Quais as cervejas mais vendidas no mundo?

Sabia que a bebida alcoólica mais consumida em Portugal é a cerveja? Isso mesmo, apesar da fama internacional dos nossos vinhos, a cerveja é a bebida mais pedida em bares e restaurantes por todo o país. Por aqui, Sagres e Super Bock encabeçam a preferência dos consumidores, mas também há espaço para marcas internacionais, como a Budweiser e a Heineken, apenas para citar dois exemplos.

Pois bem, agora que já sabe que por aqui a cerveja é a grande protagonista das festas, confraternizações e reuniões familiares, que tal descobrir quais são as cervejas mais vendidas no mundo? Se é um amante desta bebida irá certamente surpreender-se com a lista.

As 10 cervejas mais vendidas em todo o mundo

Corona, Skol, Heineken, Budweiser? Se apostou nestas marcas, errou. O rótulo mais vendido de cerveja do mundo chama-se Snow, e é fabricado na China. Também não é para menos: a China é o país que mais consome cerveja, com 27% do consumo mundial. Para se ter uma ideia, na China são consumidos 45,5 bilhões de litros de cerveja por ano, quase o dobro dos 24 bilhões bebidos nos Estados Unidos.

A vice-liderança fica com a Tsingtao, outra marca chinesa, enquanto a Bud Light e a Budweiser, ambas dos Estados Unidos da América, ficam na terceira e quarta posição, respetivamente. Na quinta posição aparece a brasileira Skol, com uma quota de 2,1% do mercado. Quer conhecer um pouco mais sobre estas marcas e ficar por dentro das 10 cervejas mais vendidas no mundo? Então continue a leitura deste artigo!

1. Snow

A Snow, palavra que em português significa “neve”, encabeça o ranking de cervejas mais vendidas em todo o mundo. O nome não é por acaso, pois faz referência à cor da espuma, branca como a neve – mas aguada como o colarinho. Mais leve que a maioria das concorrentes (o seu teor alcóolico é de apenas 4%), a Snow, lançada em 1993, foi feita para ser consumida durante as refeições. Talvez nunca chegue a provar esta marca chinesa, mas o facto é que ocupa, há anos, o posto de cerveja mais consumida no planeta!

2. Tsingtao

Ocupando a segunda posição na lista de cervejas mais vendidas no mundo está a Tsingtao, uma American Lager de sabor leve e textura aguada, mas altamente refrescante. A cervejaria foi fundada em 1903 por colonos alemães em Qingdao, na província de Shandong. O seu logotipo exibe uma imagem de Zhan Qiao, um “pier” na costa sul de Qingdao. Hoje, a fabricante Tsingtao Brewery Company afirma que a bebida é o produto chinês mais exportado para o mundo inteiro. Ficou curioso? Então vale a pena experimentar!

3. Bud Light

Cerveja preferida dos norte-americanos, patrocinadora da NFL, UFC, Super Bowl e outros eventos, a Bud Light, American Lager que outrora ocupou o segundo lugar no ranking mundial, ocupa hoje o terceiro lugar na lista de cervejas mais vendidas no mundo. Lançada em 1982, a Bud Light (versão mais leve da Budweiser) agrada aos paladares mais sensíveis com o seu sabor delicado, doce e refrescante, que combina com vários petiscos. É o tipo de cerveja para quem gosta de beber enquanto come e conversar com os amigos.

4. Budweiser

Mais uma marca norte-americana na lista das cervejas mais vendidas no globo. A Budweiser (ou simplesmente Bud, para os mais próximos) é uma American Lager perfeita para todas as ocasiões há mais de 140 anos! A sua cor é clara e o seu sabor é leve e equilibrado – mas ao mesmo tempo marcante, com notas de Beechwood, uma madeira especial usada durante a fermentação da bebida. Além disso, é super refrescante, ideal para apreciar em dias quentes que pedem um pouco mais de cerveja. Internacionalmente é patrocinadora de importantes ligas profissionais, como futebol americano, baseball e NBA, além de ter forte presença na NASCAR.

5. Skol

Considerada a marca de cerveja mais rica e popular do Brasil (avaliada em 8,146 bilhões de dólares), a Skol ocupa a quinta posição no ranking de cervejas mais vendidas no mundo. Tipo Pilsen, a cerveja de propriedade da empresa dinamarquesa Carlsberg foi lançada na Europa em 1959, mas só chegou ao Brasil, país que a consagrou, em 1967, após alcançar bons resultados no velho continente. É uma típica cerveja clara, com aroma refinado e sabor leve e suave. O seu teor de amargor é menos acentuado e o seu teor alcoólico é médio, e por ser refrescante, é ideal para dias quentes.

6. Yanjing

Mais uma chinesa na lista de cervejas mais vendidas no mundo! Lançada em 1980, Yanjing Beer é a cerveja estatal oficial da China, uma distinção que foi concedida à cervejaria em 1995. Fundada em 1980, o nome vem do antigo nome para a capital da China e também é pioneira em Pequim, obtendo 25% das suas vendas dentro da própria cidade. Estilo Pale, a cerveja do Partido Comunista Chinês contém uma maior quantidade de lúpulo de amargor na sua receita, o que faz da Yanjing uma bebida mais amarga, ótima para harmonizar com comidas muito condimentadas.

7. Heineken

De origem holandesa, a Heineken é uma das cervejas mais tradicionais desta lista, fazendo jus à sétima posição no ranking das cervejas mais vendidas. Patrocinadora oficial da Liga dos Campeões da UEFA, da Copa Heineken de Rugby, Rugby World Cup, da Copa Libertadores da América (através da marca Amstel), da Fórmula 1, entre outros eventos, a Heineken é a terceira maior cervejaria do mundo, ficando atrás apenas da belgo-brasileira ABInBev e da anglo-sul-africana SABMiller. Quanto ao sabor, por ser uma cerveja puro malte, o seu gosto é um pouco mais forte e amargo, o que não compromete sua personalidade refrescante.

8. Harbin

A Harbin é uma cerveja… chinesa! Quarta maior cervejaria da China e também a mais antiga do país, ocupa a oitava posição na lista de cervejas mais vendidas no mundo. Fundada em 1900 no nordeste da China, então região de Manchúria, por um polaco de nome Jan Wróblewski (que deu à cervejaria o seu próprio nome), foi rebatizada em 1932 de Harbin Brewery Factory. Foi controlada pelos soviéticos até o ano de 1950, quando Stalin devolveu a empresa ao governo chinês. Facto é que, só pela história, já vale a pena provar a cerveja estilo Pale lager, cujo sabor característico europeu continua intacto!

9. Brahma

Nesta lista de cervejas mais vendidas no mundo não poderia faltar uma cerveja tipicamente brasileira, afinal de contas, o Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos da América. A Brahma foi criada em 1888, e atualmente é considerada a 3.ª marca mais valiosa do país, avaliada em 4,3 bilhões de dólares. American Lager de boa qualidade, é mais leve, com paladar clássico da baixa fermentação e tem sabor encorpado, aroma neutro, amargor menos acentuado e médio teor alcoólico.

10. Coors Light

Já ouviu falar da Coors Lighst? Esta marca já ocupou a sétima posição na lista das cervejas mais vendidas, mas hoje está na “lanterna” do ranking mundial. De origem norte-americana, a Coors Light foi produzida pela primeira vez em 1978 pela Coors Brewing Company, empresa do Colorado, e desde então preserva o seu baixo teor alcoólico (4,2%), o que faz dela uma cerveja mais suave e refrescante. A título de curiosidade, a Coors Light possui um rótulo “Cold Certified” que transforma as montanhas no rótulo de branco para azul quando a temperatura da cerveja é reduzida para 4°C. Interessante, não?

Gostou desta lista das cervejas mais vendidas do mundo? Então que tal partilhar este conteúdo com os seus amigos? Aproveite para os convidar para uma cerveja no fim de semana, ou quem sabe até mesmo no final do expediente, afinal de contas, nem tudo é trabalho! Boa diversão!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)