Tirar tinta da roupa: truques e dicas sem danificar o tecido

Estava a pintar uma parede lá de casa e deixou cair tintar na roupa? Regra geral, o primeiro pensamento de quem passa por este tipo de situação é que não há salvação para essa peça de vestuário. Mas não tem de ser assim! Com os ingredientes certos é possível tirar tinta da roupa.

Antes de tentar tentar tirar a tinta da roupa, há coisas que deve ter em consideração: ter cuidado com os ingredientes que vai usar para tirar tinta da roupa, descobrir qual o tipo de tecido de que a peça é feita e, não menos importante, qual o tipo de tinta que sujou a roupa.

Como remover tinta da roupa?

Os ingredientes que deve utilizar são diferentes em função do tipo de tinta

Da mesma forma que a roupa não é todo igual, a tinta também não o é. Queremos com isto alertar que os ingredientes que usa para limpar tinta de parede, por exemplo, são diferentes dos que deve usar para remover tinta de caneta. Em seguida, deixamos alguns sugestões de como proceder em função do tipo de tinta.

1. Tinta de parede

Ingredientes necessários: vaselina.

Para tirar tinta da roupa, salpicos e outras manchas de tintas de parede, a vaselina pode ser uma boa solução. Basta aplicar uma boa quantidade de vaselina sobre a zona onde está a mancha de tinta e, com cuidado, esfregar o local. Repita este procedimento até que a tinta seja removida por completo.

2. Tinta a óleo

Ingredientes necessários: leite, sumo de limão e sal.

Para tirar da roupa uma tinta que seja à base de óleo, poderá optar por usar leite. Basta espalhar um pouco de leite sobre a tinta, e com papel de cozinha exercer pressão no local até que a tinta seja removida.

Caso este procedimento não seja suficiente para tirar a tinta da roupa, basta misturar um pouco de sumo de limão com uma colher de sal, aplicando esta mistura na zona suja. Em seguida, coloque a roupa a lavar como normalmente faz.

3. Tinta acrílica

Ingredientes necessários: leite

A tinta acrílica pode ser removida da roupa apenas com leite. Basta um pouco de leite em toda a área afetada e, em seguida, esfregar com cuidado a peça até à tinta desapecer. Depois é só lavar normalmente.

4. Tinta guache

Ingredientes necessários: detergente neutro ou sabonete.

A tinta guache é uma das tintas mais fáceis de serem removidas, no entanto, se uma lavagem convencional não for suficiente para tirar este tipo de tinta da roupa, siga os seguintes passos:

  1. Com a peça ainda seca, aplique o detergente/sabonete e esfregue a zona;
  2. Em seguida, coloque água sobre a mancha e esfreque novamente;
  3. Deixe atuar por, aproximadamente 15 minutos;
  4. Por fim, volte a esfregar e coloque a peça a lavar como habitual.

5. Tinta de impressora

Ingredientes necessários: uma tolha húmida, papel de cozinha e detergente neutro.

A tinta de impressora (provenientes do cartuchos e toners) tende a ser particularmente chata. Quanto mais rápido se tirar este tipo de tinta da roupa, maior é a probabilidadae se que a consiga remover totalmente e evitar o estrago.

Assim que der conta que tem a roupa mancha, execute os seguintes passos:

  1. Humedeça uma toalha ou esponja e pressione o local manchado;
  2. Depois, com papel de cozinha, pressione a área da mancha até que a tinta seja completamente removida.

Caso este método não funcione, poderá aplicar detergente neutro sobre a tinta e esfregar com algum cuidado. Depois, basta colocar a peça a lavar e repetir o processo até a tinta desapareça da roupa.

Vale lembrar que, nestes casos, não se deve utilizar água quente ou morna, dado que, devido à composição das tintas de impressora, isso pode fazer com que a tinta se espalhe ainda mais pelo tecido.

6. Tinta de cabelo

Ingredientes necessários: vinagre de álcool, produto tira nódoas, água oxigenada, detergente neutro e bicarbonato de sódio.

Para aqueles que pintam o cabelo em casa, é comum que uma gota ou outra de tinta acabe por ir parar à roupa que tinha vestida. Mas não é preciso desesperar, dado que est etipo de tinta pode ser removido.

Passo a passo para remover tinta de cabelo:

  1. Coloque vinagre de álcool sobre a área em que a tinta se encontra, juntamente com um pouco de produto tira nódoas;
  2. Esfregue com cuidado, e deixe atuar por alguns minutos;
  3. Em seguida, lave a roupa normalmente para remover os produtos e coloque a secar.

Caso o método referido não funcione, poderá tirar a tinta da roupa usando água oxigenada. Basta aplicar a quantidade necessária de água oxigenada para cobrir toda a mancha manchada e, com a ajuda de uma escova, esfregar com cuidado. Em seguida, lave normalmente e coloque a peça de vestuário a secar.

No entato, se a tinta não estiver fresca, poderá combinar detergente neutro e bicarbonato de sódio. Misture estes ingredientes até que adquiram uma textura pastosa, depois aplique esta mistura na área da peça de roupa com tinta e esfregue o local. Deixe atuar por aproximadamente 5 minutos. Volte a enxaguar e coloque a secar.

7. Tinta de caneta

Ingredientes necessários: uma toalha, álcool e algodão.

Se esbarrou a ponta de uma caneta na roupa e se esta simplesmente “estourou” no bolso das calça (todos nós já passamos por isto!), saiba que é possível remover a tinta de caneta até nos piores casos.

Basta seguir os seguintes passos:

  1. Por baixo da roupa manchada, coloque uma toalha para que esta possa absorver a tinta que passar pelo tecido;
  2. Em seguida, coloque algodão em álcool na zona manchada da peça e pressione até tirar a tinta da roupa completamente;
  3. Por fim, lave o local normalmente.

Certifique-se que a toalha que está por debaixo da roupa não está encharcada de tinta, sob pena de voltar a manchar a peça de vestuário.

Como fazer um tira nódoas caseiro?

Tirar tinta da roupa pode ser mais fácil com um produto tira nódoas

Ingredientes necessários: vinagre de álcool e amido de milho.

Em determinadas circunstâncias poderá ajudar ter um produto tira nódoas por perto, sobretudo no caso de manchas de tinta mais resistentes. Embora possa adquirir um em qualquer supermercado, a mera combinação de vinagre de álcool e amido de milho cumpre eficazmente a função

Num recipiente, misture o vinagre de álcool e o amido de milho até que estes formem uma pasta grossa. Então, aplique a pasta sobre a tinta da roupa e deixe secar por completo. Após secar, retire a pasta com cuidado e coloque a peça de roupa a alvar.

Dicas para tirar tinta da roupa

Não obstante todas as dicas que fomos dando ao longo deste artigo, existem ainda alguns pontos em que deve ter atenção quando o assunto é como tirar tinta da roupa:

  • Verifique a etiqueta da roupa para qual o tipo de tecido de que a mesma é feita;
  • No caso de tirar tinta da roupa com vinagre, limão ou produtos tira nódoas caseiros, lembre-se de utilizar luvas e manter o ambiente ventilado;
  • Em nenhuma situação coloque a peça que está com tinta na máquina de lavar, dado que isso poderá espalhar a tinta e piorar ainda mais a situação da tinta na roupa.

Gostou das dicas? Esperamos que este artigo tenha sido útil e que a tarefa de tirar tinta da roupa seja bem mais fácil a partir de agora!

A redação do trabalhador.pt