Como escolher uma cadeirinha automóvel?

O nascimento de uma criança é um momento marcante para qualquer família. Muitas são as pessoas que referem que o nascimento dos filhos foi um ponto de mudança nas suas vidas, revendo muitas daquelas que eram as suas prioridades.

Um dos pontos mais importantes para quem tem filhos, sobretudo de pequena idade, prende-se com a sua segurança nas mais diversas situações da vida, nomeadamente enquanto andam de automóvel. Nestas situações, é importante que o veículo esteja equipado com uma cadeirinha automóvel.

Mas escolher uma cadeirinha automóvel nem sempre é uma tarefa fácil, não só pela responsabilidade que acarreta, como também pelo facto de, perante tantas opções, não ser claro quais as características que são realmente importantes.

Tendo isso em consideração, redigimos o presente artigo com o intuito de o ajudar a escolher qual a cadeirinha automóvel mais indicada para as suas necessidades.

O que diz a lei sobre o transporte de crianças?

A cadeirinha automóvel é obrigatória para as crianças até aos 12 anos de idade

A cadeirinha automóvel é obrigatória para as crianças até aos 12 anos de idade. O Código da Estrada determina que, desde que tenham altura inferior a 135 cm, as crianças com menos de 12 anos de idade que sejam transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança devem ser seguras por uma cadeirinha automóvel homologada e adaptada ao seu tamanho e peso, no banco de trás do carro.

A lei determina ainda que a cadeirinha automóvel só poderá ser instalada no banco da frente, nas seguintes situações:

  • Caso a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando uma cadeirinha automóvel virada para a retaguarda (para trás), não podendo, neste caso, estar ativado o airbag frontal no lugar do passageiro;
  • Caso a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não tiver cintos de segurança no banco de trás ou não dispuser deste banco.

Nas situações em que o automóvel não estiver equipado com cintos de segurança (o que poderá acontecer no caso de carros antigos, por exemplo) é proibido o transporte de crianças de idade inferior a 3 anos.

Todos os sistemas de retenção são obrigados a respeitar um conjunto de requisitos fixados pela União Europeia, sendo que todas as cadeirinha automóvel são sujeitas a testes rigorosos para testar a eficácia das mesmas. Atualmente, há dois regulamentos em vigor: o R44 e o R129.

Mas, as cadeiras auto precisam ainda de ser homologadas com base em dois regulamentos válidos em toda a Europa. São eles:

  • Por peso – Esse é o regulamento ECE R44/04, que separa as cadeirinhas automóvel pelo peso das crianças. Os grupos de peso podem ser separados em 0,1, 2 e 3.
  • Por altura – Já o regulamento R129 classifica as cadeirinhas automóvel pela altura da criança a ser transportada. Essas cadeiras levam o selo i-Size quando aprovadas e mostram qual a categoria de altura adequada para cada cadeira.

Essa categoria de cadeirinha automóvel para bebé também exige que se tenha um limite de peso juntamente com o limite de altura.

Vale lembrar aqui também que os modelos R44/04 estão em processo de transição definitiva para os modelos R129, mas por tempo indeterminado. Então, se puder, invista numa cadeirinha automóvel para bebé que esteja dentro da norma R129.

Antes antes de comprar a cadeirinha automóvel

Há vários aspetos que deve considerar antes de comprar a cadeirinha automóvel

1. O peso da criança

Levando em consideração a separação por grupos de peso acima mencionados, as categorias de cadeirinha automóvel para bebé podem ser as seguintes:

  • Grupo 0 (de 0 a 13 kg):  Esse grupo de peso geralmente enquadra bebés de 0 a 18 meses. As cadeirinhasdevem ser colocadas no automóvel do lado contrário no banco,para que em caso de acidente, a cabeça da criança esteja mais segura. Além disso, devem ser fixadas com cinto de segurança. Em alguns modelos ainda existe um redutor para ser encaixado no pescoço do bebé.
  • Grupo 1 (de 9 a 18 kg): Recomendado para crianças de 1 a 4 anos. Recomenda-se ainda que este grupo de cadeiras seja instalado na direção contrária à do automóvel, pois essa é a posição mais segura para a cabeça e coluna das crianças.
  • Grupo 2 (de 15 a 25 kg): Esses modelos são os recomendados para crianças de 4 a 8 anos, mais ou menos.As cadeiras deste grupo já podem ser posicionadas no sentido da direção do automóvel (viradas para frente), e nessa categoria, as crianças já podem utilizar o cinto de segurança do próprio automóvel.Essas cadeiras devem elevar o corpo da criança e permitir que esta possa ser segura pelo cinto de segurança, e também ter o apoio da coluna e cabeça.
  • Grupo 3 (de 22 a 36 kg): As cadeiras auto desta categoria servem para crianças entre os 8 e 12 anos.O uso deste tipo de cadeira é obrigatório até a criança ter 135 cm. Neste grupo também são permitidos os assentos que apenas elevam a altura das crianças e podem ser presos ao cinto de segurança do próprio do automóvel.

2. Tipos de instalação das cadeirinhas automóvel

As cadeiras auto podem ser instaladas de duas formas: com o próprio cinto de segurança do automóvel, ou com o Isofix. Mas vale saber que nem todas as cadeiras disponíveis no mercado permitem os dois tipos de instalação.

O Isofix é um sistema de instalação de cadeiras automóvel para bebé usado internacionalmente. Este sistema possui três pontos onde a cadeira será presa, e é considerado mais seguro por permitir menos falhas humanas.

Existem dois tipos de instalação Isofix que se distinguem apenas no local onde o terceiro ponto de ancoragem está:

  • No isofix universal, esse ponto de ancoragem é chamado de top-tether e fica localizado atrás do banco;
  • Já o sistema isofix semiuniversal conta com um pé de apoio no piso do veículo, onde a cadeirinha automóvel para bebé é presa.

Mas, vale lembrar que nem todo o carro conta com o sistema que pode anexar o Isofix, por isso preste atenção se o seu automóvel é adequado para este tipo de equipamento.

3. Adaptabilidade da cadeirinha automóvel ao seu carro

Como escolher uma cadeirinha automóvel para bebés que seja compatível com o seu carro? Não sabe? Nós ajudamis, bastas seguir os passos infra:

  1. Procure o site do fabricante da cadeira e veja se há compatibilidade com o seu automóvel.
  2. Verifique se o seu carro possui o sistema ISOFIX (todos os carros têm a partir de 1999), de modo a validar se pode escolher uma cadeirinha automóvel com esse sistema de fixação.
  3. Se preferir fixar o equipamento com o cinto de segurança, precisa apenas de verificar se a cadeira é universal, semi-universal ou específica para certificar-se de que não existem incompatibilidades.

4. O preço da cadeirinha automóvel

Se quiser optar por algo mais acessível pode sempre recorrer às cadeirinhas vendidas em 2ª mão, no entanto, a verdade é que ao poupar no preço pode estar a arriscar a segurança do seu filho. Com o passar do tempo, é normal que as cadeirinhas acabem por ver o seu material mais gasto e com uma eficácia abaixo do recomendado.

Tendo isto em conta, lembre-se que a segurança vem sempre em primeiro lugar, principalmente quando falamos da segurança de uma criança. Assim sendo, aconselhamos a comprar cadeirinhas que se encontrem como novas. 

As cadeiras auto multigrupo exigem um investimento inicial mais avultado, mas compensam a longo prazo porque vão-se adaptando à idade e altura das crianças, como se “crescessem” com elas. O sistema ISOFIX também encarece as cadeiras auto, mas compensa no que toca à segurança.

Perguntas frequentes sobre a cadeirinha auto

1. Como instalar a cadeirinha automóvel para bebé?

Primeiramente, lembre-se de seguir à risca o que o manual do produto recomenda. Depois, lembre-se de verificar se o cinto e os pontos foram completamente presos. Quando terminar a instalação da cadeira, puxe-a com força, para verificar se ficou bem presa!

Não é recomendada a instalação de uma cadeirinha automóvel para bebés no banco da frente do automóvel se a criança tiver menos de 12 anos de idade ou menos de 135 cm de altura. O banco traseiro é o mais seguro para o transporte de crianças.

2. A cadeirinha automóvel com sistema Isofix é mais segura?

Sim. Já se comprovou que o sistema Isofix garante mais segurança em comparação com o clássico sistema de fixação com o cinto do carro.

3. Quando retirar o redutor para recém-nascidos do ovo?

Deve retirar-se o redutor quando todo o sistema se apresentar muito justo, principalmente junto à cabeça da criança. 

4. Com que idade, peso ou altura uma criança pode andar sem cadeira e/ou assento elevatório?

De acordo com a lei, a cadeira e/ou assento elevatório já não são necessários quando as crianças atingem os 135 cm de altura ou os 12 anos.

Viu quantos aspetos devemos analisar antes de escolher uma cadeirinha automóvel para bebés? Uma cadeirinha automóvel é considerada segura quando abrange todos os pontos acima citados, prezando pela segurança e conforto da criança.

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a escolher qual a melhor cadeirinha automóvel para os seus filhos. Boas compras!

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.