Dia da mãe: origem, simbologia e popularização

dia da mae

O dia da mãe é uma das datas mais celebradas todos os anos. Muitos defendem que o dia da mãe é “todos os dias”, pois mãe só há uma e devemos estar gratos por ela diariamente, no entanto, existe sem dúvida uma festividade especial dedicada a celebrar as mães e tudo o que estas representam: o Dia da Mãe.

Neste artigo, entre outro, abordamos a origem desta celebração e sobre como é festejada em diversos lugares do mundo.

Qual a origem do Dia da Mãe?

origem do dia da mae
A origem do dia da mãe remonta à Grécia Antiga

Apesar de estarmos todos familiarizados com esta festividade, a verdade é que muito poucos conhecem a história de um dos dias mais importantes do ano. A verdade é que a tradição de festejar um dia completamente dedicado às mães remonta à Grécia Antiga, quando Rhea, a Mãe dos Deuses, passou a ser festejada com cerimónias realizadas nos idos de março, em toda a Ásia Menor.

No entanto, foi apenas no início do século XX que esta comemoração foi implementada pela primeira vez longe da mitologia grega, mais concretamente nos Estados Unidos da América, o primeiro país a oficializar o Dia da Mãe.

A iniciativa partiu de Anna Jarvis, uma mulher que perdeu a mãe durante a Guerra Civil americana e que, por isso, decidiu criar uma celebração como forma de homenagem a todas as mães. Em 1914, o presidente americano Thomas Woodrow Wilson oficializou o Dia da Mãe a 9 de maio. Atualmente, este dia é comemorado nos Estados Unidos no segundo dia do mês de maio.

Quando chegou a tradição a Portugal?

dia da mae em portugal
Em Portugal o dia da mãe festeja-se no dia 8 de dezembro

Na década de 1950, a Mocidade Portuguesa Feminina decidiu implementar o Dia da Mãe em Portugal, atribuindo o dia 8 de dezembro à festividade.

No entanto, essa data sofreu alterações ao longo dos anos devido a razões religiosas, sendo movida para maio por se tratar do mês de Maria, mãe de Jesus, segundo a tradição católica. Desta forma, o Dia da Mãe é celebrado em Portugal todos os anos no primeiro domingo de maio.

Como se celebra o Dia da Mãe pelo mundo?

dia da mae pelo mundo
O Dia da Mãe é celebrado em dias diferentes pelo mundo

O Dia da Mãe é celebrado em todo o mundo segundo datas diferentes e de acordo com culturas também diferentes. No mundo ocidental, além de uma celebração e demonstração pública de amor pelas mães, esta festividade é frequentemente vista como um alvo fácil do capitalismo, pois segundo alguns estudos realizados nos EUA, só existe uma celebração onde se gasta mais dinheiro do que no Dia da Mãe: o Natal.

No entanto, enquanto no Ocidente este dia é festejado com prendas, flores e jantares especiais, o mesmo não acontece em outras culturas. Deixamos aqui alguns exemplos:

Tailândia

Na Tailândia, o Dia da Mãe é sempre celebrado em agosto, mais concretamente no dia de aniversário da atual rainha do país, Sirikit, por ser considerada a mãe do povo tailandês. Mais do que um dia especial, o Dia da Mãe é também um feriado nacional na Tailândia. É comum durante o mês de agosto ver casas decoradas com luzes e adereços especiais, bem como retratos da própria rainha, como forma de comemoração deste dia.

Etiópia

O Dia da Mãe é celebrado na Etiópia durante o outono, onde decorre o Festival Antrosht, dedicado a todas as mães. Neste festival, as famílias reúnem-se para dançar e cantar, e depois jantam em conjunto. Normalmente, as filhas oferecem vegetais e queijo para o jantar, enquanto os filhos levam carne.

Japão

Após a Segunda Guerra Mundial, o Dia da Mãe passou a ser celebrado no Japão como forma de consolar as mães que tinham perdido os seus filhos na guerra. É comum presentear as mães com cravos vermelhos ou cor-de-rosa, por simbolizarem pureza e bondade. Além disso, as crianças normalmente fazem desenhos para oferecerem às mães e preparam o jantar neste dia especial.

Índia

Na Índia, é comum haver procissões para celebrar o Dia da Mãe, um dia em que não só as mães são festejadas, mas também a deusa Hindu Maha Mariamman, que para o povo indiano representa a Virgem Maria. Estas procissões contam com a presença de milhares de devotos que colocam piercings na língua em formato de tridente, tal como a tradição assim o pede.

Datas de celebração do Dia da Mãe no mundo

celebracao do dia da mae pelo mundo

Em Portugal, celebra-se o Dia da Mãe no primeiro domingo de maio, mas o mesmo não acontece em todos os países, devido a razões culturais ou religiosas. No seguinte quadro, poderá ter uma ideia geral das datas em que se comemora o Dia da Mãe em todo o mundo:

DataPaíses
4.º domingo da QuaresmaReino Unido e Irlanda
21 de marçoEgito, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Síria, etc
1.º domingo de maioPortugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Espanha, Hungria, Lituânia
2.º domingo de maioEUA, Canadá, Austrália, África do Sul, Brasil, Japão, Índia, Venezuela, Turquia, Grécia, Alemanha, etc
Último domingo de maioFrança, Marrocos, Tunísia, Suécia, etc
3.º domingo de outubroArgentina
Último domingo de novembroRússia
8 de dezembroPanamá

Factos interessantes sobre o Dia da Mãe

factos interessantes sobre o dia da mae

1. Os cravos mudam de significado consoante as suas cores

Os cravos são dos presentes mais comuns no Dia da Mãe. Mas sabia que de acordo com a sua cor, o cravo muda de simbologia? Anna Reeves Jarvis, a mulher responsável pela celebração do Dia da Mãe, usava os cravos para simbolizar se as mães estavam vivas ou se já tinham morrido, como tinha acontecido com a sua. O cravo vermelho era entregue a mães ainda vivas, já o cravo branco simbolizava a morte das mesmas.

2. Anna Jarvis tentou abolir o Dia da Mãe… depois de o ter criado

Ao perceber que esta festividade se tinha tornado uma oportunidade comercial e uma forma exponencial de contribuir para o aumento de vendas, Anna Jarvis achou que o Dia da Mãe já não simbolizava uma simples e íntima celebração como forma de homenagear as mães por todo o mundo, mas sim uma mera forma de estimular o consumismo e capitalismo.

Desta forma, sabe-se que utilizou todo o seu dinheiro durante os últimos anos de vida em disputas judiciais, com o objetivo de acabar com a festividade, que segundo Jarvis, já tinha perdido o seu significado real. 

3. O Dia da Mãe é um feriado nacional em alguns países

Mais do que um dia especial, o Dia da Mãe é feriado nacional em países como a Costa Rica (15 de agosto), Geórgia (3 de março), Samoa (segunda segunda-feira de maio) e Tailândia (12 de agosto).

4. Nos EUA, o Dia da Mãe é o dia em que mais chamadas se faz

O Dia da Mãe é celebrado nos Estados Unidos no segundo domingo de maio, e neste dia são realizadas cerca de 122 milhões de chamadas telefónicas, mais do que em qualquer outro dia do ano.

O Dia da Mãe é um dia celebrado todos os anos, e de formas bastante diferentes em todo o mundo. No entanto, nem muitas pessoas conhecem a sua origem nem factos interessantes associados a esta festividade. Esperamos que este artigo tenha combatido essa tendência e que com ele tenha aprendido algo de novo.

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.