Dedicatórias para os professores: ideias do que escrever

Há pessoas que têm uma certa facilidade em escrever dedicatórias para amigos e para pessoas que lhes são próximas, já para outras este é um “exercício” um pouco mais difícil.

Mas, para além disso, a dificuldade em redigir dedicatórias pode variar em função de outros fatores, nomeadamente a proximidade entre o autor e o destinatário. Dedicatórias para os filhos ou para os pais são, regra geral, mais fáceis de escrever que as dedicatórias para os professores.

Mesmo que não sejam extremamente próximos, existem professores que marcam a vida dos seus alunos, seja pela forma de lecionar, pelo carisma ou até mesmo pela a ajuda que oferecem ao longo da jornada escolar.

Por isso, alguns alunos costumam escrever dedicatórias para alguns dos seus professores que marcam o seu percurso académico como forma de agradecimento pelos ensinamentos.

Neste artigo, falaremos um pouco melhor sobre como redigir dedicatórias para os professores, nomeadamente que pontos devem ser abordados, bem como partilhamos dois exemplos que poderá usar para sua inspiração. Confira!

O que escrever nas dedicatórias para os professores?

Em geral, as dedicatórias para os professores possuem um tom mais formal, que pode ser personalizado de acordo com o nível de proximidade do aluno com o professor. Para o auxiliar nesta tarefa, trazemos abaixo alguns pontos que podem ser abordados ao escrever uma dedicatória para um docente.

1. Pense sobre o que quer abordar

Antes de começar a escrever uma dedicatória para professores, pense sobre os pontos que deseja abordar. Prefere falar sobre a personalidade do seu professor ou sobre algum momento especial que passaram? Anote aquilo que considera importante, para só então começar a escrever a mensagem.

2. Elogie o seu professor

Nas suas dedicatórias, lembre as qualidades dos seus professores. Pode abordar o seu tom de voz “radiofónico”, a sua criatividade para lecionar, os traços marcantes da sua personalidade ou até a forma como o ajudou. Referir que não é necessário exagerar ou escrever textos demasiados extensos, basta ser honesto e parabenizá-lo por ser um bom professor.

3. Relembre os bons momentos

Se passou por momentos bons e especiais com o professor, pode sempre falar sobre esses momentos nas suas dedicatórias. Fale sobre um passeio do colégio, um evento, a conclusão da licenciatura ou até de uma aula que o tenha marcado. Relembrar bons momentos faz com que as dedicatórias para os professores sejam ainda mais especiais.

4. Não deixe de dar um toque de humor

Dependendo do seu nível de proximidade com o professor, pode dar um leve toque de humor na dedicatória. Pode mencionar algum facto tratado em aula, ressaltar alguma característica do professor ou até mesmo lembrar aquele “raspanete” que não se esquece. O importante é não ultrapassar a linha da proximidade que existe entre ambos.

5. Agradeça a aprendizagem

Em geral, este é o maior ponto das dedicatórias para os professores: agradecer o seu contributo. Pode escrever uma mensagem simples e abrangente, ou agradecer por momentos específicos que passaram juntos, como um ano escolar ou um momento de uma prova importante. Com certeza o professor ficará feliz pelo reconhecimento.

Exemplos de dedicatórias para os professores

Para ajudá-lo a redigir dedicatórias para os professores, partilhamos infra alguns exemplos que poderá usar para se inspirar. Não obstante, não se esqueça de personalizar a sua mensagem.

Dedicatória de turma para os professores

Aos professores da nossa turma,

Hoje devemos agradecer àqueles que nos ensinam todos os dias, com a sua dedicação, cuidado, esforço e paixão por ensinar. Cuidaram das nossas mentes no último ano letivo e preparam-nos para o futuro.

Em nome da toda a turma, gostaríamos de vos agradecer por todo o trabalho. Sem vocês esta escola não seria a mesma, bem como o nosso percurso escolar.

Colocamos nas vossas mãos o nosso futuro, e não poderíamos ter feito uma melhor aposta!

Muito obrigado pela dedicação!

Um grande abraço de toda a turma.

Dedicatória para professor próximo

Querida Professora Beatriz,

Existem pessoas que marcam nossas vidas e criam algo de especial em nós. Essas pessoas fazem a nossa mente funcionar de maneira diferente, os nossos olhos abrem-se e a nossa maneira de ver o mundo muda. E a senhora, professora, foi uma dessas pessoas para mim!

Os seus ensinamentos foram para mim muito além dos conteúdos escolares, ensinou-me coisas que, certamente, me serão úteis ao longo do meu percurso de vida.

Despertou minha admiração, o meu carinho e amizade de uma forma especial, e tornou-se uma inspiração para mim.

Muito obrigada por toda a ajuda, pela dedicação, pela paciência e pelo zelo. Hoje, só posso agradecer por ter feito parte da minha vida.

Obrigado!

Camila.

Dedicatória para professor em formato de poema

Quem educa com paixão,
Transmite sabedoria.
Pois honra a profissão
Que escolheu trilhar um dia…

Quem sempre procura soluções
Para as dúvidas dos alunos
E se dedica sem exceções
Nos momentos mais oportunos…

Merece a nossa gratidão
E dizemos com muito amor
Que temos muito orgulho
Em ter você como professor!

Dedicatória para os professores dos filhos

Queria Professora,

É com muita alegria que lhe escrevo esta mensagem.

Em si, eu confio. Pois cuida dos nossos filhos, mesmo que ainda pequenos, e com a sua sabedoria, paciência e carinho ajuda-os a trilhar o próprio caminho. Com a sua bondade e profissionalismo, superou todas nossas as nossas expetativas!

Merece a nossa gratidão e carinho, mas a melhor recompensa será certamente aquela que os seus alunos lhe darão ao carregar os seus ensinamentos.

Muito obrigada por tudo o que faz!

As dedicatórias para os professores podem variar dependendo da proximidade, da idade ou até mesmo da disciplina que o professor leciona. Não obstante, esperamos que este artigo lhe tenha dado umas “luzes” do que poderá abordar.

A redação do trabalhador.pt