O dia da mãe é uma das datas mais celebradas todos os anos. Muitos defendem que o dia da mãe é “todos os dias”, pois mãe só há uma e devemos estar gratos por ela diariamente, no entanto, existe sem dúvida uma festividade especial dedicada a celebrar as mães e tudo o que estas representam: o Dia da Mãe.
Neste artigo, entre outro, abordamos a origem desta celebração e sobre como é festejada em diversos lugares do mundo.
Qual a origem do Dia da Mãe?
Apesar de estarmos todos familiarizados com esta festividade, a verdade é que muito poucos conhecem a história de um dos dias mais importantes do ano. A verdade é que a tradição de festejar um dia completamente dedicado às mães remonta à Grécia Antiga, quando Rhea, a Mãe dos Deuses, passou a ser festejada com cerimónias realizadas nos idos de março, em toda a Ásia Menor.
No entanto, foi apenas no início do século XX que esta comemoração foi implementada pela primeira vez longe da mitologia grega, mais concretamente nos Estados Unidos da América, o primeiro país a oficializar o Dia da Mãe.
A iniciativa partiu de Anna Jarvis, uma mulher que perdeu a mãe durante a Guerra Civil americana e que, por isso, decidiu criar uma celebração como forma de homenagem a todas as mães. Em 1914, o presidente americano Thomas Woodrow Wilson oficializou o Dia da Mãe a 9 de maio. Atualmente, este dia é comemorado nos Estados Unidos no segundo dia do mês de maio.
Quando chegou a tradição a Portugal?
Na década de 1950, a Mocidade Portuguesa Feminina decidiu implementar o Dia da Mãe em Portugal, atribuindo o dia 8 de dezembro à festividade.
No entanto, essa data sofreu alterações ao longo dos anos devido a razões religiosas, sendo movida para maio por se tratar do mês de Maria, mãe de Jesus, segundo a tradição católica. Desta forma, o Dia da Mãe é celebrado em Portugal todos os anos no primeiro domingo de maio.
Como se celebra o Dia da Mãe pelo mundo?
O Dia da Mãe é celebrado em todo o mundo segundo datas diferentes e de acordo com culturas também diferentes. No mundo ocidental, além de uma celebração e demonstração pública de amor pelas mães, esta festividade é frequentemente vista como um alvo fácil do capitalismo, pois segundo alguns estudos realizados nos EUA, só existe uma celebração onde se gasta mais dinheiro do que no Dia da Mãe: o Natal.
No entanto, enquanto no Ocidente este dia é festejado com prendas, flores e jantares especiais, o mesmo não acontece em outras culturas. Deixamos aqui alguns exemplos:
Tailândia
Na Tailândia, o Dia da Mãe é sempre celebrado em agosto, mais concretamente no dia de aniversário da atual rainha do país, Sirikit, por ser considerada a mãe do povo tailandês. Mais do que um dia especial, o Dia da Mãe é também um feriado nacional na Tailândia. É comum durante o mês de agosto ver casas decoradas com luzes e adereços especiais, bem como retratos da própria rainha, como forma de comemoração deste dia.
Etiópia
O Dia da Mãe é celebrado na Etiópia durante o outono, onde decorre o Festival Antrosht, dedicado a todas as mães. Neste festival, as famílias reúnem-se para dançar e cantar, e depois jantam em conjunto. Normalmente, as filhas oferecem vegetais e queijo para o jantar, enquanto os filhos levam carne.
Japão
Após a Segunda Guerra Mundial, o Dia da Mãe passou a ser celebrado no Japão como forma de consolar as mães que tinham perdido os seus filhos na guerra. É comum presentear as mães com cravos vermelhos ou cor-de-rosa, por simbolizarem pureza e bondade. Além disso, as crianças normalmente fazem desenhos para oferecerem às mães e preparam o jantar neste dia especial.
Índia
Na Índia, é comum haver procissões para celebrar o Dia da Mãe, um dia em que não só as mães são festejadas, mas também a deusa Hindu Maha Mariamman, que para o povo indiano representa a Virgem Maria. Estas procissões contam com a presença de milhares de devotos que colocam piercings na língua em formato de tridente, tal como a tradição assim o pede.
Datas de celebração do Dia da Mãe no mundo
Em Portugal, celebra-se o Dia da Mãe no primeiro domingo de maio, mas o mesmo não acontece em todos os países, devido a razões culturais ou religiosas. No seguinte quadro, poderá ter uma ideia geral das datas em que se comemora o Dia da Mãe em todo o mundo:
Data | Países |
---|---|
4.º domingo da Quaresma | Reino Unido e Irlanda |
21 de março | Egito, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Síria, etc |
1.º domingo de maio | Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Espanha, Hungria, Lituânia |
2.º domingo de maio | EUA, Canadá, Austrália, África do Sul, Brasil, Japão, Índia, Venezuela, Turquia, Grécia, Alemanha, etc |
Último domingo de maio | França, Marrocos, Tunísia, Suécia, etc |
3.º domingo de outubro | Argentina |
Último domingo de novembro | Rússia |
8 de dezembro | Panamá |
Factos interessantes sobre o Dia da Mãe
1. Os cravos mudam de significado consoante as suas cores
Os cravos são dos presentes mais comuns no Dia da Mãe. Mas sabia que de acordo com a sua cor, o cravo muda de simbologia? Anna Reeves Jarvis, a mulher responsável pela celebração do Dia da Mãe, usava os cravos para simbolizar se as mães estavam vivas ou se já tinham morrido, como tinha acontecido com a sua. O cravo vermelho era entregue a mães ainda vivas, já o cravo branco simbolizava a morte das mesmas.
2. Anna Jarvis tentou abolir o Dia da Mãe… depois de o ter criado
Ao perceber que esta festividade se tinha tornado uma oportunidade comercial e uma forma exponencial de contribuir para o aumento de vendas, Anna Jarvis achou que o Dia da Mãe já não simbolizava uma simples e íntima celebração como forma de homenagear as mães por todo o mundo, mas sim uma mera forma de estimular o consumismo e capitalismo.
Desta forma, sabe-se que utilizou todo o seu dinheiro durante os últimos anos de vida em disputas judiciais, com o objetivo de acabar com a festividade, que segundo Jarvis, já tinha perdido o seu significado real.
3. O Dia da Mãe é um feriado nacional em alguns países
Mais do que um dia especial, o Dia da Mãe é feriado nacional em países como a Costa Rica (15 de agosto), Geórgia (3 de março), Samoa (segunda segunda-feira de maio) e Tailândia (12 de agosto).
4. Nos EUA, o Dia da Mãe é o dia em que mais chamadas se faz
O Dia da Mãe é celebrado nos Estados Unidos no segundo domingo de maio, e neste dia são realizadas cerca de 122 milhões de chamadas telefónicas, mais do que em qualquer outro dia do ano.
O Dia da Mãe é um dia celebrado todos os anos, e de formas bastante diferentes em todo o mundo. No entanto, nem muitas pessoas conhecem a sua origem nem factos interessantes associados a esta festividade. Esperamos que este artigo tenha combatido essa tendência e que com ele tenha aprendido algo de novo.