Se está à procura de uma receita que agrade a todos os paladares, o arroz de tomate malandrinho é uma excelente opção. Este acompanhamento típico da gastronomia portuguesa conquistou (e continuar a conquistar) os corações e os estômagos de todos que o provam. E não é à toa! Com um sabor rico e uma textura inconfundível, este prato promete deixar qualquer refeição mais aconchegante e saborosa.
Receita de arroz de tomate malandrinho
O arroz de tomate malandrinho é uma receita tradicional portuguesa, preparada com tomate, arroz, cebola, alho e, claro, um toque de amor e carinho. O termo “malandrinho” refere-se à textura do arroz, que deve ser mais húmido e com um caldo ligeiramente espesso – algo que poucos sabem.
Ingredientes
Para preparar esta receita de arroz de tomate malandrinho, irá precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 chávena de arroz carolino (obrigatório);
- 3 chávenas de água;
- 2 tomates maduros;
- 1 cebola média picada;
- 2 dentes de alho;
- 3 colheres de sopa de azeite (extra virgem);
- Sal e pimenta a gosto;
- Salsa ou coentros a gosto.
Arroz de tomate malandrinho passo a passo
- Comece por picar a cebola e o alho. Em seguida, comece a pelar os tomates, cortando-os em cubos pequenos.
- Aqueça o azeite numa panela e refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados. Adicione o tomate e cozinhe até que os quadrados se comecem a desfazer.
- Adicione o arroz à panela e refogue por alguns minutos, até que os grãos estejam bem envolvidos pelo refogado de tomate.
- Adicione a água e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar em lume brando, com a panela meio aberta meio tapada, até que o arroz esteja cozido e tenha absorvido a maior parte da água (não a totalidade). Lembre-se, o arroz deve ficar “malandrinho”, ou seja, ligeiramente húmido.
- Sirva o arroz de tomate malandrinho decorado com um pouco de salsa ou coentro picados (a gosto). Acompanhe com um bom vinho ou com uma das cervejas mais vendidas do mundo da sua preferência e desfrute desta deliciosa refeição!
Como deixar o arroz malandrinho?
Para garantir um arroz bem malandrinho, existem três pontos cruciais:
- Primeiramente, a proporção de água para arroz deve ser maior do que a tradicional relação de duas unidades de água por cada uma de arroz;
- Em segundo lugar, é essencial servir o prato assim que estiver pronto;
- Finalmente, o tipo de arroz a ser utilizado precisa ser o carolino.
Muitos se frustram por não conseguirem preparar o arroz malandrinho corretamente, mas ao seguir estas orientações, essa dificuldade deixará de existir.
A Versatilidade do arroz de tomate malandrinho
Uma das grandes vantagens do arroz de tomate malandrinho é a sua versatilidade. Este prato pode ser servido como acompanhamento de carne (ex.: panados de porco ou frango) ou peixe. Além disso, e embora não seja comum, pode adicionar outros ingredientes ao seu gosto, como pimento e até chouriço.
Desfrute deste clássico da culinária e surpreenda a sua família. Bom apetite!