Como limpar a placa de indução?

Regra geral, os fogões mais modernos possuem dois tipos de placa: de vitrocerâmica ou de indução. Embora ambas tenham as suas vantagens, a placa de indução parece ganhar em alguns aspetos, nomeadamente no facto de não aquecer a superfície, o que os torna mais seguros que os de vitrocêramica.

Muitos dos fogões com placa de indução são também verdadeiras “peças de design”, apresentado um aspeto bastante moderno. Não obstante, ao cumprirem o seu propósito (cozinhar alimentos) é normal que acabem por acumular algumas gorduras e sujidades.

Por essa razão, é necessário ter alguns cuidados no dia a dia para evitar manchas e arranhões, designadamente saber como limpar a placa de indução corretamente.

Além disso, saber como limpar a placa de indução é também necessário para garantir o seu bom funcionamento e a aumentar o seu período de vida útil, evitando que a sujidade e as gorduras acabem por ficar entranhadas e assim acabem por danificar o eletrodoméstico.

Portanto, se tem em casa um fogão com placa de indução, acreditamos que este artigo lhe poderá ser útil. Nele compartilhamos algumas dicas que esperamos descomplicar a limpeza da placa de indução.

Placa de indução: como fazer a limpeza?

Como acontece com qualquer outro eletrodoméstico da cozinha, a melhor forma de garantir a sua durabilidade é limpar imediatamente após sujar. Nas placas de indução dos fogões isto poderá ser feito usando um pano húmido sempre que cair algum resto de comida ou salpicos de óleo ou azeite.

No entanto, como muitas vezes o tempo escasseia, sabemos que nem sempre será possível limpar a placa de indução no momento. Assim, correrá sempre o risco da sujidade se ir acumulando e, por isso, é particularmente importante que faça a sua limpeza de forma periódica.

Essa limpeza deve ser feita não só na superfície, mas também nos botões da placa de indução. Não há propriamente uma regra quanto à frequência com que deve ser feita, dependendo da frequência com que usa o fogão. Não obstante, recomendamos que faça a limpeza da placa de indução, pelo menos, duas vezes por semana.

A princípio poderá parecer complicado, mas não é! O processo de limpeza é bastante simples e fácil tanto na placa de vitrocêramica, como a placa de indução , não havendo necessidade de remover qualquer peça, como acontece com os tradicionais fogões a gás.

O que não usar na limpeza da placa de indução

Antes de começar a limpar a placa de indução, é importante ter atenção ao tipo de produto ou ingrediente que podem (ou não) ser usados na sua limpeza.

Deixe as esponjas de aço ou outros materiais semelhantes longe da placa, dado que estes tendem a deixar arranhões e outras marcas irreversíveis na placa o que, a longo prazo, poderá atrapalhar ou mesmo por em causa o seu funcionamento.

Para o efeito, aconselhamos a que use apenas esponjas macias e panos limpos. Para secar nada melhor que um pano seco ou um pouco de papel de cozinha.

Se precisar de remover sujidade entranhada na superfície da placa de indução, fique a saber que há um raspador específico para o efeito. Embora não seja indispensável, caso o tenha a limpeza da placa fica consideravelmente mais fácil. A generalidade dos supermercados ou lojas da especialidade comercializa este tipo de equipamento.

No que concerne a produtos próprios para limpeza de placas de indução, é importante evitar os que contêm amoníaco ou cloro (lixívia), em virtude de estas substâncias poderem ter um efeito nocivo nas placas. O ideal é utilizar o próprio detergente para louça ou os produtos caseiros – alguns dos quais indicamos de seguida.

Dicas para limpar a placa de indução

Quem já tentou limpar a placa de indução sem saber como o fazer da forma correta, muito provavelmente já fez “asneira” em algum momento. Mas, como já referimos, há soluções simples e fáceis para limpar a placa de indução com produtos que estão presentes na maioria das casas.

Deixamos algumas sugestões:

Limão

Esta fruta é uma ótima opção para eliminar as manchas. Em placas de indução que não estão com uma grande quantidade de sujidade acumulada, tendo apenas marcas de gordura e alguns resíduos do uso diário, basta espremer algumas gotas de limão, espalhar por toda a superfície da placa com um pano e deixar atuar por alguns minutos. Depois, basta usar um pano húmido assim que terminar de limpar.

Vinagre branco

Outro produto de cozinha muito útil é o vinagre branco.Para além de inúmeras outras aplicações, o vinagre branco pode ser também utilizado para limpar as placas de indução, havendo duas formas de o fazer.

Uma é aquecendo uma pequena quantidade que depois será aplicada sobre as manchas, deixando atuar por alguns minutos e passando um pano seco em toda a superfície. A outra é diluindo um pouco de vinagre em água e passar essa mistura com um pano úmido na superfície da placa.

Bicarbonato de sódio

Se não conseguir eliminar as manchas de uma outra forma, a solução poderá passar pelo uso de bicarbonato de sódio. Para isso, deverá preparar uma pasta com água e bicarbonato (em partes iguais), que deverá passar sobre as manchas. Depois, retire a pasta com pano molhado e seque para finalizar.

Detergente lava louça

Os detergentes neutros, usados para lavar a louça, podem também ser usados para limpar a placa de indução. Basta passar com um pouco de água morna e esfregar cuidadosamente até que a superfície fique totalmente limpa. Depois, passe um pano seco para retirar o excesso de espuma.

Outros produtos

Para quem preferir não se arriscar com soluções caseiras, existem inúmeros produtos próprios para limpeza da placa de indução que são facilmente encontrados em qualquer supermercado. Nestes casos, a sua utilização deverá ser feita mediante as instruções do fabricante que poderá encontrar no rótulo. No entanto, regra geral, basta espalhar um pouco do produto na zona manchada ou suja e deixar atuar por alguns minutos. Depois é só passar um pano seco para finalizar.

Esperamos que todos os truques e dicas que partilhamos no presente artigo se revelem úteis ao limpar a placa de indução. Agora é consigo, boas limpezas!

A redação do trabalhador.pt