Dedicatórias para os pais: ideias e exemplos do que escrever

Muita gente consegue escrever dedicatórias para os pais com extrema facilidade, e assim transmitir o carinho e o afeto que nutrem por eles. No entanto, para algumas pessoas, demonstrar aquilo que sentem, mesmo que por palavras, pode não ser tão fácil assim.

Seja para simplesmente agradecer o que fizeram por si ao longo da vida, ou por outro qualquer motivo que considere relevante, nem sempre conseguimos encontrar palavras para expressar aquilo que queremos dizer.

Pensando nisso, redigimos o presente artigo, onde abordamos alguns dos pontos que consideramos importantes constar das dedicatórias para os pais. Acreditamos que com as palavras certas, conseguirá criar algo inesquecível. Boa leitura!

O que devo dizer nas dedicatórias para os pais?

As dedicatórias são mensagens sempre muito bem recebidas. É muito provável que ao longo da sua vida já tenha escrito dedicatórias para os professores, dedicatórias de amor, dedicatórias para amigos ou até dedicatórias de aniversário. Estas são uma excelente forma de demonstrar os nossos sentimentos, independentemente da ocasião.

Mas afinal o que escrever numa dedicatória? Existe alguma estrutura pré-determinada? Em seguida, partilhamos algumas dicas do que pode e deve colocar nas dedicatórias para os seus pais. Lembre-se de trazer um tom mais íntimo e pessoal, bem como escrever algo único, de forma a tornar a mensagem em algo especial.

1. Carta, email ou mensagem?

Os seus pais gostam de cartas e bilhetes? Ou preferem algo mais moderno, como uma publicação numa rede social ou até um email?

Não existe um formato certo ou errado de redigir dedicatórias para os pais, no entanto, lembre-se que, regra geral, quem recebe algo escrito em papel tende a atribuir-lhe maior valor, sobretudo numa altura em que isso se tornou cada vez mais invulgar. Além disso, escrever algo à mão mostra que a pessoa se importou e utilizou parte do seu tempo para criar algo único.

Sendo assim, recomendamos que separe um tempo e pense bem como vai realizar sua dedicatória para os seus pais, já que é algo que será muito bem visto por quem a receberá.

2. Texto corrido, poema ou uma simples frase?

Pode escrever um texto extenso e corrido, como uma carta, onde fala da vossa relação desde a infância. Poderá também escrever apenas um poema ou uma frase que contenha o sentimento e carinho que quer transmitir, em apenas algumas linhas.

3. Utilize expressões amáveis

Nas suas dedicatórias para os seus pais, comece a sua mensagem utilizando expressões carinhosas, como “Querido pai” ou até “Papá”. Assim, já inicia o texto com palavras fortes, e pode continuar a utilizar ao longo de todo o texto.

4. Não se esqueça de falar sobre o que sente

Não se acanhe em expressar os seus sentimentos, afinal de contas, é para isso que servem as dedicatórias para os pais. Mencione como foram importantes na sua infância, do quanto os ama e os admira, sobre como são importantes na sua vida.

5. Elogie-os da melhor forma

As dedicatórias para os pais podem conter inúmeros elogios, pois assim, a presença e as características parentais pode ser exaltadas ao longo da mensagem. Pode falar sobre alguma característica marcante deles, sobre a sua personalidade, sobre o jeito com que o tratam, sobre como falam e se comportam, sobre os seus valores, e muito mais. O importante é elogiar os seus pais, sem exageros, mas de forma sincera e honesta.

6. Refira a importância que têm na sua vida

Devemos muito aos nossos pais, não é mesmo? Por isso lembre-se de colocar na sua dedicatória para os seus pais, o quanto fazem a diferença na sua vida. Pode escrever coisas como: “Vocês foram e são muito importantes para minha formação como pessoa” ou “Obrigada por terem contribuindo para a pessoa que me tornei”.

Qualquer pai ou mãe sente-se extremamente feliz em saber que faz parte da construção da vida dos filhos. Pode ainda falar dos traços que têm em comum , como por exemplo.

7. Recorde momentos que passaram juntos

As lembranças são presença habitual nas dedicatórias e são uma excelente forma de as tornar únicas e especiais. Por isso, recorde os momentos que passaram juntos ou que foram especiais para ambos. Poderá ainda referir uma data importante, um aniversário, as viagens que fizeram juntos, as brincadeiras da sua infância, as conversas profundas que tiveram, ou qualquer outra coisa que resgate um momento vivido por ambos e traga um sentimento de nostalgia.

8. Agradeça aos seus pais

Uma das coisas mais bonitas nas dedicatórias para os pais é o sentimento de gratidão. Então, não esqueça de agradecer aos seus pais por aquilo que fizeram por si ou pelos momentos que estiveram ao seu lado

Exemplos de dedicatória para os pais

Para ajudá-lo a criar suas dedicatórias, partilhamos aqui alguns exemplos que podem inspirá-lo a redigir a sua própria mensagem. Personalize da maneira que achar apropriada, afinal esta é a única forma de tornar a mensagem especial.

Dedicatória para os pais em forma de frase

Queridos pais, hoje venho-vos agradecer por tudo o que fizeram por mim e pelos meus irmãos. Espero que saibam como foram determinantes naquilo em que hoje nos tornamos, bem como pela família unida que temos. Amo-vos imensamente e jamais conseguirei retribuir tudo o que fizeram. Obrigado!

Dedicatória para os pais em forma de texto corrido

Queridos pais,

Todos os dias da minha vida agradeço pela sorte que tive em ter pais como vocês. Não existe melhor exemplo que altruismo e dedicação e, não só por isso, mas também, só posso estar orgulhoso de ser chamada de vossa filha.

Sou imensamente feliz por ter o vosso apoio e carinho, e por contar com os vossos abraços e aconchego.

Espero que se orgulhem de mim e que sempre estejamos sempre lado a lado. Obrigada por tudo o que fizeram!

Com carinho,

A vossa filha que vos ama.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado a se inspirar e criar lindas dedicatórias para os pais. Como já mencionamos, não existe forma certa de criar. Basta colocar seu sentimento e carinho nas palavras, e escrever mensagens que com certeza deixarão os seus pais muito felizes!

A redação do trabalhador.pt