Como limpar o computador?

Saberá certamente limpar o seu computador, mas será que o faz da forma correta? O computador é hoje uma equipamento tido como “essencial”. Para alguns trata-se de um instrumento de trabalho, para outros um equipamento de lazer (navegar nas redes sociais, assistir a filmes e series, jogar jogos, etc.) ou uma fonte de informação (notícias e pesquisas).

Seja como for, o facto de ser um equipamento usado no dia a dia (em muitas situações, várias vezes ao dia) faz com que se possa acumular alguma sujidade. Torna-se por isso importante limpar o computador, não só para manter a sua “boa aparência”, sobretudo no caso de se tratar de um computador portátil, mas também para prevenir eventuais avarias, aumentando a sua durabilidade.

É suficiente passar um pano ou espanador?

Há quem pense que basta passar um pano ou espanador para tirar o pó que se acumula diariamente no computador. Isso poderá realmente ajudar, no entanto, é preciso mais para manter o computador limpo.

Por exemplo, é muito comum que se acumule alguma gordura na tela do monitor do computador, tal e qual como acontece com outros vidros. A razão é simples, tocamos muitos vezes no ecrã, mesmo sem nos apercebermos.

O rato do computador tende também a ser um periférico que acumula gordura e sujidade, em grande medida por estar em contacto direto com as mãos (que nem sempre estão limpas).

Já o teclado pode ser considerado o principal “depósito de resíduos”, nomeadamente os teclados mecânicos (os para gaming). Isto acontece por ser muito comum fazer algumas refeições em frente ao computador, além de acumular outros resíduos como cabelos que, sem nos apercebermos, vão caindo.

Acreditamos que todos estes motivos já o fizeram perceber a importância de limpar o computador. Para o ajudar nesta tarefa, partilhamos algumas dicas para que a limpeza possa ser feita sem grandes dificuldades.

Dicas de como limpar o computador

Antes de começar a limpar o computador é preciso ter atenção a algumas coisas simples, mas que não devem ser esquecidas:

  1. O computador deve estar desligado, inclusive da corrente elétrica;
  2. Nunca aplicar água diretamente no equipamento (risco de choque elétrico);
  3. O álcool e derivados devem ser evitados para não estragar as peças;
  4. Os movimentos devem ser feitos com cuidado, dado haver peças e botões que são delicados.

É importante lembrar também que a forma de fazer a limpeza depende do tipo de computador, se se trata de um computador fixo (desktop) ou de um portátil (notebook, por exemplo). Além disso, algumas partes serão mais fáceis de cuidar, enquanto outras podem precisar de um pouco mais de trabalho.

Como limpar o computador fixo?

O primeiro passo é remover todos os cabos e separar as peças: monitor, teclado e o rato. Use um pano seco ou húmido para remover a poeira dos cabos. Só então passe para a limpeza de cada um dos componentes.

Limpar o computador

Comece por utilizar um aspirador de pó (ou um espanador) para retirar a sujidade que possa estar na superfície, principalmente na parte de trás. Na sequência, dilua um pouco de detergente em água, usando esta mistura num pano macio que deverá passar pela secretária.

Lembre-se que o pano não deve estar muito molhado, dado que alguma gota de água poderá cair para dentro do aparelho, causando estragos.

Depois, use um pano húmido apenas com água para limpar o excesso de detergente que possa ter ficado, e um pano seco para finalizar. Com tudo já limpo, passe um cotonete nas áreas de difícil acesso, como as entradas USB, por exemplo.

Evite mexer na parte interna do computador, a menos que perceba efetivamente o que está a fazer. O ideal é fazer uma “revisão anual” num ponto de assistência técnica, aproveitando para uma limpeza, dado que é, sobretudo na parte de dentro, que se acumula pó.

Limpar o teclado

Poderá começar por virar o teclado ao contrário enquanto o abana. Muito provavelmente acabará por cair alguns resíduos que se possam ter acumulado. Com um cotonete limpe entre as teclas. Se tiver um daqueles aspiradores de pó pequenos poderá fazer uso deste no teclado.

Caso tenha um teclado mecânico (gaming) poderá retirar as teclas antes de proceder à limpeza. No entanto, antes de a fazer certifique-se que tira uma fotogria ao teclado, de forma a não se esquecer da posiçaõ das teclas.

Depois de limpo, prepare uma mistura de água e vinagre branco, em quantidades iguais, borrife um pouco num pano e passe sobre o teclado. Deixe secar naturalmente – caso tenha ficado muito molhado, um pano seco pode ajudar. Poderá encontrar em qualquer loja da especialidade produtos próprios para este tipo de limpeza.

Limpar o monitor

Comece por usar um pano macio e seco para tirar a poeira que possa estar acumulada na superfície. Depois, use novamente um pouco da mistura de água e vinagre, borrife num pano e passe na tela do monitor com movimentos circulares e sem exercer força. Finalize com um pano seco.

Outra opção é comprar um produto específico para limpeza de telas. Mas atenção! Nunca borrife nenhum líquido diretamente na tela. E nunca use detergente, desengordurante ou produtos como “limpa vidros”, que podem gerar manchas e rachaduras.

Limpar o rato

Passe um pano húmido, esfregando com um pouco mais de força em locais onde houver sujidade agarrada. Com um palito, limpe cuidadosamente o botão do scroll , com movimentos delicados para retirar os resíduos. Utilize um pano seco em todo o rato.

Por fim, voltar a ligar todos os fios ao computador.

Como limpar computador portátil?

Limpeza do teclado

Comece por virar o notebook ao contrário, mas segurando com firmeza para evitar incidentes. Balance muito devagar (muito mesmo) para eliminar algum excesso de sujidade que possa estar acumulada. Depois, siga o mesmo procedimento da limpeza do teclado do computador fixo, que abordamos anteriormente.

Limpar o ecrã

Esta é certamente a parte mais sensível de um computador portátil a que mais gera dúvidas. Mas não é difícil! Basta seguir o passo a passo da limpeza do monitor de um desktop. Ou seja, fazer uma mistura de água e vinagre, borrifar num pano e passar delicadamente na tela, finalizando com um pano seco.

Limpeza das portas

A limpeza das portas deve abranger todo o aparelho, incluindo a entrada de tomadas, de cabos USB e a saída de ar, que, regra geral, fica na parte de trás. Para isso use um pincel fino ou cotonetes, para remover com cuidado o pó acumulado.

Limpar a parte externa

Passe um pano húmido com a mesma mistura usada para a limpeza da tela em toda a parte exterior do computador portátil, finalizando com um pano seco para retirar qualquer humidade que possa existir.

Quando devo limpar o computador?

Não há propriamente uma regra quanto à frequência com que deve limpar o computador. Isto poderá variar de acordo com vários fatores, nomeadamente a utilização que é dada ao computador. Quem o usa diariamente, por exemplo, certamente precisará de fazer uma limpeza com mais regularidade, pelo menos uma vez ao mês. Já se para si o computador é uma “peça de museu” em poderá fazer a limpeza a cada três meses.

A redação do trabalhador.pt