Como limpar a cache de um Android?

Já notou em algum momento que o seu telemóvel passou a ficar mais lento ou sem espaço para gravar fotos ou mesmo para instalar novas aplicações? Isso é algo relativamente comum e acontece com a maioria dos smartphones devido ao armazenamento de muitos dados em função do uso constante. Uma forma fácil de solucionar é limpar a cache do aparelho.

Regra geral, este é um processo bem simples, que poderá variar em função de vários fatores, nomeadamente da marca, modelo e até do sistema operativo do smartphone. Para limpar a cache de um smartphone Android, o mais conhecido sistema operativo para telemóvel, por exemplo, basta seguir alguns passos rápidos para assim conseguir libertar um pouco mais de espaço.

Ao contrário dos aparelhos com sistema iOS (iPhone), que fazem uma limpeza automática periodicamente, o sistema operativo Android permite que isso seja feito de forma manual, o que lhe possibilita limpar a cache sempre que achar necessário.

Se ainda não sabe como o fazer, este artigo irá certamente ajudar. Explicaremos melhor a função da cache e partilhamos algumas dicas de como limpar a cache de um smartphone Android.

O que é a cache?

De forma resumida, podemos dizer que a cache é o “espaço” onde ficam os arquivos temporários do smartphone. O mesmo acontece com os tablets e computadores. Ou seja, é um depósito de informações onde alguns dados, imagens, áudios e outros ficheiros vão sendo armazenados de forma a deixar as futuras navegações mais rápidas. Isto facilita o login nas redes sociais e nos sites da internet, por exemplo.

Todavia, com o passar do tempo e com o uso constante, esses dados vão-se acumulando até que passam a ocupar todo (ou quase todo) o espaço disponível, o que acaba por deixar a navegação e o funcionamento bem mais lento. Assim, o telemóvel fica impossibilitado de poder ter novas apps ou outros arquivos.

Por isso é muito importante saber como fazer esta limpeza. Os arquivos da cache são arquivos “inúteis” que podem ser eliminados sem que haja nenhum tipo de prejuízo ao funcionamento do aparelho. Ao limpar a cache de um smartphone Android, as informações armazenadas serão eliminadas, libertando espaço para novas.

Muita gente fica na dúvida sobre como limpar a cache de um smartphone Android por temer que os dados do aparelho sejam apagados. Mas isso não acontece. Como já referido, a limpeza elimina apenas coisas que não são necessárias, mantendo os dados e informações importantes, como fotografias, documentos e outros arquivos.

Como limpar a cache de um Android?

Para saber se precisa de limpar a cache de um smartphone Android basta observar o funcionamento do aparelho. Se alguma aplicação estiver a “encravar” com frequência, se o uso de modo geral estiver a ficar mais lento ou se não conseguir ter espaço disponível para um novo arquivo, é porque chegou o momento de realizar uma limpeza.

É possível, também, estabelecer uma rotina e fazer isso semanalmente ou a cada 15 dias, sem esperar que haja uma significativa acumulação de dados o que poderá afetar a velocidade do aparelho.

O passo a passo é simples:

  1. Abra as Configurações;
  2. Clique na opção de Armazenamento e USB;
  3. Escolha a opção Armazenamento Interno;
  4. O aparelho irá calcular o espaço disponível e mostrar;
  5. Procure então a opção Dados em Cache;
  6. Clique em OK para confirmar;
  7. Depois disso basta aguardar enquanto a limpeza é realizada. 

Desta forma, será feita uma limpeza geral, em todos as aplicações de uma só vez. Mas, se não quiser limpar a cache de todos as aplicações, existe uma outra forma de fazer o processo, escolhendo qual a aplicação que pretende limpar.

Como limpar a cache das aplicações Android?

Para limpar a cache de uma aplicação o processo é muito semelhante:

  1. Clique em Configurações;
  2. Selecione a opção Gerir Apps (ou Aplicações);
  3. Marque a opção Todos as Aplicações;
  4. Escolha o que deseja fazer a limpeza;
  5. Depois clique em Armazenamento e então aparecerão duas alternativas: limpar dados e limpar cache;
  6. Selecione apenas Limpar Cache, para evitar que o seu aparelho elimine arquivos e informações importantes;
  7. Aguarde até que a limpeza seja realizada;

Em nenhum dos dois casos, seja ao limpar cache de uma aplicação ou de todos, não é preciso reiniciar o aparelho após a limpeza. É claro que nem sempre tudo isso irá solucionar de forma definitiva o problema. A limpeza, ao libertar espaço, costuma melhorar o funcionamento, deixando o telemóvel mais rápido e o seu uso mais leve. 

Mas, caso continue a ter dificuldades, é indicado procurar a assistência técnica para verificar se haverá problemas com o aparelho e se é possível resolver.

Esperamos que as dicas de como limpar a cache de um Android tenham ajudado. São medidas simples, mas muito eficazes!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.