Como escolher uma máquina de lavar roupa?

Está a pensar comprar uma máquina de lavar roupa? Em caso afirmativo, acreditamos que este artigo lhe pode ser bastante útil.

A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos mais importantes em qualquer casa, em grande medida por automatizar uma tarefa outrora manual: a lavagem da roupa. Mesmo com várias lavandarias self service disponíveis, a grande maioria das pessoas prefere lavar a roupa no conforto de casa.

A par de outros eletrodomésticos, a máquina de lavar evolui muito nas últimas décadas, passando de um equipamento relativamente simples, para um eletrodoméstico dotado de várias soluções tecnológicas, permitindo programas de lavagens diferentes em função do tipo de roupa e do nível de sujidade.

Por esse e outros motivos, saber como escolher uma máquina de lavar roupa não é uma tarefa fácil, tal é o número de funcionalidades que esta dispõe. Tendo isso em consideração, redigimos o presente artigo com o intuito de o ajudar a perceber qual a máquina de lavar roupa mais indicada para as suas necessidades e da sua família.

Tipologias de máquina de lavar roupa

Escolher uma máquina de lavar roupa não é uma tarefa simples

Ao escolher uma máquina de lavar roupa vai deparar-se com várias opções. Há vários tipos de máquinas de lavar roupa no mercado, no entanto, regre geral, estes podem ser agrupados em:

  • Máquina de lavar roupa;
  • Máquina de lavar e secar roupa;
  • Máquina de lavar roupa com tampo superior;
  • Máquina de lavar roupa de encastre;
  • Máquina de lavar roupa de dupla carga.
TipologiaCaracterísticas
Máquina de lavar roupaTrata-se da tipologia mais convencional e, por isso, como menos soluções tecnológicas. Tem como vantagem o facto de ser económica e eficiente.
Máquina de lavar e secar roupaA grande vantagem face ao tipo de máquina tradicional, é permitir a secagem da roupa.
Máquina de lavar roupa com tampo superiorA grande vantagem das máquinas com tampo superior é o facto de permitir o carregamento da roupa através de uma porta que se encontra no lado superior da máquina, cabendo em espaços mais pequenos.
Máquina de Lavar Roupa de EncastreA única diferença face à máquina de lavar roupa convencional é o facto de a poder “esconder” nos móveis da cozinha.
Máquina de lavar roupa de dupla cargaDois em um. Em virtude de ter dois compartimentos diferentes, este tipo de máquina permite que sejam efetuadas duas lavagens ao mesmo tempo. Regra geral, os modelos de dupla carga são muito dispendiosos.

Aspetos a considerar na máquina de lavar roupa

São vários os pontos a considerar antes de escolher uma máquina de lavar roupa

Para evitar arrependimentos, é importante referir que existem outros aspetos que não pode deixar de considerar antes de avançar para a comprar de uma máquina de lavar roupa, nomeadamente:

  • O número de pessoas que vivem em casa e, consequentemente, a quantidade de roupa que em média precisa de lavar;
  • A frequência com que deverá fazer uso da máquina de lavar roupa;
  • O tipo de roupa/tecidos a serem lavados: apenas roupa? Tapetes e carpetes? roupa de cama?
  • O espaço que tem disponível para secar a roupa em casa.
  • Entre outros.

1. Capacidade de carga

A capacidade de carga da máquina de lavar roupa é, muito provavelmente, um dos aspetos mais importantes a ter em consideração ao escolher uma máquina de lavar roupa.

A título de exemplo referir que, se tiver necessidade de lavar roupa de 4 pessoas adultas, de pouco ou nada lhe valerá comprar uma máquina “toda XPTO” quando a capacidade de carga desta é manifestamente reduzida para as necessidades. Neste casos, será obrigado a fazer mais do que uma máquina, gastando mais energia, tempo e dinheiro.

No entanto, aplica-se também a lógica inversa, isto é, se tiver uma família pequena, por exemplo de 2 pessoas, não deve comprar uma máquina com um tambor demasiado grande, dado que muito dificilmente conseguirá encher a máquina.

Assim sendo, ao escolher a máquina de lavar roupa, não se esqueça de ter em consideração o número de pessoas que a utilizarão. Como referência (para a tabela infra), tenha em atenção que 2 kg de roupa correspondem a dois pares de calças de ganga, duas camisolas e à roupa interior de duas pessoas.

Capacidade (Kg)Utilização/Frequência de lavagem
Entre 5 a 6Estas máquinas são indicadas para peças de pequenas e média dimensão e uma utilização regular de 2 a 3 lavagens por semana. São consideradas máquinas de pequena capacidade.
Entre 7 a 9À semelhança da anterior, é também indicada para peças de pequena e média dimensão e para uma utilização frequente superior a 4 lavagens semanais. É considerada uma máquina de lavar roupa de média capacidade.
Entre 10 a 15Tratam-se de máquinas de grande capacidade. São indicadas para peças de grande dimensão e para uma utilização superior a 4 lavagens por semana.

2. Eficiência energética

Outro aspeto muito importante ao escolher uma máquina de lavar roupa prende-se com a eficiência energética desta. A eficiência energética nada mais é que a capacidade de uma máquina de lavar roupa executar as funções para a qual foi concebida (a lavagem da roupa), recorrendo à menor quantidade de energia (e água) possível.

Quer isto dizer que, para a mesma função, uma máquina de lavar a roupa mais eficiente energeticamente gastará menos energia elétrica que uma menos eficiente, o que resultará numa poupança de energia e, consequentemente, uma conta de eletricidade menor no final do mês.

Para aferir se uma determinada máquina é eficiente (ou não), recomendamos que olhe para a etiqueta energética. Esta encontra-se organizada por um conjunto de classes que vão da letra A a G. A classe A é a mais eficiente e a G a menos. Isto permite-lhe fazer uma comparação entre modelos e marcas e assim determinar qual a máquina de lavar roupa mais eficiente em termos energéticos.

Referir que, como seria de esperar, regra geral, as máquinas mais eficientes são também as mais caras.

3. Nível máximo de centrifugação

Outro ponto importante ao escolher uma máquina de lavar roupa é o nível máximo de centrifugação. Este é medido através do número de rotações por minuto (RPM) e é útil para aferir o quão seca estará a roupa após sair da máquina, dado que quanto maior for o nível de centrifugação, maior o poder de secagem da máquina e também maior o seu preço.

O nível de centrifugação vai de 1000 a 1900 RPM, e a generalidade dos modelos de máquinas de lavar roupa comercializados em Portugal são de 1200 RPM. Os modelos entre as 1400 a 1500 RPM são particularmente eficazes nas lavagens do dia a dia. Já os de 1900 RPM poderão ser a solução para quem de lavar peças com bastante poder de absorção de água, nomeadamente toalhas.

Não obstante, é importante também referir que quanto maior for o poder de centrifugação, mais enrugada ficará a roupa após sair da máquina. No caso da lavagem de peças de roupa mais delicada é recomendável que reduza o número de rotações por minuto para assim evitar danos na roupa.

4. Programas disponíveis

Como referimos anteriormente, atualmente as máquinas de lavar dispõem de vários programas personalizaveis em função da quantidade de roupa, do tipo de tecido da roupa, da cor da roupa, do tempo de lavagem, do nível de sujidade, entre outros. Embora não se trate propriamente de uma regra, regra geral, quantos mais programas melhor será a máquina.

Por exemplo, alguns modelos possuem um sistema de reaproveitamento de água, que permite que a água usada na lavagem das roupas possa ser reutilizada em outras tarefas domésticas.

O programa económico, por exemplo, é bastante útil. Este é recomendado para aquelas situações em que tem pouca roupa para lavar, ou então quando, independentemente do volume de roupa, esta tem muito pouca sujidade, não sendo necessário o recurso a um programa de lavagem mais longo e, consequentemente, mais dispendioso.

5. Nível de ruído

Embora muitas vezes desconsiderada ao escolher uma máquina de lavar roupa, a questão do ruído é muito importante. Embora isso possa não ser propriamente um problema para quem vive numa casa muito espaçosa ou com uma lavandaria como anexo, para quem vive em apartamentos o ruído da maquina de lavar roupa pode ser um problema. Algumas máquinas dispõem de um programa silencioso. Embora não tão eficaz na lavagem da roupa, este permite-lhe usar a máquina a horas mais sensíveis do dia.

6. Preço

Por último, mas não menos importante, referir que terá de considerar a questão do preço. Hoje o preço de uma máquina de lavar roupa é consideravelmente mais acessível do que era há uma década. Aliás, existem no mercado excelente propostas a um preço muito acessível.

Poderá sempre utilizar a internet a seu favor, recorrendo aos vários comparadores de preço existente para aferir qual o melhor preço do mercado. Em algumas situações, poderão haver discrepâncias bastante significativa entre retalhistas.

Em suma, parece-nos importante que ao escolher uma máquina de lavar roupa perceba quais as suas necessidades de utilização. As lavagens serão muito ou pouco frequentes? Qual o número de pessoas que ultilizará a máquina? Tem espaço em casa para secar a roupa? Quanto dinheiro tem disponível?

Analise estes aspetos e facilmente chegará à conclusão de qual a máquina de lavar mais adequada para si. Boas compras!

A redação do trabalhador.pt