Marcas de carros chinesas: conheça as principais

marcas de carros chinesas

O consumidor europeu é um dos mais exigentes do mundo, facto incontestável. E se o produto em questão for um automóvel, o nível de exigência é ainda mais elevado, afinal, este tipo de bem está sujeito a rigorosos testes que comprovem a sua eficiência e, principalmente segurança – algo indispensável num dos mercados mais pródigos do globo.

Toda essa atenção com os padrões de qualidade fez com que, durante muito tempo, as marcas de carros chinesas, que ainda carregam consigo o estigma de serem inferiores, fossem menos procuradas pelos motoristas portugueses. Todavia, é importante referir que os fabricantes do país oriental têm-se empenhado em mostrar ao mundo a evolução dos seus produtos, o que poderá, em poucos anos, derrubar preconceitos e fazer com que a ofensiva asiática conquiste o Velho Continente.

A principal arma dos chineses para vender mais na Europa é a eletrificação, diferencial que poderá ser a grande vantagem competitiva junto de um público que deseja ter os automóveis do futuro, no presente. Facto é que a indústria daquele país investiu como nenhuma outra nos modelos elétricos, conhecidos por serem mais económicos e, principalmente, mais sustentáveis, pois dispensam o uso de combustíveis que, além de cada vez mais dispendiosos, emitem uma série de poluentes que causam sérios danos à saúde do planeta.

Se quer conhecer mais sobre marcas de carros chinesas que não abrem mão da qualidade dos seus automóveis, sejam elétricos ou convencionais, as suas vantagens e características diferenciais, então não deixe de ler este artigo. Aqui encontrará mais informações sobre as principais fabricantes de automóveis e motivos para ter na sua garagem um veículo genuinamente chinês.

Lista das principais marcas de carros chinesas

1. BAIC

Boa habitabilidade e dotação de equipamentos: estas são as principais vantagens dos carros da BAIC, comercializados principalmente no mercado espanhol por preços a partir dos 22.000€, preço bastante competitivo, principalmente no segmento de SUVs, sendo este o ponto forte da marca. A fabricante chinesa BAIC (também conhecida como Beijing Auto) tem planos de crescimento ambiciosos para os próximos anos, sobretudo na Europa e em países em crescimento.

2. BYD

Entre as principais marcas de carros chinesas está a BYD, parceira da Toyota na área da eletrificação e referência na construção de veículos elétricos. Fundada em 2003, a BYD Auto é subsidiária da BYD Company (sigla que significa Build Your Dreams, “construa os seus sonhos” em português). A generalidade dos seus veículos é composta por motores elétricos, incluindo todos os seus autocarros e veículos pesados à venda.

3. Byton

Fabricante chinesa criada em 2017 para concorrer com a Tesla, a Byton é uma marca automóvel de veículos totalmente elétricos. Com preços a partir dos 40.000€, a estratégia da Byton assenta na sofisticação, característica notadamente encontrada no M-Byte, SUV elétrico de visual futurista alimentado por uma bateria com 73 kWh e um sistema de carregamento que garante até 80% de carga em 35 minutos.

4. Great Wall

Principal referência em carros chineses do segmento premium, a Great Wall Motors é uma especialista em SUVs, focada em soluções de propulsão alternativa. Maior fabricante de veículos privada da China, a Great Wall apresentou novidades como o híbrido Haval HB-03 e o elétrico Wey Pi4 VV7X, ambos SUVs-coupés que querem encarar de frente carros de marcas como BMW, Audi e Jaguar. Somente pela marca Haval, a chinesa oferece nada mais nada menos do que 16 utilitários no seu site oficial. Referir ainda que a GWM tem cinco pickups, algumas, inclusive, com tração 4×4 e, portanto, voltadas para o off-road.

5. SAIC

A SAIC, indústria automobilística multinacional, está entre as marcas de carros chinesas mais importantes desta lista. É uma das “Quatro Grandes” entre as fabricantes chinesas (juntamente com Changan Automobile, FAW Group e Dongfeng Motor). A SAIC foi a responsável por fazer o primeiro híbrido plug-in da história do país; ademais, é uma das poucas marcas a alcançar notas máximas no programa de segurança rodoviária do país asiático (C-NCAP), o que é um ótimo indicativo para os consumidores europeus.

6. Geely

Atual proprietária da Volvo, a Geely Automobile foi a primeira fabricante de automóveis independente da China. A estratégia adotada por esta que é uma das mais importantes marcas de carros chinesas foi a de investir na construção de uma série de produtos de alta qualidade e veículos de alto valor agregado. Além do conceito elétrico MPV Concept, a marca conta com uma nova marca, a Lynk & Co, que utiliza plataforma da marca sueca e tem como ambição conquistar o exigente mercado europeu.

7. Xiaopeng Motors

Xpeng ou Xiaopeng Motors, também conhecido como XMotors.ai, é um fabricante chinês de veículos elétricos fundado em 2014. Em 2021, pela primeira vez, a Xpeng começou a exportar o seu principal modelo, P7 sedan. O seu primeiro mercado fora de portas foi a Noruega, para onde foram enviados modelos do SUV elétrico compacto G3. Entre as vantagens competitivas desta que é uma das principais marcas de carros chinesas está a capacidade de percorrer mais de 700 quilômetros com uma única carga de bateria.

8. Chery

Uma das marcas de carros chinesas que mais evoluíram nos últimos anos, a Chery, indústria automobilística estatal da China, tem demonstrado empenho para provar que os seus carros não são apenas cópias de outras marcas consagradas. Entre as vantagens da marca estão a tecnologia avançada de propulsão, graças à parceria com a Jaguar Land Rover, e sistemas inteligentes desenvolvidos em conjunto com a gigante chinesa de TI Baidu.

Disputar mercados na Europa é um desafio que até hoje praticamente nenhuma fabricante chinesa ousou fazer. Entre as principais razões estão as já conhecidas falta de qualidade e segurança das marcas de carros chinesas, problemas que estão a ser contornados para acabar com a rejeição do público europeu. Para isso, o país asiático tem investido no lançamento de produtos de qualidade acima da média, mas com preços bastante competitivos.

E você? Compraria um carro de uma fabricante chinesa? Está na hora de dar crédito aos automóveis chineses, que têm atingindo um ritmo de evolução admirável.

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)