Tarefas domésticas: dicas para o ajudar no dia a dia

Realizar as tarefas domésticas diariamente é um verdadeiro pesadelo para a generalidade das pessoas, afinal de contas, essas atividades exigem-nos tempo que nem sempre temos disponível, sobretudo depois de um dia cansativo de trabalho. Não obstante, ao deixar de limpar a sua casa, terá de enfrentar as consequências da falta de asseio e organização, o que pode ser prejudicial para a sua saúde e bem-estar, bem como para outros moradores.

Se deseja aprender a lidar com a arrumação da casa de uma forma descomplicada, então aproveite as dicas que partilhamos neste artigo. Vai perceber que, aos poucos, é perfeitamente possível automatizar os processos através de listas que auxiliam e poupam energia física e mental. Quer saber como? Então, continue a leitura.

Quais as principais tarefas domésticas de uma casa?

Lavar, cozinhar, passar roupa, tirar o pó, remover o lixo e varrer são apenas alguns exemplos da extensa lista de tarefas domésticas que costumam deixar qualquer pessoa de “cabelos em pé”! É tanta coisa para fazer que seria preciso um dia com mais de 24 horas para deixar tudo limpinho e arrumado, afinal, nossa rotina impõe muitas outras obrigações que também demandam atenção. Todavia, gostando ou não, a limpeza precisa ser feita, e se não pode pagar alguém para fazer isso por você, então o jeito é colocar as “mãos na massa”!

Pois bem, a primeira coisa que deve fazer é identificar o que deve ser feito todos os dias e o que não precisa de ser feito diariamente, mas sim num dia específico. Organização diária e limpeza semanal são tarefas distintas, por isso, nada de ficar preocupado com coisas desnecessárias. Em seguida, anote o tempo que gastou em cada tarefa, pois só assim conseguirá gerir melhor o seu tempo.

Das tarefas diárias, elaboramos algumas dicas para que consiga cumprir a check list sem se perder:

1. Mantenha o quarto organizado

Poucas coisas são mais desagradáveis do que chegar a casa depois de um dia exaustivo de trabalho e encontrar o quarto todo desarrumado. Cama por fazer, roupas espalhadas, toalha molhada em cima da cama, calçado por todo os lados… um verdadeiro cenário de guerra para quem só quer tomar um banho e colocar a cabeça na almofada para, enfim, descansar.

Se não se quer deparar mais com esse cenário caótico, então inclua na sua rotina o hábito de acordar cinco minutos antes do previsto, tempo mais que suficiente para fazer a cama e guardar os objetos que ficaram espalhados pelo quarto. Ao voltar para casa, vai sentir toda a satisfação de encontrar o seu espaço favorito pronto para o receber como bem merece!

2. Coloque a roupa suja no cesto

Roupas sujas espalhadas pela casa, em cima da cama ou, pior, enfiadas de qualquer jeito no guarda-roupa? Nunca mais! A partir de hoje vai esforçar-se para colocar a roupa no cesto, o que facilitará na hora de a lavar. Outra dica é não deixar acumular tantas peças, pois assim será possível lavar de uma só vez.

Se mesmo assim o cesto da roupa ficar cheio, então recomendamos que separe as roupas por cores, e jamais misture as peças brancas com as coloridas, lave e deixe-as secar separadamente (cuidado essencial para evitar manchas). Por fim, este hábito vai deixar o dia da limpeza semanal muito mais tranquilo, pois não será necessário lidar com tantas tarefas domésticas ao mesmo tempo.

3. Não deixe louça suja na banca da cozinha

Utilizou um copo para beber água? Lave-o imediatamente! Usou prato e talheres? Siga a mesma regra, nada de acumular louça de todas as refeições do dia na pia ou banca da cozinha. O estímulo ideal é não se esquecer que ao chegar do trabalho vai precisar de fazer o jantar, por isso, nada melhor do que encontrar a cozinha minimamente organizada, o que facilitará a preparação dos alimentos e economizará o seu tempo.

Se vive com outras pessoas, então o melhor a fazer é dividir as tarefas. Homens, mulheres, crianças, todos podem colaborar na realização de tarefas domésticas simples, assim ninguém ficará sobrecarregado e sobrará mais tempo para descansar (e quem sabe até assistir à série favorita).

 4. Mantenha a sanita limpa

Limpar a sanita diariamente é um cuidado que vai evitar aquele cheirinho desagradável que costuma ficar impregnado na casa de banho. Para isso, use lenços humedecidos ou panos descartáveis (aos quais poderá acrescentar um pouco de lixívia ou outro produto de limpeza). Faça também a limpeza do assento e não se esqueça de higienizar a parte interna com uma escova apropriada, utilizando água e detergente. Ademais, depois de tomar banho, não se esqueça de secar a casa de banho, hábito que tornará mais fácil o dia da limpeza semanal.

5. Não se esqueça de varrer a casa

Varrer a casa todos os dias é o tipo de hábito que prolonga o resultado da limpeza semanal, pois ao manter o chão limpo terá a sensação de organização e asseio. Se possível, antes de sair de casa, execute essa função, que não leva muito tempo, especialmente se não houver objetos espalhados pelo chão. Se não for possível varrer a casa toda, priorize as divisões de uso coletivo, como sala de estar e a cozinha, que costumam ficar mais sujas. Ademais, poderá contar com o auxílio de um aspirador de pó, o que facilitará ainda mais a realização desta tarefa doméstica.

6. Cuide do seu animal de estimação

Se tem um animal de estimação, especialmente um cão ou gato, então redobre os cuidados com a higiene do lar. Remova diariamente todos os dejetos que eventualmente forem encontrados pela casa ou na caixa de areia, cuidado fundamental para evitar doenças, insetos e mau cheiro. Lembre-se que, assim como nós, seres humanos, os animais também precisam de ter o seu cantinho limpo e organizado.

7. Prepare as refeições com antecedência

Cozinhar está entre as tarefas domésticas diárias que requerem mais tempo, afinal, só quem prepara uma refeição sabe o trabalho que isso dá. Por isso, sempre que possível, durante o tempo livre no fim de semana, organize uma ementa semanal (não se esqueça de passar no supermercado antes!) e deixe o máximo de refeições preparadas – o que facilitará muito a sua rotina. Por exemplo, pode temperar a carne e guardar em porções, picar as verduras e legumes e guardá-las em pequenos tupperwares, ou ainda cozinhar uma boa quantidade de feijão e acondicionar em recipientes, dentro do frigorífico. Isso vai reduzir muito o tempo gasto na cozinha, faça o teste!

8. Coloque o lixo para fora de casa

Quer uma casa limpa, bem cheirosa e livre de insetos e bactérias? Então não deixe de remover o lixo da cozinha e da casa de banho! Não se esqueça também de separar o lixo orgânico (restos de comida, dejetos de animais e lixo do cesto da casa de banho) do lixo “seco” (vidros, alumínio, papel, latas, plásticos, entre outros) e coloque-os nos respetivos contentores.

Limpeza semanal e mensal

Agora que já fez a lista das tarefas domésticas diárias, está na hora de fazer a lista com os afazeres que precisam de uma limpeza mais cuidadosa, geralmente feita uma vez na semana, ou até mensalmente. Lavar o chão está entre as tarefas que podem ser feitas semanalmente, contudo, não se esqueça de manter o pavimento limpo, seja com o auxílio de uma vassoura ou aspirador de pó.

E não se esqueça: pelo menos uma vez ao mês vale a pena dedicar-se à arrumação geral da casa, incluindo a organização dos armários da cozinha, da sua estante de livros e do seu guarda-roupas. Este hábito vai evitar a caça desesperada – e em cima da hora – por um determinado objeto indispensável, mas que não faz ideia de onde está. Deixe tudo separado, organizado e otimize a sua rotina, pois economizando tempo e energia com as tarefas domésticas, todos terão mais disposição para desempenhar outras atividades que realmente dão prazer.

Siga nossas dicas e partilhe este artigo com os seus amigos!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)