Como limpar o forno?

O forno é muito útil em qualquer cozinha e necessário na preparação das refeições. Independentemente de ser um forno elétrico ou o próprio forno do fogão, é importante ter alguns cuidados para que se mantenha a funcionar corretamente ao fim de algum tempo de utilização. É por isso importante saber como limpar o forno corretamente.

Limpar o forno é necessário porque, com o tempo, é expectável que alguns resíduos de comida comecem a ficar entranhadas nas paredes internas do forno. Embora seja muitas vezes impercetível, a sujidade no forno pode causar um mau odor, além de degradar o aparelho, fazendo com que, em alguns casos, possa mesmo deixar de funcionar, diminuindo a sua vida útil.

Não há propriamente uma regra de ouro no que toca a limpar o forno. No entanto, recomendamos que, sujando o forno, não deixe a limpeza para um momento posterior. Como sabemos que nem sempre é possível, aconselhamos a que, pelo menos uma vez por mês, proceda a uma limpeza mais intensa do forno.

Embora possa parecer uma tarefa chata e complicada, há um conjunto de dicas que o podem ajudar a limpar o forno. Para isso, compartilhamos neste artigo algumas informações que ajudam a tornar o processo mais simples e rápido.

Dicas para cuidar do forno no dia a dia

Limpe o forno sempre que este se sujar

Antes de abordar os passos para limpar o forno propriamente dita, é importante conhecer alguns dos cuidados que pode ter no dia a dia com o seu forno, de forma a prevenir ou minimizar a acumulação de sujidade. Assim, quando chegar o momento de fazer a limpeza completa, não será necessário tanto esforço.

Veja o que fazer no dia a dia:

  • Tenha atenção ao tamanho dos tabuleiros nos quais coloca a comida que vai ao forno, especialmente quando são ingredientes que crescem (por exemplo, bolos). É importante que haja bastante espaço, para que a massa não transborde.
  • Outra opção é colocar um recipiente maior em baixo do tabuleiro, para que o que eventualmente possa escorrer não caia diretamente no forno, evitando que suje.
  • Ao colocar alguns alimentos no forno, se houver a possibilidade de “espirrarem gordura”, lembre-se de proteger com papel de alumínio.
  • Reduza a quantidade de óleo que irá utilizar; se houver menos gordura, há menos chances de “espirrar”.
  • Se for assar algo diretamente na grelha, coloque um tabuleiro ou papel de alumínio na parte de baixo.
  • Sempre que terminar de usar o forno, desligue-o, espere que arrefeça e passe uma esponja macia com um pouco de água e detergente na grelha ou nas laterais.

Como limpar o forno corretamente?

As formas de limpar o forno vão depender do tipo de forno, isto é, se é um forno elétrico, forno do fogão ou, ainda, se é um forno com auto-limpeza pirolítica. Veja o passo a passo:

Limpar um forno elétrico

  1. Desligue a tomada e certifique-se de que o forno está frio;
  2. Tire todas as grelhas e bandejas que forem removíveis, lave com detergente e deixe secar;
  3. Use um pano ou uma escova macia para remover resíduos de comida que tenham caído;
  4. Faça uma mistura de 4 colheres de bicarbonato de sódio e 1 litro de água, coloque num borrifador e aplique dentro do forno, em todas as partes;
  5. Outra opção é fazer uma pasta com bicarbonato e água, em partes iguais, e esfregar com uma esponja macia;
  6. Em ambos os casos, é importante deixar a mistura atuar por aproximadamente 1 hora. Isto ajuda a remover a gordura que poderá estar grudada;
  7. Do lado de fora também pode ser usada a mistura de água e vinagre, mas com um outro pano que esteja limpo. Poderá também usar um pano com algumas gotas de álcool em gel, especialmente nos botões, finalizando com um papel de cozinha;
  8. Recoloque as partes que foram retiradas, certificando-se de que já estão devidamente secas.

Limpeza do forno do fogão

  1. Desligue o forno do gás e desligue o fogão da corrente elétrica. Antes de aplicar os próximos passos verifique se o forno está frio, em caso afirmativo avance;
  2. Prepare uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre branco e água quente, espalhe com uma esponja macia por toda a parte de dentro, incluindo o vidro da porta, e deixe atuar por 30 minutos;
  3. Esfregue delicadamente caso haja alguma parte com sujidade agarrada;
  4. Passe um pano húmido para retirar a mistura;
  5. Quando estiver limpo, ligue o forno vazio por cerca de 10 minutos para que ele possa secar internamente;
  6. Espere arrefecer e coloque de volta as partes que foram retiradas, também já secas.

O uso de bicarbonato é uma ótima solução para limpar o forno, não obstante, quem preferir, pode optar por produtos próprios para este tipo de limpeza – procure pela designação “limpa forno”. Em ambos os casos, é importante usar luvas para proteger as mãos antes de aplicar qualquer produto.

Limpar um forno com autolimpeza pirolítica

Um tipo mais moderno de forno é o que tem uma função de autolimpeza. Isto significa que limpar o forno é bem mais fácil, sobretudo quando comparado com um forno elétrico ou forno a gás. De qualquer maneira, ainda assim, é importante seguir o passo a passo e ter alguns cuidados para não ter problemas:

  1. Deixe as janelas abertas para que a cozinha fique bem arejada e, preferencialmente, sem ninguém nas proximidades do ambiente;
  2. Retire as grades e bandejas para lavar normalmente;
  3. Verifique se a porta do forno está travada e ative a opção “autolimpeza”, função que irá transformar qualquer resto de comida ou óleo derramado em “cinzas”;
  4. Mantenha distância e avise a todas as pessoas que estiverem em casa para não abrirem o forno (o forno atinge uma temperatura muito elevada);
  5. Deixe por duas horas e desligue, deixando por outras duas horas até arrefecer completamente. Só então a porta deve ser aberta;
  6. Use uma escova macia para remover as cinzas e, depois, um pano húmido para limpar totalmente;
  7. Para limpar a porta pode ser usado um pano molhado com uma mistura de água e vinagre.

Independente do tipo de forno, é recomendável que ao limpar o forno não utilize esponjas de aço, facas e outros objetos pontiagudos, dado que este tipo de objetos pode danificar o funcionamento do eletrodoméstico.

Com todas estas dicas acreditamos que limpar o forno se possa tornar uma tarefa consideravelmente mais fácil. Agora é consigo, boas limpezas!

A redação do trabalhador.pt