Como escolher uma arca congeladora?

como escolher uma arca congeladora

Regra geral, a grande maioria das famílias ao escolher um frigorífico opta pelos modelos com congelador incluído. No entanto, em algumas situações, o espaço destinado ao congelamento de alimentos pode não ser suficiente (por exemplo, no caso das famílias numerosas).

Embora haja no mercado frigoríficos com maior capacidade de armazenamento no congelador, a compra de uma arca congeladora (separada do frigorífico) poderá ser uma boa solução.

A aquisição de uma arca congeladora poderá também ser particularmente útil para quem gosta de preparar refeições para toda a semana de uma só vez, bem como para quem vai às compras apenas uma vez por mês, tendo assim necessidade de armazenar uma grande quantidade de alimentos.

No entanto, antes de decidir avançar para a compra de uma arca congeladora como um complemento ao frigorífico, é importante conhecer um pouco mais sobre este eletrodoméstico. Há diversos modelos / tipologias, com diferentes especificações e outros fatores que devem ser levados em consideração para que ao escolher uma arca congeladora não acabe por adquiri uma que não responda às suas necessidades.

Acreditamos que, se está a pensar comprar uma arca congeladora, as informações que desenvolvemos ao longo do presente artigo poderão ser úteis no momento da decisão.

Tipologias de arcas congeladoras

tipos de arcas congeladoras
As arcas congeladoras podem ser verticais ou horizontais

Genericamente, há apenas duas tipologias de arcas congeladoras:

  • Arca congeladora vertical – Muito semelhante a um qualquer frigorífico, este tipo de arca congeladora é bastante prático no armazenamento dos alimentos, dado ter prateleiras e gavetas que permitem que organize melhor os alimentos. No modelo vertical os alimentos ficam dispostos de forma mais acessível, já que todas as zonas de armazenamento estão ao alcance das mãos. É uma boa escolha para quem utiliza os alimentos congelados com muita frequência, bem como para pessoas com dificuldades de locomoção.
  • Arca congeladora horizontal – Tem um espaço interno mais amplo, quando comparadas com as arcas verticais, no entanto, são menos práticas na hora de colocar e retirar os alimentos, dado ser necessário se dobrar-se. É ideal para guardar os alimentos que não serão usados com tanta frequência e para quem compra em grandes quantidades. Além disso, as arcas horizontais congelam melhor que as verticais e, no caso de falta de energia elétrica, tendem a manter os alimentos congelados por mais tempo.

A escolha de uma arca congeladora vertical ou horizontal deve levar em conta, também, o espaço disponível na cozinha. As horizontais ocupam uma área maior. Já no caso das arcas verticais é preciso ter em conta o espaço necessário para a abertura das portas.

Dicas para escolher uma arca congeladora

dicas para escolher arca congeladora
A capacidade, a eficiência energética e o processo de congelamento são fatores a considerar

Além da tipologia, há outros critérios que devem ser considerados antes de comprar uma arca congeladora. São eles a capacidade de armazenamento, a eficiência e o consumo energético e o processo de descongelamento.

Capacidade de armazenamento

Seja na tipologia de arca vertical ou arca horizontal, há diferentes tamanhos de arcas congeladoras, ou seja, de maior ou menor capacidade, sendo esta medida em litros.

Como já referido, a capacidade ideal irá depender da quantidade de alimentos que terá de armazenar. Quem faz compras semanais não precisará de tanto espaço na arca, como quem faz apenas uma grande compra mensal, com mais volume.

O mesmo vale para residências onde vivem menos pessoas, em comparação com as residências com famílias numerosas. A tabela abaixo pode ajudar a calcular a capacidade de armazenamento necessária para a arca congeladora:

Número de pessoasCapacidade
1 pessoa150 litros
2 ou 3 pessoas150 a 250 litros
4 pessoas250 litros a 400 litros
Mais de 5 pessoasMais de 400 litros

Vale lembrar que, regra geral, quanto maior a capacidade de armazenamento, maior será também o consumo de energia elétrica. Queremos com isto alertar para que não caia na tentação de comprar uma arca congeladora maior do que realmente necessita, porque isso deverá refletir-se na conta de eletricidade no final do mês.

Eficiência e consumo energético

Definido o tamanho da arca congeladora, é hora de analisar a questão da eficiência e consumo energético. O ideal ao comprar um eletrodoméstico, seja ele qual for, é que seja o mais eficiente possível, ou seja, que apresente um bom funcionamento (neste caso uma boa capacidade de congelamento) sem que para isso seja necessário um gasto exagerado de energia elétrica (relação custo/benefício).

À semelhança de outros eletrodomésticos, a eficiência energética das arcas congeladoras é classificada através de um escala que vai de A a G, sendo A a classe mais eficiente e G a menos eficiente.

Tendo em consideração que, regra geral, é um eletrodoméstico que está ligado 24 horas por dia e 365 dias por ano, é importante que adquira um modelo das classes energéticas mais eficientes.

Por outro lado, a eficiência energética é um fator que impacta diretamente no preço, fazendo com que as arca das classes mais eficientes sejam, naturalmente, mais caras. Lembre-se que, a longo prazo, a economia de eletricidade poderá compensar um gasto inicial mais elevado com a aquisição do eletrodoméstico.

Tempo de descongelamento

Ao escolher a arca congeladora, não se esqueça que, de tempos em tempos, será necessário descongelar o aparelho, de forma a mantê-lo limpo e bem cuidado. Por isso, ao comprar a arca congeladora, é importante saber como é o processo de descongelamento, podendo, assim, optar pela que dará menos trabalho.

Nos modelos frost free (no frost), há menos formação de gelo, não gerando acumulação de gelo nas paredes da arca e nem nos próprios alimentos. Isso torna a limpeza da arca congeladora muito mais fácil. A maioria dos modelos funciona com este sistema.

Há, também, os modelos fast freeze, que congelam mais rapidamente e podem ser uma boa alternativa dependendo do tipo de alimento que se deseja armazenar. Porém, o descongelamento será mais trabalhoso.

Dicas ao utilizar a arca congeladora

dicas ao utilizar a arca congeladora
A forma como utiliza a arca congeladora no dia a dia impacta o consumo energético
  • Prefira deixar o aparelho num ambiente mais fresco, longe do fogão (e outras formas de calor) ou de lugares com incidência direta do sol.
  • Não deixe as portas da arca congeladora aberta por muito tempo. Abra somente para retirar o que precisa e volte a fechar.
  • Mantenha a arca organizada de forma a que, quando necessário, consiga encontrar os alimentos pretendidos.
  • Leia o manual de instruções e siga sempre as recomendações do fabricante.

Depois de escolher o modelo de arca congeladora pretendido, poderá pesquisar os preços em diferentes lojas e comparadores de preço. Isto certamente permitirá encontrar o modelo ideal e ainda economizar alguns euros.

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.