Os avanços tecnológicos geraram sempre mudanças e novidades. Alguns produtos e objetos vão evoluindo, ficando mais modernos e mantendo a preferência dos consumidores. Outros, por não se adaptarem ao avanço tecnológico, acabam por desaparecer.
Há casos em que o digital chega a substituir o produto físico, por este acabar por cair em desuso. Mas, será isso que está a acontecer com os livros? Estarão estes a ser substituídos por ebooks (livros digitais)?
Para melhor compreender o fenómeno é importante voltar um pouco atrás. Com a massificação dos computadores, smartphones e tablets a impressão tradicional (impressa) passou por um período de crise, em grande medida pelo simples facto da informação passar a estar disponível na internet, sendo possível aceder à mesma de forma gratuita e em tempo real.
Estão os livros a serem substituídos por ebooks?
Os livros físicos parecem estar a passar um fenómeno muito semelhante ao da imprensa escrita. O surgimento dos e-readers / ebook reader, equipamentos digitais muito semelhantes aos tablets, mas que permitem apenas a leitura de livros digitais (ebooks) parecem ter sido o catalisador. É neste âmbito que surge, desde logo, a dúvida: será a tendência os livros físicos serem substituídos, a breve trecho, por ebooks / livros digitais?
Ainda não é possível ter uma resposta definitiva. Por mais que o mundo digital faça com que as pessoas desenvolvam novos hábitos, salvo raras exceções, os gostos e preferências dos consumidores não mudam de um dia para o outro. É o que parecer estar a suceder-se com os livros. Mesmo com as plataformas virtuais a ganhar cada vez mais popularidade, ainda há quem prefira ter nas mãos um livro e não um leitor de ebook.
Por isso, para muitos é difícil escolher entre o ebook e livro físico. Há quem ache que o papel é algo arcaico, antigo e, portanto, ler um livro através de um ebook é proporciona uma melhor leitura. No entanto, quem é apaixonado por livros tende a dar valor à sensação de folhear um livro em papel, acreditando que estes estimulam mais o prazer da leitura. Pese embora se tenha assistido ao encerramento de muitas livrarias por todo o país, os livros impressos (ou livros físicos, como preferir chamar) parecerem resistir.
Por imaginarmos ser uma dúvida muito comum, redigimos o presente artigo no qual coligimos as vantagens e desvantagens dos ebooks e dos livros físicos, acreditando que tal poderá ajudar perante a dúvida se deve optar pela compra de um ebook ou de um livro físico.
Ebook ou livro: qual o melhor?
Independente de definir qual é o melhor, o importante é entender que a opção por um ebook ou por um livro depende muito da pessoa em concreto. A leitura é um hábito e está intrinsecamente dependente da preferência de cada um.
No entanto, é certo que tanto o ebook como o livro físico têm as suas vantagens e desvantagens. Alguns pontos que podem ser comparados são:
- Formato;
- Espaço;
- Conservação;
- Leitura;
- Durabilidade;
- Custo.
Formato
O formato digital do ebook é muito prático, mas não proporciona a mesma experiência sensorial dos livros físicos. Ir a uma livraria, andar entre as estantes, pegar em alguns exemplares, são hábitos que muitas pessoas ainda cultivam e que, com os ebooks, não é possível ter. Pode parecer um pouco estranho, mas cheiro de livros, desperta uma sensação prazerosa a muita gente.
Por outro lado, é bem mais fácil e mais rápido comprar um exemplar de um livro digital (ebook) do que de um livro impresso. Nas compras feitas pela internet, o livro digital está disponível imediatamente, sem a necessidade de esperar pelo período de entrega. Se já tem o livro na sua biblioteca e quer encontrá-lo, não é preciso procurar na sua estante, basta escrever o nome na aplicação de leitura.
Espaço
Quem gosta de comprar livros físicos sabe que em algum momento poderá faltar espaço na estante. A solução é ir acumulando, procurar novos sítios para os colocar ou mesmo comprar um estante maior. E se a ideia é levar para o trabalho, para a universidade ou numa viagem, estes serão sempre um peso a mais.
Já com os ebooks não há esse problema. Os livros digitais não ocupam espaço físico em casa e podem ser facilmente levados na bolsa ou mochila. Através de um único equipamento é possível ter acesso a uma verdadeira biblioteca.
Conservação e durabilidade
Quando bem cuidados, os livros físicos podem durar muitos anos e atravessar gerações, podendo ser uma lembrança de um antepassado ou, até mesmo, um registo histórico de outras épocas. Porém, com o tempo, as folhas ficam envelhecidas, podem amassar, rasgar ou perder-se.
Os livros digitais também têm também grande durabilidade. Regra geral são equipamentos que duram vários anos. Mesmo que não seja no próprio aparelho de leitura digital, os arquivos podem ser guardados em outros formatos e dispositivos e serem transferidos de um leitor de ebooks para outro.
Sensação de leitura
Para muitos a leitura no papel é mais confortável para a visão. Os fabricantes de e-readers (leitores de livros digitais) têm procurado disponibilizar modelos cada vez mais evoluídos, com a possibilidade de ajustar a luminosidade, para ajudar neste aspecto e causar menos irritação aos olhos. Um dos lados positivos dos ebooks é o facto de que à noite não é preciso deixar a luz do quarto acessa para ler, o que em última instância ajuda-o a economizar energia elétrica.
Referir ainda que os ebooks apresentam a opção de interatividade, seja por meio de links, índice clicável ou da possibilidade de pesquisar o significado de uma palavra desconhecida, entre outros recursos que facilitam a procura por informações. Para uns, isso torna a leitura mais fluída. Para outros, dificulta a concentração.
Para os que gostam de fazer anotações e/ou marcar os trechos favoritos, isso é mais simples de fazer num ebook. No livro físico será preciso usar caneta, o que não agrada a muita gente, pois pode “estragar” as páginas.
Outra das diferenças entre os ebooks e os livros físicos é em relação às imagens e ilustrações, presentes em muitos livros. Regra geral, no formato de livro digital não há cores, apenas preto e branco.
E, embora a bateria dos ebooks tenha uma duração cada vez mais longa, em algum momento ela poderá acabar e interromper repentinamente a leitura. Já no livro físico isso não acontecerá.
Preço dos ebooks e dos livros
Por fim, um ponto que faz grande diferença na hora da escolha é o preço dos ebooks e dos livros físicos.
Os ebooks são de fato bem mais baratos que os livros físicos, já que não há gastos de impressão, papel, transporte, entre outros fatores. Muitos são disponibilizados até mesmo gratuitamente, no caso de autores iniciantes ou que são pouco conhecidos. Assim, é possível comprar pelo menos dois ou três livros digitais pelo mesmo preço de um livro físico.
Porém, para ter acesso a estes é preciso ter o aparelho e-reader (leitor de livros digitais), ou seja, é preciso ter um custo mais alto. A longo prazo, a aquisição de um é certamente um gasto que será compensado pelo preço mais baixos dos ebooks.
De modo geral, o ebook é uma alternativa mais vantajosa, dado ser mais duradoura e possibilitar ter acesso a um número muito maior de livros e por um preço menor. No entanto, como já referido, não há certo ou errado na hora de escolher entre um ebook ou livro impresso. Tudo irá depender da preferência de cada pessoa.
Ebook ou livro? A decisão da melhor opção é sua!