Damas de honor: o que são, funções e como escolher

Muito além dos noivos, uma cerimónia de casamento só está completa com a presença da família, dos amigos e de todas as pessoas próximas que, de alguma forma, marcaram a trajetória do relacionamento.

Por serem tão importantes na vida da noiva, as suas melhores amigas possuem uma posição de destaque, formando a “equipa” das damas de honor!

De forma a ajudar as noivas a decidirem quem estará ao seu lado no altar, preparamos um guia com tudo o que precisa de saber sobre as damas de honra. Boa leitura!

O que são as damas de honor?

Parte insubstituível de qualquer cerimónia, as damas de honor ou damas de honra, como são também conhecidas, formam um grupo íntimo e particular de apoio à noiva, nomeadamente quanto aos preparativos para o grande dia.

Além de participarem na cerimónia de casamento, as damas de honra possuem outras funções manifestamente importantes, assumindo-se como confidentes da noiva, garantindo que esta se encontra nas melhores condições para o grande dia.

A tradição de ter damas de honra a acompanhar a noiva durante a cerimónia é antigo e teve a sua origem numa superstição. De acordo com a história, a noiva apenas deveria entrar na cerimónia acompanhada de outras duas mulheres – as suas damas de honor, que, com vestidos similares e da mesma cor, enganariam os maus espíritos e afastariam a negatividade do matrimónio.

Com o tempo, a lenda deu lugar a uma tradição e assim, cada vez mais casamentos em redor do mundo têm damas de honor como fiéis companheiras da noiva.

Damas de honor, madrinha e menina das alianças

Embora muito diferentes, o papel das damas de honor, da madrinha de casamento e das meninas das alianças são muitas vezes confundidos.

  • Damas de honor (demoiselles): amigas adultas da noiva que participam do cortejo do casamento desacompanhadas, usam vestidos idênticos entre si e portam um pequeno bouquet de flores com as cores do casamento.
  • Meninas das alianças (daminhas): são damas de honra de tenra idade, normalmente da mesma família do casal, podendo ser uma filha ou uma irmã pequena, por exemplo. Participam da cerimónia, nomeadamente no cortejo, atirando pétalas de rosa pelo caminho, e na entrega das alianças de casamento.
  • Madrinha de casamento: diferentemente das damas de honor, o posto da madrinha de casamento é tradicionalmente ocupado por apenas uma única mulher adulta, que costuma ser a melhor amiga da noiva ou alguém muito próximo da sua família. Nas cerimónias religiosas e até mesmo nos casamentos civis, cabe à madrinha de casamento a função de assinar o livro de testemunhas.

Como escolher as damas de honor?

Em primeiro lugar, é preciso considerar que, por mais que a figura das damas de honor seja parte da tradição do casamento, a escolha deve ser feita com o coração, em virtude da proximidade com a noiva durante a cerimónia.

Nesse sentido, a noiva deverá refletir e considerar quem são as suas amigas – aquelas que estiveram consigo durantes os momentos difíceis da vida e do próprio relacionamento. Independentemente de ser a melhor amiga, uma irmã ou até uma prima que a acompanhou desde a infância, a escolha deve ser, pelo menos inicialmente, baseada nos laços afetivos.

Embora não exista um número ideal de damas de honra, há quem aponte que o casamento deverá ter uma dama de honor para cada cinquenta convidados. Não obstante, recomenda-se que o número não seja exagerado, pois além de potencialmente desvirtuar o significado de proximidade e da afinidade que estas devem ter com a noiva, muitas damas de honor no altar podem desviar a atenção dos noivos.

O que devem vestir as damas de honor?

Com grande destaque na cerimónia e em toda a festa, as damas de honor precisam de estar com a aparência perfeita. Embora a tradição determine o uso de vestidos iguais entre as damas de honra, isso não é uma regra é à noiva quem cabe a decisão nessa matéria.

Nesse sentido, o ideal é que os vestidos das damas de honor, nomeadamente o cumprimento, o tecido e a cor, sejam escolhidos em conformidade com o tipo de cerimónia e com o tema do casamento. Portanto, para cerimónias diurnas, vestidos com tons mais leves podem cair melhor, enquanto para as noturnas, as cores mais escuras podem sobressair.

Em todo o caso, o traje completo das damas de honra normalmente inclui um pequeno bouquet, que pode ser uma versão menor e semelhante ao da noiva ou, ainda, uma versão única para as damas de honra, desde que se mantenha as cores e o estilo do casamento.

Quais as funções das damas de honor?

Verdadeiras damas de companhia, as damas de honor devem atuar como o principal apoio e o braço direito da noiva, ajudando-a em todas as etapas necessárias para que o grande dia seja mais que perfeito. Passos indispensáveis como a escolha do vestido e a confeção dos convites de casamento podem (e devem) ter contributos das damas de honra.

Embora sejam diversas as funções que as damas de honor podem assumir para que o casamento aconteça conforme planeado, tudo irá depender das necessidades da noiva e do quanto realmente precisará de ajuda. E para lançar luz sobre quais são as etapas do casamento que podem receber o seu contributo, enumeramos as principais funções das damas de honra:

1. Estar à disposição

Extenso e cansativo, o processo de planeamento de uma cerimónia de casamento pode levar de um a dois anos para ser completamente realizado, sobretudo se a festa for grande. Durante esse período instável e de muitas decisões importantes, os noivos ainda terão de administrar todas as outras demandas da vida pessoal do casal – como o trabalho e a família, por exemplo.

Portanto, ainda que o trabalho duro seja inevitavelmente feito pelos noivos, as damas de honor devem ficar à disposição da noiva, oferecendo auxílio em diversas etapas dos preparativos para o grande dia.

Sendo assim, as damas de honor precisam de estar apostas para substituir a noiva em algum compromisso em que esta não possa comparecer ou, ainda, ajudá-la e aconselhá-la a tomar sempre as melhores decisões.

2. Vestido, o penteado e a maquilhagem

A entrada da noiva na cerimónia é um dos momentos mais emblemáticos e importantes de um casamento, onde todos os presentes estarão com a atenção voltada para ela, sobretudo o seu futuro marido, que a aguardará no altar. Dessa forma, a escolha do vestido, do penteado e da maquilhagem que irão compor o visual, torna-se crucial.

No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, não é difícil ficar confusa e é precisamente nessa hora que a noiva precisará das suas damas de honor para a ajudar a decidir o que lhe fica melhor.

Sendo assim, o ideal, é que as damas de honra participem de todo o processo da escolha do vestido, além de estarem presentes também no dia da prova do penteado e da maquilhagem, onde a noiva poderá visualizar, com antecedência, o visual completo do grande dia.

3. Lista dos presentes de casamento

Um outro momento dos preparativos do casamento em que as damas de honor podem marcar presença é no planeamento e na seleção dos produtos que irão compor a lista de presentes dos noivos. A ideia é que acompanhem a noiva e a ajudem a listar as peças ideais, evitando escolher por impulso presentes que não serão usados ou que não ornem com a decoração da casa dos noivos.

4. Chá de lingerie

Uma festa reservada às amigas mais próximas, o chá de lingerie tem como propósito renovar o guarda-roupa de lingerie da noiva e presenteá-la com produtos de beleza que a deixarão ainda mais bonita para a lua de mel. E por serem as pessoas mais íntimas e importantes da vida da noiva, cabe às damas de honor a função de organizar o chá de lingerie da futura casada!

Para tornar o momento ainda mais especial, podem surpreender a noiva e organizar o chá de lingerie por conta própria, sendo ideal que o evento ocorra num local mais reservado, como a própria casa dos noivos.

5. No dia do casamento

Além de estarem presentes e de acompanhar a noiva no dia do casamento, as damas de honor devem assumir diversas funções de apoio para a noiva, que certamente precisará de suporte por estar tão aflita e ansiosa para que tudo dê certo. Dessa forma, no dia do casamento, as damas de honra devem:

  • Deixar a noiva perfeita e ampará-la no que for preciso, como fechar o fecho-éclair e abotoar o vestido, retocar a maquilhagem e até mesmo ajudar a calçar os sapatos;
  • Ser o apoio emocional da noiva, garantindo que fica relaxada;
  • Zelar pelo álbum de fotos de casamento, assegurando-se que o vestido e o véu da noiva estão sempre bem ajustados e perfeitos;
  • Caso seja necessário, acompanhar a noiva à casa de banho e auxiliá-la com o vestido e as demais peças;
  • Propor um brinde em nome do casal ou fazer algum discurso de homenagem os noivos;
  • Dançar com a noiva e divertirem-se muito!

A redação do trabalhador.pt