Certamente já se deparou com situações em que teve de apresentar o seu comprovativo de morada / domicílio fiscal. Por vezes, algo tão simples como uma fatura da água pode ser o suficiente, no entanto, poderá obter um comprovativo de morada mais formal a partir do site das Finanças. Neste artigo, ajudamo-lo a aceder a este documento via online.
O que é um comprovativo de morada fiscal?
Tal como o nome indica, um comprovativo de morada é um documento oficial que comprova a morada da habitação de um indivíduo. Pode ser requisitado em inúmeras circunstâncias como, por exemplo, perante a abertura de uma conta bancária ou a inscrição numa escola.
Um comprovativo de morada pode ser apresentado através de várias formas, entre as quais, um extrato de conta bancária, declaração de rendimentos, fatura do gás, fatura da luz, etc. No entanto, nem sempre estes simples documentos são aceites, sendo que é provável vir a precisar de recorrer a um registo oficial, e tal é possível através do site das Finanças.
Como obter um comprovativo de morada fiscal?
A forma mais rápida de adquirir este documento é através do Portal das Finanças. Para obter um comprovativo de morada fiscal, siga os passos abaixo:
1. Aceda ao Portal das Finanças, e depois insira o seu NIF (Número de Identificação Fiscal) e palavra-passe.
2. Após entrar na sua conta, clique no menu do lado esquerdo, e em seguida na opção “Todos os Serviços”.
3. Irá aparecer-lhe uma página chamada “Mapa do Sítio”, onde poderá ver uma lista de opções para selecionar. Dirija-se à parte referente a “Documentos”, depois “Certidões”, e clique finalmente em “Pedir Certidão”.
4. Depois, abaixo de “Certidão”, poderá escolher a opção que pretende. Neste caso, clique em “Domicílio Fiscal”.
5. Por fim, basta clicar no botão “Confirmar”.
Após este último passo, passará a ter acesso ao seu comprovativo de morada, e poderá guardá-lo em formato PDF ou imprimi-lo.
O seu comprovativo de morada fiscal terá o seguinte formato:
Há outras formas de obter este documento?
Sim. Poderá também solicitar um comprovativo de morada na Loja do Cidadão (mediante um pagamento de 5,60€), numa Junta de Freguesia ou da Segurança Social Direta (muito semelhante ao processo realizado no Portal das Finanças).
E se perder o meu comprovativo de morada?
Não se preocupe. Caso perca a versão impressa ou digital do seu comprovativo de morada fiscal, não precisa de voltar a realizar todos os passos anteriormente explicados, pois a plataforma do Portal das Finanças mantém o seu documento guardado. Para aceder ao mesmo, tem apenas de clicar em “Certidões” (caso não haja mudanças de morada).
Posso apresentar outro documento?
Como já mencionado antes, poderá por vezes apresentar documentos como uma fatura da luz ou um extrato de conta bancária como forma de comprovar a sua residência.
No entanto, existem instituições ou entidades que podem rejeitar esses documentos, por não serem oficializados pelos órgãos devidamente competentes. Portanto, em caso de dúvida, opte sempre por adquirir o comprovativo de morada , pois assim terá a certeza de que o seu documento é válido.
A solicitação do comprovativo de morada fiscal, ou comprovativo de domicílio fiscal, como é também conhecido este documento, não exige um processo longo e complicado, pois como foi possível observar através das imagens apresentadas, terá apenas de seguir pequenos e intuitivos passos para adquirir o documento. Esperamos que este artigo tenha ajudado.