Estágios de verão: valem a pena?

Fazer um estágio de verão durante o período de letivas do seu curso na faculdade é uma ótima forma de ter um contato mais próximo com o mercado de trabalho, aprender novas competências e desenvolver habilidades (relacionadas com a comunicação, trabalho em equipa e a gestão do tempo, por exemplo), bem como adquirir experiência profissional na área em que pretende trabalhar.

Tudo isto contribui para melhorar o seu currículo, podendo facilitar a procura pelo primeiro emprego e, consequentemente, o seu ingresso no mercado de trabalho.

Há diversas opções de estágios de verão, oferecidos por empresas de diferentes áreas. Mas muitos universitários ainda têm dúvidas sobre como funcionam os estágios de verão, e se são algo que vale a pena fazer. Este artigo pretende esclarecer estas e outras questões, além de listar algumas plataformas e empresas onde é possível encontrar oportunidades para fazer o um estágio de verão.

Qual a importância do estágio de verão?

O objetivo do estágio do verão é, principalmente, preparar os jovens estudantes para o mercado de trabalho. Não raras vezes, a generalidade dos recém-licenciados passa por uma “espécie de choque” aquando do início do primeiro emprego, em grande medida porque a sua perceção daquilo que é o trabalho poderá estar desajustada da realidade.

Portanto, mais do que encarar um estágio de verão como um trabalho propriamente dito, o melhor será mesmo encará-lo como uma ferramenta de aprendizagem de forma prática.

Quais as vantagens dos estágios de verão?

Embora nem sempre seja claro, fazer pelo menos um estágio de verão durante o percurso académico (em particular durante a licenciatura) tem inúmero benefícios. Deixamos alguns exemplos:

Entender a profissão na prática

Vivenciar de forma prática o aquilo que foi lecionado na universidade faz toda a diferença. Por mais que os temas despertem o seu interesse, é só mesmo na atuação prática que cada um conseguirá entender melhor se é realmente aquele tipo de função que deseja desempenhar profissionalmente. O estágio de verão é uma forma de ter contato com a realidade da área de formação e entender como a teoria se aplica quotidiano.

Ter contato com profissionais

O contato com colegas de faculdade e professores é importante, mas a interação diária com os profissionais da área é essencial para o crescimento profissional de qualquer pessoa. Independente das funções ou do departamento, o convívio dentro de uma empresa é mais uma forma de aprender. Afinal, quem já está no mercado de trabalho há mais tempo, terá sempre conhecimentos pessoais e profissionais que pode agregar.

Aumentar a sua capacidade de networking

A interação com outros profissionais abrange, também, o networking, ou seja, os contatos que o podem ajudar em novas oportunidades, seja através de referências ou indicações. Esta é um dos principais pontos positivos dos estágios de verão. Por isso, é importante ter sempre um bom relacionamento com todos. Ter pessoas que conhecem o seu trabalho, que já acompanharam o seu desempenho dentro de uma empresa, é uma vantagem a mais.

Abrir portas na carreira profissional

Provavelmente a maior vantagem de que se retira de um estágio de verão passa pela possibilidade de serem abertas portas para um futuro na empresa onde estagiou. Quem já passou por uma experiência como o estágio de verão tende a conseguir melhores oportunidades no final do curso. Afinal de contas, tem mais conhecimentos práticos e já teve contacto com a dinâmica de funcionamento de uma organização e do mercado profissional, tendo desenvolvido habilidades e responsabilidades importantes para o desempenho do trabalho. E, como já referimos, em muitos casos, a própria empresa onde o estágio foi realizado pode ter interesse em contratar o estagiário como funcionário, assim que aquele terminar a sua formação académica.

Onde encontrar estágios de verão?

No período das férias letivas é comum que as empresas abram as suas portas para jovens estudantes em busca de experiência profissional. Por regra, a duração dos estágios de verão pode variar entre sete e nove semanas.

Para encontrar as melhores vagas de estágios de verão, plataformas como o LinkedIn são excelentes. Além disso, muitas vezes são as próprias empresas que divulgam nos seus sites ou em páginas especializadas em oportunidades profissionais oportunidades de estágios de verão

É importante lembrar que nem todas as vagas são necessariamente remuneradas, aliás a tendência poderá ser precisamente o contrário. Portanto, ao pesquisar, a dica é filtrar para que encontre algo que se encaixe com o perfil que você deseja. Listamos abaixo algumas dos principais sites:

Empresas com programas de esta´gios

Exemplos de empresas em Portugal com estágios de verão:

  • NOS;
  • TAP Air Portugal;
  • SONAE;
  • Vodafone;
  • Talkdesk;
  • Uniplaces;
  • Olá;
  • Leroy Merlin;
  • Deloitte;
  • Novo Banco;
  • 3M;
  • Recheio;
  • The Navigator Company;
  • Lactogal;
  • Abreu Advogados.

Estágios Novo Banco

Os Estágios de Verão NBup contribuem para o enriquecimento pessoal dos estudantes, proporcionando conhecimento, curriculum e vivência em contexto real de trabalho. Destinam-se a pré finalistas e finalistas de licenciatura e a alunos de mestrado das áreas de Economia, Gestão, Matemática, Direito, Engenharias ou Comunicação, entre outras. Desenvolvem-se em diversas áreas de negócio dentro do Grupo NOVO BANCO e têm em regra uma duração de 1 mês, decorrendo entre meados de julho e setembro.

Os estágios de verão valem a pena?

Mesmo com tantas vantagens, muita gente ainda se questiona na hora de decidir se deve fazer ou não um estágio de verão. Por não ser obrigatório, há quem acabe por não fazer. Porém, acreditamos poder afirmar que uma empresa perante dois candidatos com as mesmas qualificações, tenderá a optar por aquele que fez o estágio de verão. Este é certamente um diferencial e, nos últimos anos, tem ganho cada vez mais importância nos processos de recrutamento para posições juniores.

E vale lembrar que os estágios de verão costumam ter sempre o acompanhamento de um supervisor (ou coordenador de estágio), que irá orientar o processo de aprendizagem, certificando-se que lhe são passados conhecimentos relevantes e que poderão vir a fazer a diferença no futuro quando for concorrer a uma vaga.

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.