Como saber em que scuts passei?

“Como saber em que scuts passei com o meu veículo?”. Se for esta a sua situação, não precisa de se preocupar, pois é na verdade muito simples. A sua própria matrícula permite-lhe saber se possui pagamentos de scuts em atraso ou conhecer o seu histórico de passagens.

Neste artigo explicamos-lhe exatamente o que precisa de fazer para obter este tipo de informação de forma rápida e simples.

Como saber em que scuts passei pela matrícula?

Qualquer condutor deve manter-se atualizado quanto a possíveis atrasos de pagamento de scuts pelas quais passou, e pode fazer isso de duas formas: através do site dos CTT e da aplicação da Via Verde.

O pagamento das scuts deve ser respeitado dentro dos prazos estipulados por lei. A verdade é que quando não temos consciência dos pagamentos que temos em atraso, estes acabam por se acumular, e as poucas dezenas de euros rapidamente se transformam em contas muito maiores e indesejadas. Não se deixe distrair e obtenha informações quanto às scuts em que passou pela matrícula do seu veículo.

De seguida, iremos mencionar os passos que deve dar para obter as informações que pretende a partir de ambas as plataformas.

1. Saber em que scuts passei pelo site dos CTT

Normalmente, este é o método mais usado pelas pessoas que pretendem saber em que scuts passaram através da matrícula dos seus veículos. Em primeiro lugar, é necessário aceder ao site dos CTT.

Assim que chegar à página inicial da plataforma dedicada ao pagamento de serviços e portagens, será confrontado com quatro opções diferentes. Para saber em que scuts passou pela matrícula do veículo poderá clicar em alguma das primeiras duas opções (normalmente, a primeira opção permite um processo de obtenção de informação mais simplificado).

Deve escolher esta opção caso já saiba que deve pagamentos. Assim, o processo simplifica-se, pois precisa apenas de colocar a matrícula do seu veículo no espaço acima disponibilizado e verificar se lhe aparece algum pagamento em dívida. Se realmente for esse o caso, serão fornecidos todos os detalhes que precisa para pagar o devido valor.

No entanto, esta opção nem sempre é 100% fiável e podem ocorrer erros. Se não conseguir obter informações por esta via, experimente a segunda opção.

2. Saber em que scuts passei pelo histórico de passagens

Para aceder a esta parte do site, precisa de criar uma conta no site dos CTT. O processo é simples e intuitivo, por isso não se preocupe. Assim que o registo estiver completo, inicie sessão na sua conta e comece a explorar.

Se ainda não possuir nenhum dispositivo associado como descrito na situação acima, precisa de fazer um registo e pedir uma chave de ativação junto dos CTT mais perto de si. Para tal, terá de apresentar o livrete e Documento Único Automóvel no local.

De seguida, precisa apenas de esperar pela aprovação dos dados para finalmente ter acesso às informações sobre o histórico de passagem do seu veículo em scuts e em portagens de norte a sul do país. Este método permite-lhe realmente obter um registo extremamente completo e detalhado, portanto se quiser algo assim, este é o local certo para o encontrar.

3. Saber em que scuts passei pela app Via Verde

Outra boa maneira de saber em que scuts passou pela matrícula é utilizando a aplicação da Via Verde. Através da App Store ou da PlayStore, poderá descarregar esta aplicação gratuitamente e explorá-la como achar melhor.

Em primeiro lugar terá de criar uma conta. Apesar de ter a opção de navegar sem login, só conseguirá obter informações detalhadas ao criar uma conta, iniciar sessão e guardar o seu identificador da Via Verde. Assim, a aplicação começa a guardar os registos de todas as suas viagens.

No entanto, vale a pena mencionar que só os condutores que utilizam Via Verde conseguem obter as informações presentes na plataforma. Afinal, se não possuir nenhum tipo de identificador para associar à aplicação não conseguirá aceder aos dados.

Esta aplicação permite obter as seguintes informações:

  • Dados relacionados com portagens;
  • Dados relacionados com scuts;
  • Locais onde o seu veículo tenha passado;
  • Dia e hora das passagens;
  • Custos associados a certas viagens.

Quais os prazos de pagamento das scuts?

O condutor possui cinco dias úteis para realizar o pagamento das scuts, a contar desde as 48 horas após a passagem na portagem, ou seja, possui praticamente uma semana para pagar o devido valor. Como já mencionado, para conhecer quanto tem em dívida, basta visitar o site dos CTT.

Se por alguma razão não conseguir realizar o pagamento no prazo mencionado, passará a dispor de um prazo de 30 dias úteis para o realizar. Após este prazo, a dívida transforma-se num processo de cobrança que será instaurado pela Autoridade Tributária, e a sua situação complica-se.

Para ter plena consciência quanto às suas passagens por scuts a nível nacional, poderá então recorrer aos métodos acima mencionados: site dos CTT e aplicação da Via Verde. Em ambos os casos, o saber em que scuts passou pela matrícula é simples e intuitivo, basta seguir as dicas que lhe indicamos. Esperamos ter ajudado!.

A redação do trabalhador.pt