Soutien de amamentação: benefícios e dicas para escolher

Durante a gravidez o corpo da mulher sofre várias transformações, embora o crescimento da barriga seja o mais visível, existem outros, como o aumento da dimensão e peso dos seios. É precisamente por isso que se tornam necessários alguns cuidados com o corpo, nomeadamente com os seios.

Essas mudanças nos seios acontecem devido a alterações hormonais necessárias para que estes comecem a produzir leite e fiquem aptos para a amamentação do bebé. Tratam-se de mudanças no funcionamento interno e também na estrutura dos seios, que ficam mais sensíveis. Em algumas mulheres podem ficar doridos.

O soutien de amamentação é uma peça desenvolvida especialmente para esta fase da vida. Assim como a almofada de amamentação, é um produto que vale a pena ter. Estes soutien ajuda a manter os seios firmes, garantindo conforto e praticidade, enquanto facilitam a amamentação do bebé. Mas, para isso, é importante escolher o modelo certo.

Se está grávida, tem um bebé recém-nascido ou pretende engravidar, acompanhe neste artigo algumas informações que consideramos importantes. Para a ajudar na escolha, listamos aquelas que entendemos serem as principais vantagens do soutien de amamentação e também algumas dicas para não errar na hora de escolher um modelo.

Porquê usar um soutien de amamentação?

São muitas as vantagens do soutien de amamentação para as mulheres. Entre os seus principais benefícios destacamos:

  • Segurança – A principal vantagem é, sem dúvida, o facto de conseguir acomodar bem os seios, que estão maiores, cheios de leite e, portanto, também mais pesados. Isto gera uma sensação de moleza, o que costuma causar desconforto. Com um soutien próprio para este período, os seios ficam totalmente cobertos e protegidos. O soutien de amamentação tem as alças mais largas que os convencionais e distribui melhor o peso dos seios, evitando que as costas fiquem sobrecarregadas. 
  • Conforto – Em geral, estes soutiens são feitos com materiais que visam o conforto da mãe e que também não causem agressões ou irritações à pele do bebé. Outra característica é que não têm costuras na região do mamilo e da auréola, zonas que ficam mais sensíveis e doridas nesta fase, o que dificulta o uso de um soutien comum. O soutien de amamentação é indicado até mesmo para usar ao dormir.
  • Praticidade – O soutien de amamentação tem o fecho na parte da frente e não na parte de trás, como nos modelos comuns. Assim, na hora de amamentar o seu filho, não é preciso levantar nem tirar a peça toda. 
  • Adaptação – Por serem modelos maiores e mais reforçados, vão-se adaptando às novas mudanças pelas quais os seios vão passando depois do nascimento do bebé e durante a fase da amamentação. Por isso podem ser usados por mais tempo.
  • Variedade – Embora seja uma peça pensada para ser útil, o soutien de amamentação é, também, uma peça de roupa feminina e pode ter diferentes estilos. Há algumas mais neutras, outras mais coloridas, com rendas e outros detalhes. A escolha vai depender do gosto de cada mulher, se prefere algo mais básico ou se quer “estar na moda”.

Como escolher o soutien de amamentação?

Como existem diversos modelos disponíveis no mercado, muitas mulheres podem acabar ficando na dúvida ao escolher o soutien de amamentação ideal. Alguns pontos que devem ser levados em conta nesta escolha:

  • Tamanho correto – Escolher o tamanho correto é fundamental. A dica é que o soutien esteja dois números acima do tamanho que costuma usar, já que os seios estarão maiores. Se optar por um soutien do tamanho que usava antes, irá sentir-se apertada e desconfortável. Observe sempre se há alguma marca vermelha abaixo dos seios ou nas alças, visto tratar-se de um indício de que a peça não está confortável.
  • Modelo adequado – Existem modelos diversos, muitos deles com bojo ou aro para aumentar a sustentação. Mas estes detalhes podem magoar. Por isso, é importante escolher um que seja firme para acomodar os seios, mas sem incomodar.
  • Melhor tecido – Os tecidos macios e flexíveis são os mais indicados para o soutien de amamentação. De preferência peças feitas de algodão ou microfibras, que não deixam a região abafada e evitam irritações na pele.
  • Facilidade no uso – Como já referido, o soutien de amamentação costuma ter a abertura na frente. Mas é importante observar o tipo de abertura, se é realmente fácil de abrir e se é segura quando está fechada. Isso será fundamental na hora de amamentar, pois a mulher pode estar sozinha, com o bebé nos braços, podendo apenas usar uma mão. 
  • Cores – Não é um ponto que faça muita diferença na funcionalidade, todavia, muitas vezes, é interessante ter peças de cores variadas. As melhores são as neutras, que podem ser usadas com qualquer roupa. Porém alguns modelos coloridos podem ser um diferencial no armário.

Uma dica importante é não se limitar a comprar apenas um soutien de amamentação, visto tratar-se de uma peça que vai se sujar com alguma facilidade e precisará de ser lavada frequentemente. Regra geral, a quantidade ideal é de três peças. Assim, enquanto uma está a ser lavada, poderá usar uma outra, ficando uma em reserva caso precise.

A redação do trabalhador.pt