Se tirou uma licenciatura numa universidade e está à procura de oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver competências numa determinada área, então certamente já cogitou fazer um curso de pós-graduação, não é mesmo?
Essa é certamente uma opção a ser considerada para quem deseja entrar em contato com a prática do ofício e assim ajustar-se às exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Os cursos de pós-graduação, além de garantirem formação contínua, agregam mais valor para o currículo, entre outras vantagens.
Caso se esteja a questionar se deve ou não investir numa especialização, então vai gostar de ter todas as suas dúvidas esclarecidas acerca deste tema. Continue a leitura e saiba o que é pós-graduação, as suas principais vantagens e quais as melhores instituições de ensino em Portugal e no mundo.
O que é uma pós-graduação?
De acordo com a Direção-geral do Ensino Superior (DGES):
Pós-graduação é o nome atribuído a um curso a que se acede depois de uma primeira graduação, por norma a licenciatura, ministrado em estabelecimento de ensino superior, no âmbito da sua vocação formativa e projeto educativo, mas não conferindo, em todo o caso, qualquer grau, razão pela qual não está sujeita a autorização por parte da tutela.
Importa referir que este tipo de curso não concede nenhum grau académico, e que para ser admitido o estudante deverá ter concluído, no mínimo, uma licenciatura, pois serve, normalmente, para complementar a formação inicial. Embora tenha uma curta duração (de três meses a um ano), trata-se de uma formação mais específica, que explora pesquisa, ensino ou atuação prática.
Porque fazer pós-graduação?
São muitos os motivos que levam milhares de estudantes a procurarem um curso de pós-graduação todos os anos em Portugal. Existem pessoas que veem na pós-graduação uma ótima oportunidade de crescer profissionalmente, o que implica na ascensão e manutenção de cargos e salários.
Há também aqueles que estão em busca de atualização, visando a reciclagem de conhecimentos teóricos e práticos obtidos ao longo da faculdade, e os que desejam promover um redirecionamento de carreira cursando uma formação complementar que lhe possibilite explorar novas possibilidades dentro do segmento de atuação.
Por fim, um curso de pós-graduação é procurado também para o desenvolvimento pessoal de habilidades para manter o seu espaço no mercado de trabalho, visto que muitos profissionais procuram na pós-graduação competências que, à época da graduação, não eram exigidas, todavia, hoje são.
Quando fazer uma pós-graduação?
Outra dúvida bastante comum é “quando fazer uma pós-graduação”. Será que existe momento ideal para fazer a sua matrícula? Na verdade, não existe uma hora certa para tomar essa decisão, no entanto, é importante que leve em consideração uma série de fatores, como o momento profissional, a probabilidade de se tornar um especialista numa determinada área, a possibilidade de continuar a estudar aquilo que gosta e tem curiosidade, modernizar o currículo, manter-se atualizado e, claro, conquistar novas hipóteses no mercado de trabalho, afinal, numa sala de aula, reúnem-se diferentes profissionais com diferentes experiências, sendo o local perfeito para apostar no networking.
Benefícios de fazer uma pós-graduação
Independentemente da área de atuação profissional, há fatores que representam sempre um benefício para quem está à procura de melhores oportunidades no mercado de trabalho. Ademais, manter-se atualizado acerca das novidades que surgem no seu campo de estudo traz grandes benefícios a qualquer setor. É exatamente por isso que quem faz uma pós-graduação, regra geral, encontra as seguintes vantagens:
1. Mais oportunidades
Ter um diploma de graduação é um fator importante no currículo de todo e qualquer profissional, visto demonstrar que este possui o conhecimento técnico necessário para exercer uma determinada função. Além disso, com o aumento da oferta de cursos de graduação, torna-se cada vez mais necessário ter diferenciais em relação à concorrência.
Para quem já está consolidado num local de trabalho, a pós-graduação também é um fator positivo, pois representa a possibilidade de ascender profissionalmente e alcançar cargos de maior prestígio dentro da organização, que são, via de regra, ocupados por pessoas que apresentam uma grande preparação para executar funções de gestão.
2. Agregar conhecimento específico
Durante a graduação, o aluno tem contato com conhecimentos gerais sobre a sua área de atuação, o que lhe confere uma visão mais abrangente de funções a serem desempenhadas quando já estiver inserido no mercado de trabalho. No entanto, é durante a pós-graduação que é apresentado a conteúdos bastante específicos, voltados para um campo de trabalho único.
Por meio da pós-graduação o profissional conseguirá diferenciar-se da concorrência e apreender técnicas e práticas fundamentais para o exercício de seu ofício no dia a dia.
3. Ampliar horizontes
Para quem deseja reposicionar-se no mercado de trabalho ou mesmo mudar de área profissional, frequentar uma pós-graduação pode ser uma ótima forma de começar a mudança que tanto almeja. Com esse tipo de curso é possível focar a carreira numa sessão específica da profissão ou combinar diversas ênfases de estudo.
Por exemplo, se é formado em publicidade, pode fazer uma pós-graduação em marketing digital. Se for formado em direito, poderá especializar-se em direito ambiental ou direito administrativo, por exemplo.
4. Dar um upgrade no currículo
Com o título de especialista em mãos, poderá melhorar o seu currículo e chamar a atenção de recrutadores e avaliadores, pois estes costumam dar preferência para candidatos que investem em formação contínua. Ademais, quem tem uma ou várias pós-graduações passa uma perceção positiva, pois demonstra mais empenho na busca por conhecimento e aperfeiçoamento.
5. Mais e melhor networking
Ao frequentar uma pós-graduação terá a oportunidade de conhecer muitas pessoas importantes na sua área profissional: colegas de curso, professores, palestrantes, entre outros profissionais que podem estabelecer consigo uma poderosa rede de relacionamentos profissionais. Um bom networking garante trocas de ideias e experiências relevantes, o que será excelente para a sua carreira profissional.
6. Melhor desempenho profissional na empresa
Já está com o seu emprego consolidado, mas sente que deixou de lado a busca por aperfeiçoamento? Então frequentar uma pós-graduação vai-lhe devolver a sensação de estar sempre em constante aprendizagem. Com uma especialização terá acesso a conhecimentos valiosos e atualização de qualidade para aprimorar o seu desempenho na empresa onde trabalho e, quem sabe, garantir um aumento ou aquela promoção tão esperada.
7. Novas possibilidades de emprego
Se está de olho em novas possibilidades no mercado de trabalho, então deve começar a investir numa pós-graduação de qualidade. O curso proporcionará as ferramentas de que precisa para se destacar no mercado de trabalho ou até mesmo numa empresa específica onde sempre teve vontade de trabalhar. Não se esqueça de escolher cursos que tenham relação com a vaga em questão, o que aumentará as suas probabilidades de conquistar a tão sonhada vaga.
8. Qualificar-se para ter um negócio próprio
Se deseja empreender, investir num curso de pós-graduação poderá ser uma ótima forma de obter melhor preparação para estruturar o seu próprio negócio, pois ganhará experiência, conhecimento teórico e, claro, bastante know-how.
Ensino pós-graduado: melhores instituições
De acordo com o European Business School Ranking 2021 divulgado pelo Financial Times, numa lista de 95 instituições internacionais, estão entre as melhores instituições para realizar uma pós-graduação no nosso país:
- Nova School of Business and Economics;
- Católica Lisbon School of Business and Economics;
- Universidade do Porto – FEP | PBS;
- ISCTE Business School.
Confira também o ranking para as melhores pós-graduações nacionais e internacionais, o Eduniversal Best Masters Ranking 2021, que reúne os melhores 5500 programas de mestrado, pós-graduação em MBAs classificados em 154 países. São contempladas pela pesquisa diversas áreas do conhecimento.