Como limpar o microondas?

Pese embora o microondas se tenha tornado um eletrodoméstico essencial em qualquer cozinha para aquecer ou preparar refeições rápidas e práticas, a sua utilização frequente acaba por levar à acumulação de sujidade e resíduos de comida. Por este e outras razões, é sempre útil saber como limpar o microondas.

A falta de limpeza periódica tem essencialmente duas consequências: a acumulação de resíduos de comida, que se colam às paredes internas do microondas durante o processo de aquecimento, favorecendo a proliferação de bactérias e um odor forte e desagradável que fica impregnado no microondas.

Embora não haja um regra quanto à periodicidade com que deve fazer a limpeza do microondas, recomenda-se que o faça uma vez por semana. Quanto mais cuidados tiver com higienização deste eletrodoméstico mais tempo dele durará.

Imaginamos que se chegou a este artigo é porque, muito provavelmente, estará a precisar de limpar o microondas e não saberá propriamente como o fazer. Assim, elaboramos um conjunto de dicas que o poderão ajudar nesta tarefa, mantendo as bactérias e o mau cheiro afastado do seu microondas.

Dicas para limpar o microondas

Limpar o microondas não é assim tão difícil

Limpar o microondas é mais fácil e do que parece e exige menos produtos do que pensa. Regra geral, a utilização de um detergente neutro ou outros produtos que tem por casa são mais que suficientes para higienizar este eletrodoméstico de forma correta.

Que cuidados devo ter com o microondas?

A regra de ouro é: sujou, limpou! Assim como a louça e os talheres são lavados após a sua utilização, também o microondas deverá ser limpo uma vez por semana. Se for fazendo pequenas limpezas, todas as semanas verá que não terá necessidade de estar a fazer uma limpeza profunda.

Muitas vezes passar um simples pano húmido e um pouco papel de cozinha para secar por dentro do microondas sempre que utilizar o microondas (seja para preparar uma receita, descongelar algum ingrediente ou preparar aquecer comida) é mais do que suficiente. Como é óbvio, deverá fazer isto sempre com o microondas desligado da corrente elétrica de forma a evitar acidentes.

Outra dicas que pode usar no dia a dia é colocar uma “barreira física” de proteção sempre que colocar algum alimento no microondas para se aquecido. Embora muito poucas pessoas há um conjunto de produto que próprios que podem ser usados para o efeito. Por exemplo, se tiver a comida numa tuppeware (próprio para ser usado no microondas) poderá utilizar a tampa para para tapar, impedindo os alimentos de salpicar o interior do microondas.

Referir ainda que sempre que utilizar o microondas deverá deixar a porta aberta por alguns minutos, isto contribuirá para que os cheiros libertados pelos alimentos não fiquem alojados no interior do microondas.

Como limpar o microondas por dentro?

Como referido anteriormente deverá fazer uma limpeza ao microondas, pelo menos, uma vez por semana. Para que o faça corretamente, bastará seguir o seguinte passo a passo:

  1. Desligar a tomada;
  2. Retirar o prato giratório e lavar;
  3. Passar um pano húmido com detergente neutro no interior do microondas;
  4. Passar um pano seco para eliminar a humidade do interior;
  5. Passar um pano seco ou papel de cozinha na parte exterior;
  6. Secar o prato giratório e colocar dentro do microondas.

Como limpar o microondas por fora?

Sim. Embora seja no interior do microondas que os resíduos se acumulem e o mau cheiro se impregne, é também importante não esquecer a parte de fora. Ao fim de algum tempo de utilização é natural que algumas manchas de gordura e outras marcadas acabem por aparecer no microondas, sendo importante que proceda a um limpeza com alguma regularidade (pode usar um pano com um pouco de vinagre).

Que produtos devo utilizar na limpeza?

Há produtos naturais que podem ser utilizados para limpar o microondas

Para auxiliar na limpeza do microondas, há misturas feitas em casa que facilitam o processo. Independentemente de qual usar, assim que terminar basta passar um pano húmido para finalizar.

Limpar o microondas com limão

Basta colocar 120 ml de água em uma chávena e espremer um pouco de sumo de meio limão. Em seguida coloque as metades espremidas do limão dentro da chávena. Aqueça no microondas por três minutos e, assim que terminar, deixe por mais cinco minutos dentro do microondas (com a porta fechada). O vapor gerado por esta mistura ajuda a desgrudar a sujidade. Depois é só limpar normalmente.

Para os resíduos muito grossos ou grudados há já muito tempo, basta colocar um prato raso com um pouco de água no fundo e rodelas grossas de limão. Aqueça por 1 minuto no microoondas, desligue e deixe mais um minuto (com a porta fechada). Depois retire o prato e passe uma esponja macia com um pouco de detergente.

Limpar o microondas com vinagre

Coloque um pouco de vinagre num copo ou chávena e deixe no microondas e aqueça durante cinco minutos. Depois retire com cuidado o recipiente (que deve estar quente) e faça uma limpeza como habitualmente faria.

Outra opção para eliminar os odores mais fortes, é colocar uma chávena com água e duas colheres de sopa de vinagre. Aqueça no microondas por três minutos e deixe atuar por mais dois. Só então abra a porta e passe um pano para finalizar.

Limpar o microondas com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ótimo ingrediente para desinfetar o interior do microondas. Basta pegar um pano limpo, molhar com um pouco de água e acrescentar uma boa quantia de bicarbonato. Depois é só passar o pano por dentro e por fora, deixando atuar por alguns minutos. Finalize a limpeza.

O que evitar ao limpar o microondas?

Nunca coloque água no interior do microondas

Nunca é demais lembrar que em nenhuma circunstância deve colocar água no interior ou exterior do microondas. A utilização de um pano húmido ao limpar o microondas é mais do que suficiente e deve ser sucedida de uma passagem com um pano ou papel de cozinha de forma a eliminar qualquer humidade que possa estar presente.

Referir ainda que também não deve fazer uso de facas ou outros objetos pontiagudos para tentar eliminar resíduos que possam estar agarrados às paredes interiores ou exteriores do microondas. Se não conseguir retirar a sujidade com um pano húmido, poderá utilizar uma esponja de aço ou escova.

Estas são formas mais simples para limpar o microondas periodicamente e deixá-lo sempre com aspecto de novo e bem cuidado. Agora é consigo!

A redação do trabalhador.pt