Dedicatórias para os filhos: demonstrar afeto pelas palavras

Escrever dedicatórias para os filhos até pode parecer algo relativamente fácil, mas a verdade é que, por vezes, colocar por palavras sentimentos como o carinho e o amor nem sempre é muito fácil, sobretudo para algumas pessoas.

As dedicatórias são uma excelente forma de, em determinados momentos, como num aniversário, na conclusão de uma licenciatura ou outro, demonstrar os nossos sentimentos de uma forma mais formal e personalizada. Mas as dedicatórias não têm necessariamente de ser uma carta, pode tratar-se de um email ou até de uma mensagem de telemóvel.

Precisamente por reconhecermos não ser muito fácil colocar por escrito alguns sentimentos, redigimos estes artigo para o ajudar com alguns pontos e ideias que acreditamos serem importantes constar numa dedicatória para os filhos. Confira!

O que escrever numa dedicatória para os filhos?

Não importa a ocasião, seja para comemorar uma data importante dos seus filhos ou, quem sabe, para pura e simplesmente demonstrar que os ama, as dedicatórias para os filhos devem ter “rasgos” de carinho, cuidado e amor.

Em baixo, partilhamos algumas coisas importantes que pode incluir ao escrever uma dedicatórias para os filhos. Claro que poderá sempre personalizar as suas mensagens da maneira que bem entender.

1. Qual será o formato da dedicatória?

Como já referimos, embora a carta seja o formato mais comum, existem outros. Prefere escrever um bilhete que acompanhará um presente ou postal? Ou, por outro lado, está mais inclinado para optar por um email ou uma mensagem nas redes sociais?

O facto é que, escrever dedicatórias para os filhos feitas de próprio punho, com papel e caneta, faz com que a dedicatória seja um pouco mais especial. Em parte por ser algo mais formal e por demonstrar que foi algo manifestamente pensado.

Se preferir os meios eletrónicos para as dedicatórias para os seus filhos, seja uma mensagem SMS, uma mensagem de correio eletrónico ou uma publicação na rede social do seu filho ou filha, lembre-se que o importante é dedicar tempo para escolher o que e como a vai escrever, para que não pareça algo feito de uma maneira qualquer.

2. Escolha o que e a forma como vai escrever a mensagem

Não existe certo ou errado na hora de escrever dedicatórias para os filhos. Isso varia muito de acordo com a relação de cada pai/mãe com os respetivos filhos. Existem pessoas que preferem escrever longos textos e cartas, que necessitam de mais tempo para serem escritos. Outras, preferem expressar-se através de poemas, desenhos, contos, letras de música, entre outros. Existem muitas possibilidades!

Ao escrever dedicatórias para os seus filhos, pense no que gostariam de receber e reserve um tempo para pensar em que tipo de mensagem o deixaria feliz.

3. Comece de uma forma carinhosa

Em dedicatórias para os filhos é comum que o texto se inicie com palavras doces, como “Meu querido filho”, “Minha princesa” ou até mesmo “Meu amor”. Desta forma, irá iniciar a sua dedicatória de uma forma mais delicada, que pode percorrer todo o texto.

4. Demonstre o “tamanho do seu amor”

Ao falar sobre o quanto ama os seus filhos, lembre-se de dizer o que realmente sente. As dedicatórias para os filhos devem falar sobre o amor e o valor da família, o crescimento dos filhos, as suas conquistas, as emoções que o nascimento e desenvolvimento de um filho acarreta, os pensamentos de amor que nutre por eles. Demonstre da maneira que lhe parecer melhor, deixe os seus sentimentos conduzirem a sua criatividade nas dedicatórias.

5. Elogie os seus filhos

Não se esqueça de elogiar os seus filhos nas suas dedicatórias. Fale positivamente deles e relembre o quão importantes são para si, afinal de contas, ter um filho é uma experiência única e especial. Poderá também evidenciar as suas maiores qualidades, elogiar a sua aparência física e também as características mais marcantes da sua personalidade.

6. Fale dos momentos mais felizes

Recordar de situações do passado, da infância ou adolescência dos seus filhos pode ser um ótimo ponto a ser colocado nas suas dedicatórias. Poderá escrever sobre um aniversário, uma viagem, as férias que passaram juntos ou sobre datas e lugares que marcaram a vida dos seus filhos.

7. Mostre que está presente na vida dos seus filhos

As suas dedicatórias para os filhos podem incluir também frases de apoio e companheirismo, principalmente em momentos especiais como uma a conclusão de um ciclo de ensino ou até um casamento. Diga aos seus filhos coisas como “estarei sempre ao teu lado!” ou “sabes que podes contar comigo, sempre!”.

8. Deseje coisas boas para o futuro

Ao finalizar as suas dedicatórias para os filhos, lembre-se de fazer votos de um futuro muito risonho. Poderá escrever “que o teu futuro seja maravilhoso!” ou “desejo-te muita sorte nesta tua caminhada!”. Este tipo de mensagem fará com que os seus filhos se sintam importantes e sintam que os apoia.

Exemplos de dedicatórias para os filhos

Para ajudá-lo a escrever boas dedicatórias para os filhos, trazemos abaixo alguns exemplos de textos. Você pode se inspirar e fazer adaptações para que seu filho se sinta especial ao ler as mensagens.

Dedicatória breve para um filho

Meu querido filho,

Como sabes, és a minha luz e a minha inspiração! Foste, és e serás a melhor coisa que me aconteceu na vida. Tudo o que possuo de mais valioso. Por ti, dou o melhor de mim. Amo-te muito!

Um abraço apertado,

O teu pai.

Dedicatória em texto para o filho

Minha pequena princesa,

Desde o dia em que te peguei nos meus braços, fizeste-me a mãe mais feliz e abençoada deste mundo. Todos os dias orgulho-me de ser tua mãe, e tenho orgulho em te ter como filha!

Acompanhar os teus primeiros passos, a tua ida para a escola primária, o teu primeiro emprego e tantos outros pontos importantes da tua vida fazem-me sentir apenas felicidade e amor.

É muito bom ter-te comigo, poder chamar-te de filha, de amiga e companheira. Obrigada por dividires o teu tempo, os teus medos e os teus segredos.

Desejo todos os dias o melhor para esta tua caminhada, que continues sendo a ser esta menina/mulher, cheia de sonhos e com um brilho no olhar. Desejo-te um futuro repleto de conquistas. Conta comigo para o que precisares, estarei sempre ao teu lado.

Amo-te muito minha filha.

Com carinho e amor,

Mãe.

A redação do trabalhador.pt