O que fazer com as claras dos ovos? Evite desperdícios!

clara de ovo

Sabe certamente que em Portugal é muito comum utilizar-se mais gemas do que claras na confeção de doces. Este hábito é resultado direto da Doçaria Conventual Portuguesa, património imaterial do nosso país, que encanta todos os que nos visitam. No entanto, será que sabe qual a razão das gemas serem mais populares do que as claras de ovos?

Bem, para responder a esta pergunta antes é preciso viajar no tempo até chegarmos ao século XV, época em que foi introduzido o açúcar em Portugal – até então, utilizava-se essencialmente mel, sendo este o único adoçante utilizado nas receitas, sobretudo sobremesas.

Na altura, as claras dos ovos eram consideradas a parte “nobre” do ovo, sendo inclusive um produto de exportação para outras partes da Europa. Mas, engana-se quem pensa que o destino deste ingrediente era a culinária: as claras de ovo eram utilizadas para engomar as batinas dos padres e as roupas dos homens da nobreza, além de serem empregues, pasmem-se, no fabrico do vinho.

Tanta predileção pelas claras fazia com que as gemas dos ovos fossem descartadas ou dadas aos animais como fonte de alimentação… contudo, a “redenção” das gemas estava por vir.

Lembra-se do açúcar, ingrediente que mencionamos no início do parágrafo acima? Foi esse ingrediente o responsável por dar às gemas um lugar de destaque na doçaria, pois a partir do momento em que a sua utilização foi massificada, surgiram inúmeras receitas que hoje conhecemos como Doçaria Conventual Portuguesa.

Naquela época, era habitual que mulheres da nobreza ingressassem nos conventos por imposição das suas famílias, que pagavam dotes que incluíam criadas que dominavam a arte de trabalhar o açúcar em ponto, bem como baterias de cozinha que garantiam ótimos resultados aos banquetes da igreja.

Foi com a extinção das Ordens Religiosas de Portugal que as freiras e os monges se viram obrigados a angariar fundos para o próprio sustento, ocasião em que a Doçaria Conventual Portuguesa deixa de ser um privilégio dos mosteiros e passa a ser uma fonte de rendimento dos religiosos. Neste contexto, a utilização das gemas entra em franca ascensão, pois todos queriam provar os misteriosos e exclusivos doces conventuais, curiosidade e predileção que fez com que as claras, pouco a pouco, perdessem o protagonismo, afinal de contas, do lado de fora dos conventos a realidade era outra, e não havia batina para se passar!

Eis que surge a dúvida: o que fazer com as claras dos ovos, já que as gemas são as estrelas da nossa cultura gastronómica? Deitar fora, definitivamente, está fora de questão, afinal de contas, muito pode ser feito para aproveitar este ingrediente que outrora fora tão requisitado.

O que fazer com as claras dos ovos?

Se deseja saber o que fazer com as claras dos ovos, então prepare-se para conhecer deliciosas receitas confecionadas apenas com este ingrediente. De gelados a bolos, passando pelas maravilhosas pavlovas e até mesmo os modernos macarons, há sempre uma receita ideal para seu o paladar!

Suspiros caseiros

suspiros caseiros

Não sabe o que fazer com as claras dos ovos? Eis uma receita deliciosa, delicada, e que agrada a pessoas de todas as idades! Doce que também é conhecido por merengue francês, o suspiro, além de saboroso, é poesia para os olhos. Embora a sua preparação seja simples, é preciso ficar atento ao passo a passo para alcançar o resultado desejado. Confira abaixo os ingredientes e o modo de preparação:

Ingredientes:

  • 125 gramas de claras de ovo (4 claras);
  • 250 gramas de açúcar refinado;
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha;
  • Corante em gel nas cores de sua preferência (opcional).

Modo de preparação:

  1. Coloque o açúcar e as claras numa panela, vá mexendo em lume baixo até que o açúcar se dissolva totalmente. Se for preciso afaste a panela do lume para que as claras não cozinhem, a temperatura não pode ultrapassar os 55ºC . Este processo também pode ser feito em banho-maria.
  2. Antes de tirar do lume, faça o seguinte teste: passe os dedos na mistura, esfregando um dedo no outro. Caso não sinta os grãos do açúcar, está na hora de avançar para o próximo passo.
  3. Coloque a mistura na tigela da batedeira, que deve estar limpa, e bata em velocidade média/alta até que arrefeça por completo, leva entre 15 a 20 minutos. Adicione a baunilha na metade do tempo.
  4. O resultado deverá ser um merengue firme.
  5. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 90ºC. A temperatura deve ser baixa, pois o suspiro precisa assar (secar) lentamente para que fique crocante, sem tostar.
  6. Caso não disponha de um forno elétrico, aqueça o forno na temperatura mínima e coloque uma colher de pau na porta para que  esta não feche por completo, artifício que fará com que a temperatura se mantenha mais baixa.
  7. Se preferir suspiros coloridos, separe o merengue em potes e acrescente algumas gotas de corante em gel, misturando bem.
  8. Coloque cada cor num saco de confeitar com os bicos da sua preferência, mas pode fazer sem bico também em formato de gota.
  9. Pingue os suspiros numa assadeira forrada com papel manteiga, deixando um espaço de aproximadamente 1 cm entre cada um.
  10. Coloque no forno por aproximadamente 1h e 30 m. Quanto maior o suspiro maior o tempo necessário no forno. Os suspiros devem ficar secos e levemente moles por dentro.
  11. Desligue o forno e deixe os suspiros dentro até que arrefeçam.
  12. Depois de frios, guarde-os num pote.

Dica importante: lave bem a panela que irá usar para aquecer as claras, a tigela da batedeira e os utensílios, para assim eliminar qualquer resíduo de gordura, o que poderá interferir no ponto do merengue.

Pavlova

pavlova

A pavlova é mais uma opção para quem não sabe o que fazer com as claras dos ovos. Esta receita elegante combina merengue, creme de limão e marinada de frutos vermelhos. A preparação desta receita é relativamente complexa, contudo o resultado final compensa todo o trabalho.

Ingredientes do disco de merengue:

  • 180 g de claras (aproximadamente as claras de 6 ovos);
  • 300 g (1 e 1/2 chávena) de açúcar cristal;
  • 18 g (2 colheres de sopa) de amido de milho;
  • 15 ml (1 colher de sopa) de vinagre branco;
  • 30 ml (2 colheres de sopa) de extrato de baunilha ou as sementes de 1 fava de baunilha;
  • 2,5 g (1/2 colher de chá) de sal.

Ingredientes do creme de limão:

  • 500 g de creme de leite fresco;
  • 4 colheres de sopa de açúcar refinado;
  • Raspas de 1 limão.

Ingredientes da marinada de frutos vermelhos:

  • 300 g de frutos vermelhos;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • Raspas de 1/2 limão;
  • 1 colher de sopa do sumo desse limão;
  • 1 colher de chá de vinagre balsâmico.

Modo de preparação do disco de merengue:

  1. Bata as claras na batedeira em velocidade média-baixa até começar a espumar;
  2. Coloque 1/3 do açúcar, bata mais 3 minutos;
  3. Acrescente mais 1/3 do açúcar, bata mais 3 minutos;
  4. Acrescente a última parte do açúcar e bata até que o açúcar se dissolva por completo. Dica importante: Bata sempre com velocidade média-baixa e passe um pouco do merengue entre os dedos para ver se o açúcar se dissolveu;
  5. Acrescente o amido de milho, o vinagre, o extrato de baunilha ou as sementes da fava e o sal;
  6. Bata até que tudo se misture;
  7. Trace discos de 8 cm de diâmetro sobre uma folha de papel manteiga colocada por cima de uma forma;
  8. Com a ajuda de uma espátula, espalhe o merengue em torno do diâmetro traçado. Faça um círculo alto nas bordas com uma cavidade um pouco mais baixa no meio para poder colocar o creme depois de pronto;
  9. Colo no forno preaquecido a 120°C por cerca de 1 hora;
  10. Desligue o forno, coloque uma colher de pau na porta do forno e deixe o merengue no seu interior por pelo menos 6 horas.

Modo de preparação do creme de limão:

  • Bata o creme de leite fresco com o açúcar e as raspas do limão em ponto de chantilly e reserve.

Modo de preparação da marinada de frutos vermelhos:

  • Combine todos os ingredientes e deixe descansar por alguns minutos para que os sabores se acentuem.

Montagem da Pavlova:

  1. Quando os discos de merengue estiverem completamente frios, recheie-os com o creme de chantilly e decore com a marinada de frutos vermelhos por cima.
  2. Sirva imediatamente.

Pudim de claras com calda de caramelo

pudim de claras com calda

Um delicioso e sofisticado pudim de claras com calda é uma alternativa para aqueles que não sabem o que fazer com as claras dos ovos. Confecionada com claras, açúcar e raspas de limão, a sobremesa fica ainda mais deliciosa com calda de caramelo. Confira o passo a passo:

Ingredientes da calda de caramelo:

  • 1 e 1/2 chávena (chá) de açúcar;
  • 3/4 de chávena (chá) de água (150 ml).

Ingredientes do pudim:

  • 8 claras grandes;
  • 2 e 3/4 de chávena (chá) de açúcar peneirado (440 g);
  • 1 pitada de fermento;
  • 1 pitada de sal;
  • Raspas de limão.

Modo de preparação da calda de caramelo:

  1. Derreta o açúcar em lume médio até caramelizar e junte a água;
  2. Deixe ferver até derreter e espessar;
  3. Despeje em forma de cone central (24 cm de diâmetro) e espalhe por todo o interior;
  4. Reserve.

Modo de preparação do pudim:

  1. Na batedeira, bata as claras até espumar e adicione o fermento e o sal;
  2. Vá acrescentando o açúcar aos poucos, não deixando de bater, até obter picos moles (não pode ficar firme). Incorpore raspas de limão a gosto;
  3. Às colheradas, preencha a forma caramelada ou apenas untada com manteiga e polvilhada com açúcar (para o caso de querer com calda de chocolate), pressionando 4. com as costas da colher para não ficar nenhum buraco e para que o pudim fique compacto. Não encha completamente a forma;
  4. Leve ao forno médio-baixo preaquecido (160 ºC), em banho-maria (use água quente), por cerca de 30 minutos ou até firmar. Desenforme morno e sirva frio ou gelado.

Farófias / Doce português

farofias

Nesta receita, ideal para quem não sabe o que fazer com as claras dos ovos, as claras são responsáveis pela textura do doce, que é bem leve. E o que é melhor: a sua preparação é bem simples. Acompanhe:

Ingredientes:

  • 175 g de açúcar refinado;
  • 4 ovos;
  • 1 colher chá de amido de milho;
  • 750 ml de leite;
  • 1/2 casca de limão;
  • Canela em pó a gosto.

Modo de preparação:

  1. Bata as claras em neve até ficarem bem firmes (8 minutos);
  2. Acrescente 50 g de açúcar e bata até engrossar (5 minutos);
  3. Aqueça o leite com o resto do açúcar e casca de limão;
  4. Quando ferver, diminua o lume;
  5. Pegue colheradas da clara em neve e leve ao leite quente;
  6. Cozinhe por 3 minutos em cada lado;
  7. Coloque as claras num refratário e descarte a raspa de limão;
  8. Misture o amido de milho com as gemas e adicione ao leite, misturando com fouet para não empelotar;
  9. Cubra as claras com a calda e polvilhe com canela.

Omelete de claras

omelete de claras

E que tal uma opção salgada para fazer com as claras dos ovos que sobraram? Além de deliciosa, esta receita é de preparação extremamente simples, algo que lhe irá certamente ajudar nos momentos de preguiça. Vale a pena experimentar, anote o passo a passo:

Ingredientes:

  • 1 gema;
  • 4 claras de ovos;
  • 40 g de fiambre ou frango ou atum (ou o que preferir);
  • 1/2 tomate picado;
  • Salsa picada;
  • 1/4 cebola picada;
  • Sal e pimenta a gosto;

Modo de preparação:

  1. Junte o fiambre, tomate e cebola picados;
  2. Bata a gema e as claras;
  3. Pré-aqueça a frigideira antiaderente. Unte-a com um pouco de azeite e retire o excesso com papel de cozinha;
  4. Coloque a mistura dos ovos na frigideira;
  5. Coloque os ingredientes sólidos por cima, adicionando a salsa e os temperos no final;
  6. Quando as bordas se estiverem a soltar da frigideira, dobre a omelete;
  7. Deixe por mais alguns minutos e sirva!

Agora que sabe o que fazer com as claras de ovos, que tal colocar a mão na massa e preparar a sua receita favorita para surpreender a sua família ou amigos? Bons doces!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)