Como limpar a placa vitrocerâmica?

Embora ainda sejam comercializados fogões a gás, a venda de fogões com placa de vitrocerâmica ou placas vitrocerâmica embutidas são cada vez mais populares nas casas portuguesas.

A crescente popularidade dos fogões com placa vitrocerâmica deve-se, em grande medida, ao facto de: produzirem mais calor, permitirem um maior controlo da temperatura através do seu painel eletrónico, serem consideravelmente mais seguras e, não menos importante, serem mais fáceis de limpar do que os fogões de indução.

No entanto, embora a placa vitrocerâmica seja consideravelmente resistente (trata-se de um mistura de vidro com cerâmica, daí o nome – vitrocerâmica), devem ser tidos alguns cuidados no seu manuseamente e na sua limpeza, de forma a evitar danos que possam vir a ser irreversíveis, não necessáriamente ao seu funcionamento, mas sim no seu aspeto – que é também um ponto forte destes equipamentos quando comparados com os fogões ou placas de indução.

Regra geral, limpar a placa vitrocerâmica é mais fácil do que limpar um fogão convencional (indução). Sendo apenas necessário dar particular atenção a alguns pontos para assim evitar o aparecimento de arranhões ou manchas na superfície.

Neste artigo, partilhamos algumas dicas que consideramos úteis serem colocadas em prática no dia a dia, não só na forma como utiliza, mas sobretudo ao limpar a placa vitrocerâmica.

Cuidados ao limpar a placa vitrocerâmica

Dizem as boas práticas que a placa deve ser limpa regularmente

Idealmente a limpeza da placa vitrocerâmica deve ser feita após a sua utilização, devendo apenas certificar-se de que a mesma já arrefeceu, evitando assim o risco de queimaduras.

No entanto, como nem sempre será possível limpar a placa vitrocerâmica todos os dias, afinal de contas o tempo é pouco, é normal que ao fim de algum tempo se possam acumular alguma gordura e resíduos de alimentos. Torna-se assim necessário que limpe a placa vitrocerâmica, pelo menos, uma ou duas vezes a cada duas semanas (naturalmente em função da frequência do uso do fogão e da sujidade).

Para isso, nada de utilizar esfregões aço inoxidável (ou similares) ou qualquer outro objeto pontiguado para tentar eliminar alguma da sujidade que possa esta agarrada à placa de vitrocerâmica. A utilização deste tipo de objetos, muito provavelmente, acabará por danificar o fogão.

Existem formas bem mais seguras de proceder à limpeza da placa de vitrocerâmica, nomeadamente a utilização de esponjas ou panos macios. Embora a sujidade possa não sair à primeira passagem, se o fizer mais algumas vezes acabará por obter o efeito pretendido.

Outro utensílio muito útil são as lâminas/espátulas para vitrocerâmica. Estas podem ser encontradas em muitos supermercados ou lojas da especialidade e são seguras, não riscando a placa de vitrocerâmica.

Referir ainda que há um conjunto de produtos naturais que podem ser utilizados na limpeza das placas de vitrocerâmica, designadamente: vinagre, gelo, bicarbonato de sódio, limão e o próprio detergente para lavar a louça. Abordamos em seguida a sua utilização.

Dicas de como limpar a placa vitrocerâmica

A limpeza da placa vitrocerâmica pode ser feita com produtos que tem em casa

Mesmo que vá fazendo pequenas e rápidas limpezas após a utilização da placa, é natural que alguns resíduos possam só desaparecer com uma limpeza mais profunda.

Guia para limpeza da placa de vitrocerâmica

Antes da limpeza propriamente dita, deverá passar vinagre em toda a superfície da placa, colocar um pouco de fermento em pó nos locais onde há resíduos/gordura agarrados, cobrir com um pano molhado em água quente e deixar agir por algum tempo. Depois, poderá usar o próprio pano para finalizar. Isto fará com que a sujidade mais entranhada se liberte, tornando a sua remoção mais fácil.

Na sequência, bastará executar os seguintes passos:

  1. Verifique se o aparelho está desligado e se já está frio. Nunca comece a limpeza com a placa ainda quente:
  2. Passe uma esponja macia com água e detergente em toda a superfície;
  3. Com a lâmina/espátula própria para vitrocerâmica, execute movimentos no sentido de baixo para cima, para ajudar a soltar a sujidade que ainda possa estar agarrada;
  4. Limpe tudo com um pano seco.

Como limpar manchas?

No caso de manchas na placa de vitrocerâmica, algo que também é comum acontecer, há algumas formas simples de as eliminar. Uma é colocar um pouco de gelo diretamente na mancha, deixar atuar por alguns minutos e depois usar o raspador.

Outra forma é misturar um pouco de vinagre com água e deixar atuar diretamente nas manchas, passando depois um pano limpo. Poderá também espremer algumas gotas de limão em cima da mancha, deixar atuar por aproximadamente 10 minutos, limpar com um pano com água fria e, logo em seguida, com um pano seco.

Como eliminar arranhões?

Se houver arranhões na superfície da vitrocerâmica, o truque é aplicar um pouco de pasta de dentes nos mesmos, melhorando assim o seu aspeto. Para finalizar, bastará passar um pano limpo de forma a remover a pasta dentária.

Como evitar a descoloração?

É comum que, fruto da utilização e das próprias lavagens, a placa possa perder alguma coloração. Trata-se de um desgaste natural que acaba por deixar um tom diferente na superfície da placa. Para retardar o seu aparecimento, bastará passar sobre as manchas um guardanapo de papel com aguarrás ou benzina. Se usados com cuidado, estes produtos não afetam as borrachas em redor da placa.

Como manter o brilho da placa?

Tal como a descoloração da placa, é normal que ao fim de algum tempo vá perdendo o brilho. Neste âmbito, o vinagre parece ser um bom produto para manter o brilho da placa. Após efetuar uma limpeza à placa de vitrocerâmica, poderá passar um pouco de vinagre em toda a superfície usando um guardanapo de papel. À partida, verá efeitos quase imediatos.

Produtos para limpar a placa vitrocerâmica

Encontrará em qualquer supermercado, produtos próprios para a vitrocerâmica

Se as soluções caseiras de limpeza, que abordamos supra, não funcionarem totalmente – o que pode acontecer especialmente em situações nas quais a placa vitrocerâmica já está mais danificada – a alternativa é recorrer a produtos específicos.

Estes podem ser encontrados em supermercados ou em lojas da especialidade, sob as seguintes designações:

  • Desengordurante vitrocerâmica;
  • Creme Limpeza para placas de vitrocerâmica;
  • Spray limpeza desengordurante para placas de vitrocerâmica;
  • Entre outros.

No dia a dia, para evitar danos, é recomendável utilizar panelas e utensílios próprios para vitrocerâmica, já que as panelas comuns podem provocar alguns arranhões.

Esperamos que com todas estas dicas o tenhamos ajudado a saber como limpar a placa vitrocerâmica da forma mais correta possível, ajudando assim a prolongar o seu tempo útil de funcionamento e o seu aspeto.

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.