Bicarbonato de sódio: o que é e para que serve?

bicarbonato de sodio

Composto químico natural classificado como um sal, o bicarbonato de sódio é um daqueles produtos que não pode faltar em qualquer casa. Extremamente versátil, pode ser usado tanto como ingrediente na preparação de alimentos (como fermento para pão e bolos), como também como produto de limpeza.

Por ter mil e uma aplicações, fica até difícil responder à pergunta “para que serve o bicarbonato de sódio?”, contudo, aceitamos o desafio e, neste artigo, iremos abordar oito dos usos mais comuns do bicarbonato no dia a dia. Acompanhe!

O que é o bicarbonato de sódio?

Antes de falarmos sobre os inúmeros usos do bicarbonato, convém explicar do que se trata esta substância tão popular. Quimicamente, o bicarbonato de sódio é um sal, de fórmula NaHCO3, isto é, composto por um íon sódio (Na+) e um íon bicarbonato (HCO3-). Por ter um pH alcalino, é considerado um agente neutralizante de substâncias ácidas – e daí vem muitas das suas aplicações.

Além disso, o bicarbonato de sódio pode retardar ainda mais mudanças no equilíbrio do pH, função que o torna conhecido na química como agente de tamponamento. Essa dupla capacidade de neutralizar e tamponar são as propriedades mais importantes do sal – motivo pelo qual o bicarbonato é considerado uma substância coringa, utilizado tanto na culinária como na medicina.

Usos mais comuns do bicarbonato de sódio

Como referido, o bicarbonato de sódio é uma substância versátil, e pode ser empregue em várias fórmulas caseiras, possuindo utilidades na limpeza, para a saúde e também para a beleza. Conheça agora oito formas de aproveitar esta substância no seu dia a dia:

Bicarbonato de sódio na cozinha

1. Massas mais aeradas

Já comeu um bolo que, de tão fofo que é, parece até que está a mordiscar nuvens? Esta deliciosa experiência é proporcionada, em parte, pelo bicarbonato de sódio, capaz de deixar massas, como bolos e panquecas, mais aeradas. Esta sofisticada textura é atingida graças à libertação do dióxido de carbono (CO2) presente no bicarbonato quando este é submetido a temperaturas acima de 50°C. Entretanto, para que o efeito aconteça, é preciso algo mais do que calor – o sal precisa de entrar em contacto com alguma substância ácida, como sumo de laranja ou limão. Assim, quando for preparar um bolo, não se esqueça desta preciosa dica.

2. Frigorífico livre de maus cheiros

É normal que os alimentos libertem cheiros variados no frigorífico, contudo, estes odores nem sempre são propriamente agradáveis. Se esta é uma coisa que lhe incomoda, fique tranquilo, pois existem formas para se evitar o problema: basta que coloque um pouco de bicarbonato de sódio num pote aberto dentro do frigorífico, medida que eliminará os maus odores. Essa “mágica” acontece porque o pó absorve e neutraliza os cheiros que, via de regra, são causados por compostos ácidos. Uma dica simples, mas super eficiente!

3. Fruta com menos pesticidas

Um recente estudo da American Chemical Society, importante organização norte-americana de químicos, revelou que o bicarbonato de sódio é capaz de eliminar parcialmente alguns pesticidas utilizados no cultivo de frutas. Para comprovar mais uma função da substância, cientistas aplicaram dois pesticidas – tiabendazol e fosmete – em maçãs orgânicas.

Posteriormente, higienizaram as frutas com três diferentes métodos: lavar com água corrente, imersão numa solução de água com 1% de bicarbonato de sódio e imersão numa solução bactericida à base de lixívia comprada em supermercados e lojas de produtos de limpeza.

Depois de 15 minutos, as maçãs higienizadas com bicarbonato de sódio tiveram redução de 80% no tiabendazol e 96% no fosmete, sendo este o melhor resultado entre os demais métodos de limpeza utilizados. Ou seja, se se quer livrar das impurezas da fruta, tenha sempre por perto este produto.

Bicarbonato de sódio para o corpo

1. Antiácido simples

Novamente o princípio do pH alcalino do bicarbonato de sódio entra em ação, desta vez para reagir com substâncias ácidas no estômago a fim de as neutralizar. Além disso, o bicarbonato é empregue em situações de acidose tubular renal, isto é, mau funcionamento dos túbulos dos rins, condição que deixa o sangue com níveis elevados de ácidos – o que pode provocar a formação de cálculos renais, entre outras consequências.

Não obstante, é fundamental referir que, quando consumido em excesso, o bicarbonato de sódio pode causar complicações, tais como a alcalose metabólica, condição em que o pH do sangue fica elevado. Além disso, pessoas hipertensas devem evitar a substância, já que se trata de um sal. Lembre-se: o bicarbonato não cura doenças, apenas ameniza alguns dos seus sintomas. A sua utilização deve ser sempre feita sob orientação médica.

2. Dentes mais brancos e limpos

Apenas dentistas podem fazer uso do bicarbonato de sódio para remover a placa bacteriana ou para deixar os dentes mais claros. Tratamentos caseiros com a substância abrasiva podem ser prejudiciais para os seus dentes, deixando-os desgastados. Isto acontece porque o bicarbonato vendido em supermercados e farmácias nem sempre tem a abrasividade controlada. Ademais, jamais utilize o sal como substituto da pasta dentífrica. A sua saúde oral agradece!

3. Pele esfoliada

O bicarbonato de sódio costuma ser utilizado como esfoliante caseiro, visto que os seus grânulos conseguem auxiliar na remoção das células mortas. Mas, tenha cuidado: o pó também altera o pH da pele, que é ligeiramente ácido; por isso, podem ocorrer alergias, irritações e comichões. Para mais esclarecimentos, consulte um profissional capacitado, nomeadamente, um dermatologista.

4. Proteção para o couro cabeludo

O bicarbonato de sódio pode controlar o pH do couro cabeludo, o que diminui consideravelmente os riscos de proliferação bacteriana e fúngica. Desta forma, dermatites seborreicas e outras irritações podem ser evitadas. Entretanto, certifique-se de retirar toda substância do cabelo, pois os resíduos podem secar os fios de cabelo (o bicarbonato possui uma ação adstringente).

5. Controlo dos odores do corpo

Muitas pessoas utilizam o bicarbonato de sódio como desodorizante, visto que esta substância é capaz de diminuir a proliferação bacteriana, responsável por eventuais maus odores corporais. Todavia, isto não significa que não vai transpirar, certo?

Outros usos menos convencionais do bicarbonato de sódio

Pensou que as vantagens acabavam por aqui? Não mesmo! Confira a seguir outras utilidades do bicarbonato de sódio:

  • Desentupir do ralo: coloque 1/2 copo de bicarbonato de sódio no ralo e, aos poucos, aplique sobre o pó 1/2 limão espremido em 1/2 chávena de vinagre. Feito isto, aplique dentro do ralo 3,5 litros de água quente e, para finalizar, conte com o auxílio de um desentupidor.
  • Limpar de peluches: se precisa de remover o mau cheiro dos peluches que tem por casa, basta polvilhar um pouco do bicarbonato de sódio e deixar que a substância atue por 15 minutos. Em seguida, basta escovar para remover todo o pó.
  • Acabar com o chulé: o mau cheiro do calçado tem os dias contados, pois o bicarbonato de sódio também serve para dar um fim ao terrível (e temido) chulé. Basta que coloque uma pequena quantidade de bicarbonato nos sapatos quando não estiverem em uso e depois retire o excesso quando for usar.
  • Limpar as baterias de carro: o bicarbonato de sódio pode neutralizar a corrosão ácida das baterias de carros, contudo, antes de limpar, desconecte os terminais da bateria. Feito isto, faça uma pasta de três partes de bicarbonato para uma parte de água e aplique com um pano húmido para esfregar a corrosão do terminal da bateria. Depois de limpar e reconectar os terminais, limpe-os com vaselina, substância que evitará uma futura corrosão.

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)