Ebooks: o que são, quais as vantagens e onde comprar?

Os ebooks, ou livros digitais como também são conhecidos, estão a conquistar cada vez mais adeptos.

Embora muita gente ainda prefira os livros físicos, muitas vezes por uma questão de hábito e “apego” ao que é mais tradicional, não há dúvidas de que os ebooks vieram para ficar.

O formato ebook tem registado um crescimento muito significativo desde a chegada da internet e a expetativa para o futuro do mercado de livros eletrónicos é de expansão, especialmente por serem produtos que têm um custo mais baixo do que os livros impressos.

Se no início eram apenas arquivos que podiam ser lidos em computadores, os ebooks ficaram ainda mais em alta depois do lançamento dos primeiros e-readers, ou leitores digitais, que nada mais são que equipamentos próprios para a leitura de ebooks.

Em geral, pode-se dizer que os ebooks são mais práticos e económicos, mas há outros pontos aspetos que podem fazer a diferença na hora de escolher entre um ebook ou um livro digital..

Se ainda não é um leitor de ebooks e tem dúvidas se vale a pena ou não mudar, recomendamos a leitura deste artigo, no qual, partilhamos algumas dicas e informaçõe que consideramos úteis e poderão ajudá-lo na decisão.

O que são ebooks?

Um ebook nada mais é que um livro digital

Antes de mais, importa referir que, embora possa parecer estranho, um ebook não passa de um livro. Mas não se trata de um livro qualquer. Está curioso? Explicamos tudo neste artigo.

O termo ebook vem do inglês, “eletronic book” e consiste, basicamente, num arquivo que pode ser lido num suporte eletrónico, nomeadamente num e-reader (leitor de ebooks), no computador, no tablet ou mesmo no telemóvel.

Embora genericamente possamos dizer que os ebooks são a versão eletrónica de um livro que já existe em formato impresso, em algumas situações, o ebook poderá tratar-se de um livro que não foi publicado numa edição física.

Vantagens e desvantagens dos ebooks

Os ebooks têm algumas vantagens quando comparados com os livros impressos

A título de exemplo referir que, para quem quer publicar um livro, fazê-lo no formato ebook é consideravelmente mais fácil, para além de muito mais barato, dado não implicar gastos com papel, impressão e distribuição, sendo esta uma excelente opção para autores independentes.

Na perspetiva de alguns leitores, os ebooks poderão ter algumas vantagens (e também desvantagens) quando comparados com os livros físicos. Em determinadas situações isto poderá variar de acordo com o gosto pessoal de cada um.

Quais as vantagens dos ebooks?

Embora muita gente se questione se deve optar por um ebook ou livro físico, os ebooks são entendidos como uma “evolução” dos livros. No entanto, ao contrário de outros produtos os livros impressos estão para ficar.

No que concerne às vantagens dos ebooks, importa referir que os seus adeptos referem que as vantagens daqueles são consideravelmente mais que as desvantagens.

Não obstante, deixamos-lhe a si essa decisão!

1. Economia de espaço

Com um único equipamento e-reader é possível ter inúmeros ebooks à sua disposição, sem ter de ocupar lugar na estante ou na bolsa. Cabem mais de 2 mil livros num aparelho de leitura digital.

Além de não precisar de muito espaço em casa (ao contrário dos livros físicos, que se vão acumulando nas prateleiras), os ebooks podem ser facilmente transportados numa viagem ou qualquer outra circunstância sem que isso represente um acréscimo no peso a transportar. Independentemente do tamanho do livro, irá carregar apenas o peso do e-reader, que não costuma ultrapassar 200 gramas.

2. Leitura em qualquer lugar

A facilidade de transportar um livro digital, ou melhor, de levar consigo vários ebooks, possibilita que a leitura possa ser feita em qualquer lugar e a qualquer momento. A questão do baixo peso também é um facilitador, já que segurar um objeto leve, mesmo que com um grande número de páginas, é muito mais tranquilo e agradável.

Além de ser uma grande vantagem para quem usa os livros para estudar ou trabalhar, estas praticidades têm feito com que muita gente passe a ler, por lazer, com mais frequência.

3. Maior interatividade dos ebooks

Se ao ler um livro físico encontrar uma palavra difícil, será necessário interromper a leitura para pesquisar num dicionário ou mesmo na internet o seu significado. Já nos e-readers esta pesquisa pode ser feita no próprio aparelho, que vem com dicionários pré-instalados, o que torna a leitura mais fluída e interativa.

Outro ponto positivo é que nos ebooks é fácil marcar os trechos favoritos e fazer anotações. É possível, também, alterar o tamanho das letras (importante sobretudo para quem tem problemas de visão) e, em alguns casos, a cor de fundo.

4. Rapidez na entrega

Há duas formas de comprar um livro físico. Nas livrarias é preciso sair de casa e deslocar-se até uma loja / livraria da sua preferência. Ou então pela internet, fazendo o pedido e aguardando que seja entregue na sua residência, o que pode demorar alguns dias ou, no caso de livros vindos do estrangeiro, semanas.

Já no caso dos ebooks, a sua entrega é imediata. No momento em que a compra é realizada, é logo possível fazer o download do arquivo e ter o livro digital “em mãos” sem precisar esperar. Uma conexão com a internet é o suficiente.

5. Durabilidade

Um ebook pode durar uma eternidade. Os ebooks são arquivos que funcionam, não apenas no seu e-reader, mas noutros equipamentos eletrónicos, como por exemplo o computador ou mesmo na nuvem (cloud), evitando que o conteúdo se perca, que seja esquecido, que rasgue ou que se danifique, algo comum nos livros físicos.

5. Preço reduzido

Esta é certamente uma das principais vantagens dos ebooks. Como não há gastos com papel, impressão e distribuição, o preço médio de um ebook costuma ser muito mais baixo que de um livro físico.

A compra de ebooks é feita através da internet. Regra geral, as grandes livrarias possuem sites (Bertrand, Fnac, Wook, etc.) e muitos livros já possuem versões digitalizadas.

No entanto, apesar de todos estes pontos positivos, os ebooks podem ter também algumas desvantagens, especialmente para as pessoas que são mais apegadas aos livros físicos, que gostam de ver as estantes cheias, do contato com o papel, do cheiro ou dos passeios nas livrarias.

6. Mais ecológicos

Embora poucas vezes mencionada, outra vantagem dos ebooks, face aos livros impressos, prende-se como o facto dos livros digitais serem mais ecológicos. Afinal de contas não será necessário derrubar árvores para produzir o papel necessário à impressão de livros.

No entanto, apesar de todos estes pontos positivos, os ebooks podem ter também algumas desvantagens, especialmente para as pessoas que são mais apegadas aos livros físicos, que gostam de ver as estantes cheias, do contato com o papel, do cheiro ou, simplesmente, dos passeios nas livrarias.

Quais as desvantagens dos ebooks?

  • A luminosidade dos equipamentos de leitura digital, que, mesmo tendo a opção de controlar o brilho, pode ser um incômodo para quem gosta de ler por muito tempo ou precisa de passar horas conetado.
  • A interatividade, apontada com uma das vantagens dos ebooks, tem o outro lado, já que as muitas opções podem acabar por deixar alguns leitores distraídos, atrapalhando a concentração na leitura.
  • Embora, a bateria dos e-readers tenha, por regra, uma boa duração, acontece que, em algum momento, esta poderá acabar, o que dependendo do lugar, pode interromper a leitura do ebook.

Melhores e-readers do mercado

O preço de um leitor (e-reader) de ebooks varia em função do equipamento

Embora os ebooks possam ser lidos em qualquer dispositivo eletrónico, a melhor forma de fazer a leitura é através de um aparelho próprio para isso. Estes são designados por e-readers ou leitores de ebooks.

Além do formato muito semelhante a qualquer tablet, outras vantagens do e-reader passam pela tonalidade e a luminosidade, que deixam a leitura com uma sensação mais parecida com a dos livros físicos, sem reflexos na tela ou outros detalhes que podem cansar a visão.

O leito de ebooks (e-reader) mais conhecido e mais utilizado é o Kindle da Amazon, em grande parte devido à excelente relação custo/beneficio, bem como a outras funcionalidades que permitem que este seja utilizado como um tablet. Outra alternativa é o Kobo, que possui diferentes modelos com diferentes funcionalidades. O Nook e-reader é também uma boa opção.

O preço de um e-reader varia, podendo custar de 100 a 500 euros, dependendo do equipamento escolhido. Deixamos uma dica: todos os anos, durante a Black Friday, a Amazon coloca o Kindle a um preço promocional.

Vale lembrar que, embora possa parecer um valor alto, apresenta uma excelente relação custo-benefício, já que, dado o custo menor dos ebooks, a longo prazo, poderá acabar gerar uma poupança bastante significativa.

Mesmo comparando todas as vantagens e desvantagens não há como responder de forma definitiva a se um ebook é melhor do que um livro físico. No entanto, como já visto, há inúmeras vantagens que importa considerar.

Ebooks ou livro impresso? Pense nas suas necessidades ou no que mais lhe agrada e tome a sua decisão!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.