Sabia que pode carregar o passe no multibanco? Este novo método de pagamento é conveniente, seguro, rápido e fácil de executar. Neste artigo, iremos explicar-lhe, passo a passo, e ilustrativamente, como pode carregar o seu passe, com qualquer valor e a qualquer momento, no multibanco.
Como carregar o passe no multibanco?
A falta de locais para carregar o passe de transportes é um problema do qual muitos passageiros se queixam. Felizmente, pode recorrer ao multibanco para realizar o pagamento necessário, sem precisar de se deslocar diretamente a um posto específico de carregamento presente nas estações de transportes ou a um quiosque, por exemplo.
De seguida, iremos fornecer uma explicação rápida com toda a informação que necessita para poder carregar o passe no multibanco.
1. Insira o seu cartão multibanco e digite o PIN
Dirija-se à caixa multibanco mais perto de si, insira o seu cartão e coloque o PIN correspondente.
2. Escolha a opção “Pagamentos e Outros Serviços”
Assim que colocar o seu PIN, irá ser confrontado com as típicas opções que pode ver na imagem abaixo. Deve escolher “Pagamentos e Outros Serviços” no canto inferior esquerdo.
3. Selecione “Transportes”
De seguida, deve selecionar a opção “Transportes”, correspondente ao número “4”.
4. Clique em “Carregamento de Títulos de Transporte”
Será novamente confrontado com um leque de opções, pelo que deve escolher, novamente, a tecla 4, referente a “Carregamento de Títulos de Transporte”.
5. Retire o cartão multibanco e insira o cartão dos transportes
De seguida, o próprio multibanco irá devolver-lhe o cartão para que possa inserir o passe onde irá realizar o carregamento.
6. Clique em “Adicionar Título de Transporte”
Mais uma vez, volte a escolher a tecla 4, referente a “Adicionar Título de Transporte” para iniciar o carregamento do seu passe.
7. Escolha para onde pretende se dirigir
De seguida, conforme o seu destino, escolha uma das seguintes opções: “Viajar em mais do que 1 Município” ou a opção “Viajar em apenas 1 Município”.
Caso verifique mais tarde que se enganou e que queria um Navegante Municipal em vez do Navegante Metropolitano, ou vice-versa, deverá encontrar um gabinete de apoio ao cliente e requisitar a anulação do título carregado e o carregamento do novo título pretendido.
Não carregue dois títulos Navegante diferentes (Municipal e Metropolitano), válidos para o mesmo mês, pois o operador pode não devolver o dinheiro gasto por engano.
8. Escolha o Município
No caso de ter escolhido “Viajar em apenas 1 Município”, selecione o Município em causa entre o leque de opções disponibilizado. Ao escolher esta opção, pode apenas viajar dentro da área geográfica do município que tenha selecionado.
9. Selecione o mês que pretende pagar
Se for carregar o seu passe perto do final do mês, irá aparecer-lhe as seguintes opções: “Carregar Título Mês Atual” e “Carregar Título Mês Seguinte”. Escolha conforme a sua preferência, selecionando as teclas correspondentes.
10. No caso de fatura simplificada, introduza o NIF
Conforme a sua preferência, se quiser a emissão de uma fatura simplificada com NIF, clique na tecla correspondente e insira os dados.
11. Confirme os dados de pagamento
No último passo, aparecerão no ecrã todos os dados associados à operação. Confirme clicando na tecla corresponde para efetivar o pagamento.
Ao seguir todos estes passos, conseguirá carregar o passe no multibanco com sucesso. Neste caso, mostrámos apenas como carregar o Passe Lisboa Viva, mas, através do multibanco, pode também carregar o Cartão Andante, utilizado na Zona do Porto, por exemplo – o procedimento é praticamente igual.
Como é possível verificar, este é um processo rápido, fácil e acessível a todos. Esperamos ter ajudado!