Como congelar castanhas e as manter frescas?

Congelar castanhas

Com um sabor amanteigado e levemente adocicado, as castanhas são o acompanhamento perfeito para uma enorme variedade de pratos, podendo complementar desde o a entrada até à sobremesa.

Mas muito além do seu sabor e da sua versatilidade, as castanhas têm ainda diversos benefícios para a saúde, sendo uma fonte de vitaminas e de antioxidantes – compostos essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Embora sejam uma boa opção a incluir na sua dieta, as castanhas são um alimento sazonal e por isso, estão apenas disponíveis em determinadas épocas do ano, em particular durante o Outono. Dessa forma, congelar castanhas torna-se a opção mais viável para o dia a dia, permitindo-lhe degustá-las mesmo fora da sua estação.

Neste artigo partilhamos as informações que precisa de saber para aprender como congelar castanhas e mantê-las frescas por mais tempo. Boa leitura!

Como preparar as castanhas para congelar?

De um modo geral, as castanhas podem ser congeladas com ou sem casca, cruas ou cozidas. Independentemente do método adotado para congelar castanhas, o ideal será considerar qual será o tipo de preparação após o seu congelamento.

Se deseja, por exemplo, assar castanhas, não as deve descascar. Por outro lado, se confecionar uma receita mais elaborada, descascar as castanhas antes de as congelar pode ser a melhor opção.

Em ambos os casos, preparar as castanhas antes de as congelar é o segredo para que permaneçam frescas por mais tempo. Para isso, basta seguir alguns passos simples:

  1. Escolha: Dê preferência as castanhas maduras e com boa aparência, nomeadamente aquelas que possuem uma casca brilhante, são firmes ao toque e não dobram ou racham quando pressionadas.
  2. Higienize: Lave bem as castanhas, garantindo que não ficam com nenhum resíduo.
  3. Deixe de molho: Mergulhe as castanhas em água durante aproximadamente duas horas. Em seguida, as transfira para uma panela com água fervente e então, ferva por dois minutos.
  4. Seque: Seque as castanhas cozidas com papel de cozinha ou um pano.
  5. Torre: Transfira as castanhas para uma panela quente e cubra com uma tampa por cerca de um minuto. Isso fará com que as castanhas abram sozinhas.

Após torrar as castanhas, caso seja necessário, esse será o momento para as descascar. Assim sendo, com as castanhas ainda quentes, remova as cascas, certificando-se de usar luvas que sejam resistentes ao calor para prevenir possíveis queimaduras.

Como congelar castanhas?

Quando são mantidas num local fresco e seco, as castanhas com casca duram habitualmente cerca de sete dias sem se estragar. Já no congelador, podem chegar a durar um mês inteiro. No entanto, o congelamento é ainda a opção que garante maior tempo de conservação. Para aprender como congelar castanhas, siga atentamente as instruções abaixo:

1. Pré-congelamento

Antes de avançar para o congelamento das castanhas propriamente dito, é necessário um pré-congelamento. Este tem como objetivo preservar a textura natural e a frescura do aliment, evitando que fiquem coladas umas às outras durante o processo de congelamento.

Para isso, pegue uma forma e forre o fundo com algumas folhas de papel vegetal. Em seguida, coloque as castanhas na forma, deixando um espaço de cerca de um centímetro entre cada uma delas. Coloque a forma ao congelador e deixe a descansar por cerca de três horas.

2. Embalagem

Quando estiverem completamente sólidas, tire as castanhas da forma e transfira-as para uma embalagem própria para congelamento (sacos herméticos, por exemplo). Ao embalar as castanhas, é importante certificar-se que remove o máximo de ar possível da embalagem, fechando-a cuidadosamente.

3. Etiquetagem

Quando as embalagens de castanhas congeladas estiverem prontas para serem colocadas no congelador, o ideal é que sejam colocadas etiquetas adesivas nos sacos de congelamento de forma a registar a data de congelamento.

Embora o uso das etiquetas não seja obrigatória a etiquetagem para congelar as castanhas, recomendamos que o faça, pois a data irá ajudá-lo a aferir o seu prazo de validade.

Quanto tempo podem estar no congelador?

Embora o uso das etiquetas não seja obrigatória a etiquetagem, recomendamos que o faça, pois a data irá ajudá-lo a aferir o prazo de validade das castanhas.

Como descongelar castanhas?

Agora que já aprendeu como congelar castanhas, que tal aprender como as descongelar? Para isso, pode simplesmente deixar as castanhas congeladas repousarem na frigorífico no dia anterior ao seu consumo, por cerca de vinte e quatro horas.

No entanto, se não pode esperar assim tanto tempo ou apenas deseja consumir as castanhas no momento rapidamente, existem métodos de descongelamento rápidos. Veja quais são e, para que as castanhas congeladas continuem frescas, siga atentamente as instruções.

1. Descongelar castanhas congeladas com água

  1. Mergulhe o saco de castanhas congeladas numa tigela com água morna, certificando-se de que a embalagem fique submersa na água.
  2. Deixe as castanhas a repousar por aproximadamente três horas – isso irá descongelá-las de forma gradual.
  3. Ao passar das três horas, remova as castanhas da embalagem e com o auxílio de uma peneira, lave cada castanha apenas para remover resquícios de cristais de gelo que, porventura, tenham sobrado.

2. Descongelar castanhas no micro-ondas

  1. Coloque o saco das castanhas congeladas num recipiente próprio para micro-ondas.
  2. Em seguida, coloque o recipiente no micro-ondas por cerca de cinco minutos.
  3. Após os cinco minutos, vire o saco de castanhas e deixe-as no micro-ondas por mais cinco minutos.
  4. Verifique se as castanhas descongelaram completamente e, caso seja necessário, repita o processo usando ciclos de um minuto.

Observação: sempre que for descongelar castanhas lembre-se de apenas descongelar a quantidade necessária para consumo, uma vez que, à semelhança de outros alimentos, assim que descongeladas as castanhas não podem ser novamente congeladas, pois além de deteriorar a qualidade do alimento, propicia também o aparecimento de bactérias.

Como cozer / assar castanhas?

Fogão, forno e até mesmo a lareira: estes são os métodos mais usados para cozer castanhas. A melhor parte é que, em algumas receitas, as castanhas podem ser usadas ainda congeladas, sem necessidade de descongelamento prévio!

Confira abaixo como cozer castanhas assertivamente e deliciar-se com esta iguaria:

1. Assar castanhas na lareira ou no fogão

  1. Acomode as castanhas (congeladas ou descongeladas) numa frigideira de ferro com furos, de modo a que não se sobreponham.
  2. Deixe as castanhas assarem por cerca de quinze minutos em lume alto, seja no fogão nas brasas da lareira.
  3. Faça bom proveito!

2. Assar castanhas no forno

  1. Coloque as castanhas (congeladas ou descongeladas) separadamente numa assadeira antiaderente ou numa forma coberta com papel vegetal.
  2. Em seguida, asse as castanhas no forno a 180 graus por aproximadamente trinta minutos.
  3. Sirva-se e tenha um bom apetite!

A redação do trabalhador.pt