá absorver a humidade do interior do veículo e, pela manhã, é muito provável que este esteja totalmente desembaciado.

7. Cera automóvel

A cera automóvel tem uma ação semelhante à do uso da batata para prevenir que os vidros embaciem. No entanto, como é um produto industrial, o efeito tem uma durabilidade maior. A melhor forma de usar é espalhar com um pano por todo o vidro e, depois, remover o excesso com um pano limpo. Este produto pode ser usado a cada 15 dias, sendo uma boa alternativa para desembaciar vidros.

Como desembaciar os vidros rapidamente?

Caso no momento não tenha como fazer uma limpeza, se estiver de carro e na estrada, por exemplo, uma forma rápida de tentar desembaciar vidros é ligando o ar-condicionado na temperatura mais baixa possível ou o sistema de ventilação interna.

Passo a passo para desembaciar vidros em poucos minutos:

  1. Ligar a ventilação e colocar na potência máxima;
  2. Ligar o ar condicionado, caso tenha o seu carro tenha;
  3. Colocar o circuito de ar em “modo aberto” para circulação do ar exterior;
  4. Abrir as janelas (mas não totalmente, apenas um pouco) para que possa haver circulação de ar;

Importante lembrar que isso deve ser feito com o carro parado e devidamente estacionado em um local longe do perigo. Nunca faça a limpeza com o veículo em movimento, especialmente se estiver conduzindo.

Como prevenir o embaciamento dos vidros?

Além de saber como desembaciar vidros, é importante ter atenção à ventilação do ar no interior do carro. Uma boa forma de prevenir que os vidros embaciem é, sempre que possível, não deixar os vidros totalmente fechados, seja em casa ou no carro.

Tente manter o carro sempre com uma temperatura inferior a 20°C, para que não haja uma grande diferença com a temperatura exterior. Isto ajuda na saída do vapor da água e faz com que os vidros permaneçam limpos por mais tempo.

Esperamos que as dicas para desembaciar vidros tenham sido úteis e que a partir de agora a tarefa da limpeza se torne mais simples!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.